Quando o relógio bater as 17h00 deste sábado, no Funchal, será também o apito inicial daquele que é um dos embates mais promissores do Campeonato 1ª Divisão Feminina. Madeira SAD e SL Benfica encontram-se à primeira jornada, com Campeão e vice-Campeão Nacional a prometerem um jogo de grandes emoções.
Na temporada 2023/2024 que agora começa, o Campeonato 1ª Divisão Feminina, apresenta um novo modelo competitivo composto por duas fases. A primeira será disputada num sistema de todos contra todos a duas voltas e, na segunda, que terá início a 20 de abril, as 10 equipas serão divididas em dois grupos, para os quais transportam 50% dos pontos conquistados na primeira parte da época: o Grupo A será constituído pelos primeiros seis classificados da primeira fase que irão lutar pelo título de Campeão Nacional e pelas vagas europeias, enquanto que o Grupo B irá lutar pela manutenção e evitar os últimos dois postos da tabela classificativa. Também a segunda fase será disputada num formato de todos contra todos.
As bi-Campeãs Nacionais procuram a revalidação do título e têm um teste de fogo na abertura, contra o seu maior rival. João Florêncio, técnico encarnado, prevê “um grande jogo. Felizmente o andebol tem evoluído imenso nestes últimos anos, tem sido cada vez melhor. No ano passado conseguimos todos os nossos objetivos internos, mas com muitas lesões e dificuldades. Neste ano já temos algumas dificuldades, mas estamos convictos que estas equipas vão elevar o Campeonato para um nível melhor” – referiu o treinador.
João Alexandre Florêncio abordou também o adversário e os reforços do mesmo “tem uma guarda-redes montenegrina, uma ponta-esquerda da seleção brasileira, a Luciana Rebelo, que jogou na nossa equipa, e uma pivô uruguaia muito boa, sendo que o grande destaque é uma lateral-esquerda sérvia que jogava na Liga dos Campeões. É, neste momento, o nosso principal rival, mas considero que não há favoritos. É verdade que dominámos nos últimos dois anos, fizemos quatro vitórias em seis jogos, mas também é preciso não esquecer que nunca tínhamos vencido o Madeira SAD, a primeira vez foi há dois anos. Nós temos uma equipa forte e consolidada, mas o adversário faz um investimento fortíssimo na modalidade e esta época voltou a apostar muito forte com a contratação de atletas de peso. Teremos de superar esses argumentos do Madeira SAD com a união que nos caracteriza enquanto grupo de trabalho”
No lado oposto da barricada, está o Madeira SAD, com António Florido a liderar o projeto no andebol madeirense que, por sua vez, também prevê um jogo de índice de dificuldade elevado: “No próximo sábado vamos dar início à nossa participação no Campeonato 1ª Divisão Feminina, com a receção ao Bicampeão Nacional, jogo com grau de dificuldade elevado. O grupo trabalhou muito – e bem – neste início de época, mas estamos conscientes que, com a entrada de muitas atletas novas no plantel, ainda não estamos no nosso melhor. Da união queremos fazer a nossa força e sábado com o apoio do nosso público, queremos fazer um bom jogo e vencer.”
Poderá acompanhar este encontro em direto e em exclusivo na andeboltv.
Calendário Campeonato 1ª Divisão Feminina
Fase Regular – 1ª Jornada
02.09.2023 – 17h00 – Madeira SAD x SL Benfica, andeboltv
02.09.2023 – 17h00 – ADA São Pedro do Sul x Juve Lis, andeboltv
02.09.2023 – 18h00 – ARC Alpendorada x SIR 1º de Maio ADA CJB, andeboltv
02.09.2023 – 20h00 – Colégio de Gaia Toyota x ABC de Braga, andeboltv
16.09.2023 – 15h00 – CDE Gil Eanes x CJ Almeida Garrett, andeboltv