A parceria de sucesso entre a Federação de Andebol de Portugal e a Real Federación Española de Balonmano resultou na criação de uma inédita competição ibérica, que arrancou na temporada passada, em Málaga, e que em 2023 se prepara para a segunda edição, desta vez em Viana do Castelo, novamente com FC Porto, Sporting CP e FC Barcelona a marcar presença, para além do estreante Logroño La Rioja. Ora, se no que toca à prova masculina, os alicerces estão cada vez mais fortes, faltava apenas dar o ponto de partida para que a união andebolística entre países vizinhos ganhasse também ela asas no feminino. Eis que, em 2023, surge a Supertaça Ibérica Feminina.
SL Benfica e Madeira SAD são as equipas que vão representar Portugal na primeira edição, enquanto que as campeãs e vice-campeãs espanholas, Super Amara Bera Bera e Costa del Sol Málaga, respetivamente, vão competir em representação do país vizinho, entre os dias 8 e 9 de setembro, no Polideportivo Municipal José Antonio Gasca, em San Sebastián, a “boémia cidade dos Pintxos” situada no País Basco.
Trata-se de uma histórica primeira edição da Supertaça Ibérica Feminina que, tal como acontece quanto à prova masculina, acarreta uma grande responsabilidade das todas as partes envolvidas, bem como uma esperança de que sucesso seja palavra de ordem e que esta possa ser uma competição recorrente no futuro do andebol ibérico.
I Supertaça Ibérica Feminina 2023
Calendário (hora portuguesa):
08.09.2023 – 17h00 – Costa del Sol Málaga x Madeira SAD
08.09.2023 – 19h00 – SL Benfica x Super Amara Bera Bera
09.09.2023 – 17h30 – 3º/4º
09.09.2023 – 20h00 – Final