Os Campeões do Mundo e da Europa e atuais detentores do Troféu Internacional Vida colocaram-se, este sábado, numa posição privilegiada para voltar a vencer a competição, depois de uma vitória segura diante da Espanha, por 23-14, no Pavilhão Cidade de Viseu. Contrariamente ao que aconteceu na primeira edição – que se realizou em 2022 – a segunda edição do Troféu Internacional Vida conta com dois jogos, o que significa que a Seleção Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas tem agora uma margem confortável para encarar o último duelo ibérico, com nove golos de vantagem. A andeboltv transmite o desfecho do II Troféu Internacional Vida, inserido no 25.º Torneio Internacional de Viseu – Feira de S. Mateus ’23, a partir das 14h00 deste domingo.
O capitão João Jerónimo abriu o ativo e a Espanha respondeu com dois golos seguidos para se colocar pela primeira vez na frente do marcador (1-2) com pouco mais de um minuto decorrido em Viseu. Quatro minutos decorridos, e a seleção do país vizinho vencia já por dois golos (2-4), muito devido à baixa eficácia de remate apresentada pela equipa lusa, orientada por Danilo Ferreira. Portugal cresceu na partida e aos oito minutos voltou a aparecer o empate (4-4), com João Jerónimo em evidência, autor de três dos quatro golos portugueses. Duas exclusões em 10 minutos condicionaram a recuperação de Portugal, que conseguiu, no entanto, resistir às adversidades e consumar a reviravolta aos 13 minutos (6-5), para nunca mais abandonar a dianteira.
Na reta final da primeira parte, os Campeões do Mundo e da Europa foram subido patamares em busca da tranquilidade na partida: aos 15 minutos apareceu a primeira margem de dois golos (8-6), com destaque para a prestação de Pedro Marques entre os postes; e um último parcial de 3-0, em inédita situação de superioridade numérica, deu o conforto desejado à saída para os balneários.
Intervalo: 11-7
Foi nos primeiros instantes da segunda parte que a Seleção Nacional colocou um ponto final nas ambições espanholas, com quatro golos marcados face a um remate certeiro solitário do lado contrário (15-8). A 10 minutos do final, Espanha reduziu, numa altura em que as duas principais referências de cada lado – João Jerónimo e Óscar Perales – estavam vigiados de perto. Até ao final, houve tempo para muitas trocas de parte a parte e o triunfo de Portugal foi carimbado com mestria, por uns importantes nove golos de diferença, que terão peso no segundo e último jogo do torneio, deste domingo.
Iderlindo Gomes, com 10 golos, foi o melhor marcador da partida, à frente do capitão João Jerónimo, que assinou nove.
Resultado Final: 23-14
II Troféu Internacional Vida
Calendário
19.08.2023 – 14h00 – Portugal x Espanha, 23-14 (11-7)
20.08.2023 – 14h00 – Portugal x Espanha, andeboltv