IHF Men’s U19 Wch: Reta final brilhante termina com triunfo luso

Seleção Nacional sub-19 voltou a reerguer-se e a conquistar nova vitória nos instantes finais, desta vez frente à Eslovénia; Segundo lugar do grupo garante presença nos Quartos de Final.

A Seleção Nacional sub-19 entrou para o segundo jogo do Main Round, frente à Eslovénia, com a missão de vencer para continuar a sonhar com os Quartos de Final. Depois de algum domínio luso durante largos minutos, os eslovenos alcançaram cinco golos de vantagem mas uma reta final brilhante valeu a Portugal os dois pontos. Empate entre Croácia e Hungria valeu à seleção das quinas um lugar nos Quartos de Final. O Campeonato do Mundo sub-19 conta com transmissão em direto no Canal 11.

7 inicial: Vasco Teixeira, Nuno Oliveira, João Bandeira Lourenço, Tiago Sousa, Filipe Monteiro, Eduardo Leite e António Machado

Com apenas uma troca no sete inicial em relação ao último jogo frente à Hungria – Deniz Gunes deu o lugar a Vasco Teixeira – os comandados de Nuno Santos viram a Eslovénia marcar primeiro, num início de jogo marcado pela falta de eficácia ofensiva parte a parte. Com cinco minutos decorridos, o marcador assinalava uma igualdade a um.

A toada seguiu a favor da Eslovénia, sempre pela margem mínima, com as defesas a superiorizarem-se e com Vasco Teixeira – novamente – a assumir o protagonismo entre os postes e a negar uma maior vantagem eslovena. À passagem dos 15 minutos, Nuno Oliveira e Eduardo Leite consumaram um parcial de 2-0 que se refletiu na primeira liderança portuguesa (5-4).

David Smolič viu o cartão vermelho direto após uma falta cometida sobre João Bandeira Lourenço e os portugueses conseguiram aproveitar a superioridade numérica para aumentar a vantagem (6-4), através de António Machado, obrigando Aleksander Markl – técnico esloveno – a pedir o seu primeiro time-out com o cronómetro a marcar 19 minutos.

Tomás Teixeira ampliou (7-4) antes de um período de inferioridade numérica, que não abalou o crescimento luso no encontro. No entanto, a Eslovénia voltou à carga e, com dois golos sem resposta, devolveu a igualdade ao marcador (9-9), com a assinatura de Alen Begić Zbačnik.

Nuno Santos levou o cartão verde à mesa, a quatro minutos do descanso, e os portugueses responderam, garantindo a liderança mínima aquando da recolha aos balneários.

Intervalo: 10-9

O segundo tempo começou com nova igualdade (10-10), mas Portugal não tardou em retomar à liderança e, minutos mais tarde, aos dois golos de vantagem (15-13) com Eduardo Leite a ser protagonista, ao assinar três tentos consecutivos.

Os dois golos à maior mantiveram-se até à passagem do minuto 40′ (17-15), antes de um parcial de 0-3 favorável à Eslovénia que levou Nuno Santos a parar o encontro. Apesar da paragem, os eslovenos alcançaram nova vantagem de dois (17-19), sensivelmente a meio do segundo tempo.

As dificuldades ofensivas por parte dos portugueses persistiram e, em sentido inverso, a Eslovénia tirou proveito do seu crescimento em jogo para continuar a fugir no marcador, chegando aos quatro golos à maior (18-22) com 49 minutos decorridos. Nuno Santos usou o último time-out do encontro para preparar a reta final.

Tomás Teixeira quebrou os praticamente seis minutos sem golos lusos e reduziu a diferença (19-22), os eslovenos ainda voltaram a ampliar (19-24) por Nejc Hriberšek, antes de surgir o melhor momento português. Numa primeira instância, José Ferreira e Filipe Monteiro marcaram consecutivamente e relembraram a reta final brilhante do jogo de segunda-feira diante da Hungria. A Eslovénia ainda regressou aos quatro golos de vantagem (21-25), mas os lusos foram brilhantes e nem um time-out esloveno parou a ambição portuguesa, refletida num parcial de 6-0 (27-25), em menos de quatro minutos. Tomás Teixeira fez o golo final, que antecedeu a festa da Seleção Nacional sub-19.

Resultado Final: 28-26
MVP: António Machado – 4 golos (100% eficácia)
Top Scorer: José Ferreira – 6 golos (100% eficácia)

O triunfo português, aliado ao empate entre Croácia e Hungria, valeu presença nos Quartos de Final. A Seleção Nacional sub-19 tem agora encontro marcado com a Dinamarca, esta quinta-feira às 17h00 (hora portuguesa), na luta pelo top-4 Mundial.

Nuno Santos confessa que Portugal teve dificuldades a nível ofensivo, perante um sistema defensivo pouco comum:

“Na primeira parte penso que fomos claramente a melhor equipa, embora o resultado não fosse de grande diferença. Na segunda parte eles alteraram o sistema defensivo para 5:1, e é um 5:1 diferente. Nós procurámos no treino da manhã prepararmo-nos para ele, só que sentimos na mesma muitas dificuldades.”

O selecionador nacional não esquece o cansaço, mas realça a capacidade que a equipa tem apresentado nos momentos mais difíceis:

“Também algum cansaço fez com que o discernimento não fosse o melhor, depois esta equipa tem este tipo de reações e também o fator sorte foi um bocadinho importante, mas esta equipa, nos momentos difíceis, parece que renasce das cinzas. Animicamente foi muito importante para nós o facto de estarmos bem e penso que foi isso que fez com que o resultado nos fosse favorável na parte final, porque quando eles acreditam, tornam-se numa equipa guerreira e todos juntos somos fortes.”

Já lançando o jogo dos Quartos de Final, Nuno Santos é assertivo quanto à vontade de entrar no top-4 Mundial:

“Vamos olhar [para o jogo com a Dinamarca] com toda a seriedade. Estamos aqui e agora queremos mais. Já que estamos nos Quartos de Final, queremos ganhar à Dinamarca, não há outra solução. (…) Nós queremos prosseguir, continuar o nosso caminho, porque estes rapazes merecem tudo o que eles têm desfrutado, têm sido inexcedíveis e têm superado as expectativas de todos, digamos assim, e eu estou muito orgulhoso deles.”

2023 IHF Men’s Junior U19 World Championship
Calendário (hora portuguesa)
Preliminary Round – Grupo A
02.08.2023 – 12h00 – Portugal x Ruanda, 50-24 (26-5)
04.08.2023 – 14h30 – Argélia x Portugal, 19-41 (8-15)
05.08.2023 – 18h30 – Portugal x Croácia, 27-39 (12-19)
Main Round I
07.08.2023 – 16h30 – Hungria x Portugal, 29-31 (16-11)
08.08.2023 – 16h30 – Portugal x Eslovénia, 28-26 (10-9)
Quartos de Final
10.08.2023 – 17h00 – Dinamarca x Portugal, Canal 11

O 10.º IHF Men’s U19 Handball World Championship decorre na Croácia, de 2 a 13 de agosto. A transmissão em direto do evento para Portugal está a cargo do Canal 11.

Patrocinadores Institucionais