7 inicial: Humberto Gomes, João Rafael Peixoto, Nuno Pando, Leonardo Abrahão, Vinícios Carvalho, Carlos Martins e José Rebelo.
Na Eslovénia, assistiu-se ao regresso do ABC de Braga aos jogos europeus. Com o RK Trimo Trebnje pela frente, os minhotos acusaram algum nervosismo nos minutos iniciais. Foram precisos cinco minutos para que surgisse o primeiro golo bracarense, pela mão de José Paulo Silva, mas os eslovenos foram superiores no arranque do encontro e alcançaram dois golos de vantagem. A diferença de três surgiu pela mão de Ignjat Nešic, que antecedeu o melhor momento até então do ABC de Braga com Leonardo Abrahão a finalizar um parcial de 0-3 que devolveu a igualdade ao marcador (5-5), antes dos 15 minutos de encontro.
Encontrado o antídoto para desfeitear a defesa eslovena, Leonardo Abrahão assistiu José Paulo Silva para a primeira vantagem portuguesa do encontro (6-7), que levou o técnico esloveno a pedir o seu primeiro time-out. Apesar da paragem, foi a formação orientada por Filipe Magalhães a alcançar dois golos à maior (7-9), mas a reação do RK Trimo Trebnje acabou por surgir (9-9).
Aconteceu nova reviravolta no marcador, com Davide Bulzamini a devolver a liderança aos da casa (13-12), levando Filipe Magalhães a usar o cartão verde com apenas um minuto para o término da primeira parte. A oportunidade de sair para o descanso na liderança surgiu, mas Nuno Pando não foi feliz no frente a frente com Alen Skledar, que fechou os primeiros 30 minutos com uma defesa determinante.
Intervalo: 14-14
Bastaram três minutos para o ABC de Braga voltar a reclamar para si dois golos de vantagem (15-17). Depois de uma boa entrada dos minhotos, a toada seguiu positiva e Vinícios Pannda Carvalho assinou a vantagem de três (16-19) à passagem do minuto 36′.
Os índices de eficácia ofensiva da formação lusa baixaram, os eslovenos conseguiram reduzir para a margem mínima (20-21) e o equilíbrio voltou a ser nota predominante no Dvorana OS Trebnje. Humberto Gomes voltou a assumir destaque ao parar novo livre de 7 metros à passagem do minuto 42′ e lançou os bracarenses para nova oportunidade de chegar aos três golos de vantagem, que acabou por não se verificar.
Sensivelmente a meio do segundo tempo, e com as equipas separadas por apenas um golo (22-23), o técnico do RK Trimo Trebnje parou o encontro. A igualdade acabou por surgir, a 23, e, mais tarde, os eslovenos recuperaram a liderança (26-25), que não acontecia desde o 15-14 que abriu o segundo tempo.
Com oito minutos por jogar e um golo de desvantagem, Filipe Magalhães pediu o seu segundo time-out, mas a formação de casa seguiu o bom momento e atingiram os três golos à maior (31-28). José Paulo Silva reduziu antes da buzina para o final do encontro.
Resultado Final: 31-29
O ABC de Braga parte com dois golos de desvantagem para o jogo que vai decidir o destino dos bracarenses na EHF European League.
A segunda mão da Ronda de Qualificação para a Fase de Grupos, onde já se encontram Sporting CP e SL Benfica, disputa-se no próximo sábado, dia 2 de setembro, pelas 17h30 no Pavilhão Flávio Sá Leite, em Braga. Também a formação portuguesa do Águas Santas Milaneza vai disputar a segunda mão no próximo dia 3 de setembro, na Suíça, frente ao Pfadi Winterthur, pelas 16h00 (hora portuguesa).
EHF European League
Ronda de Qualificação – 1.ª Mão
26.08.2023 – 17h00 – RK Trimo Trebnje x ABC de Braga, 31-29 (14-14)
Ronda de Qualificação – 2.ª Mão
02.09.2023 – 17h30 – ABC de Braga x RK Trimo Trebnje