Podgorica, Montenegro, é palco do W17 EHF Euro 2023, de 3 a 13 de agosto, onde Portugal está inserido no Grupo C juntamente com Dinamarca – adversário desta quinta-feira -, Noruega e Países Baixos. Sandra Fernandes, técnica portuguesa, havia afirmado em antevisão que se tratavam de três jogos desgastantes, facto que se confirmou esta tarde no duelo com as dinamarquesas, que terminou com triunfo nórdico. Já esta sexta-feira há novo desafio, desta feita com a Noruega, às 19h15 (hora portuguesa) para acompanhar em direto na EHF TV.
7 inicial: Joana Candeias, Giovana Moniz, Maria Pinheiro, Miriam Martins, Maria Cortes, Mariana Rodrigues e Maria Pinto
As dinamarquesas inauguraram o marcador, perante uma seleção das quinas que apresentou um sistema defensivo com bastante profundidade e que pode contar com Joana Candeias em bom plano entre os postes. Miriam Martins não foi feliz no frente a frente com Andrea Jørgensen, da marca de castigo máximo, e na resposta a Dinamarca alcançou os dois golos de vantagem (3-1), com sete minutos decorridos.
Portugal ia apresentando uma boa coesão defensiva e causando algumas dificuldades à ofensiva nórdica. Maria Pinheiro, à entrada do décimo minuto, igualou o encontro a três. O bom momento luso foi quebrado por uma exclusão, que se refletiu na maior diferença registada no primeiro tempo (6-3) e levou Sandra Fernandes a solicitar o seu primeiro time-out, com 17 minutos decorridos. As portuguesas reagiram e Mariana Rodrigues reduziu para a diferença mínima (6-5).
Com dois golos de vantagem, foi a vez do técnico dinamarquês parar o encontro mas quem reagiu melhor à paragem foi a Seleção Nacional que, apesar de em inferioridade, conseguiu voltar a encostar no marcador por diversas ocasiões. Depois do 9-8 assinado por Maria Cortes, as lusas enfrentaram o momento menos positivo da primeira parte, com a exclusão de Maria Pinheiro e um parcial de 2-0, que se refletiu em nova diferença de três, registada aquando da recolha para os balneários.
Intervalo: 11-8
A entrada na segunda parte por parte da Dinamarca foi contundente (14-9) mas bastaram três minutos para Portugal fazer o que ainda não tinha conseguido – finalizar por três ocasiões consecutivas – obrigando o técnico nórdico a dar uso ao cartão verde, à procura de dar soluções ofensivas às suas atletas que enfrentavam uma – cada vez mais – profunda defesa lusa. A paragem surtiu efeito, com a Dinamarca a impor um parcial de 4-1, antes da resposta lusa que recolocou o encontro na margem mínima (17-16), sensivelmente a meio do segundo tempo.
Dois golos dinamarqueses sem resposta lusa, levaram Sandra Fernandes a parar o encontro com apenas oito minutos para tentar reverter o resultado. Apesar das investidas por parte das portuguesas, foi a Dinamarca a seguir em crescendo e a registar, novamente, seis golos à maior (22-16), acabando por garantir o triunfo.
Resultado Final: 22-18
Joana Candeias, guardiã lusa, foi distinguida pela EHF como a melhor jogadora lusa em campo. Portugal tem novo desafio já esta sexta-feira, diante da Noruega, às 19h15 para acompanhar em direto na EHF TV.
Sandra Fernandes mostra satisfação sobre o desempenho das suas atletas, apesar da derrota: “Fica a sensação que poderíamos ter alcançado outro resultado. O resultado final não espelha o equilíbrio que houve ao longo do jogo. Acusámos um pouco a pressão de jogar frente a uma equipa que é das melhores da Europa, mas ficou provado que também temos valor. Apesar da derrota que sofremos, estou satisfeita com o desempenho das minhas atletas que lutaram até ao fim do encontro.”
A técnica portuguesa já está focada no jogo desta sexta-feira, diante da Noruega, que voltará a ser exigente: “Agora, o pensamento já está no jogo de amanhã [sexta-feira] frente à Noruega, outra eterna candidata ao título. Vamos tentar descansar ao máximo, recuperar energias e partir para um novo desafio em que teremos de estar a mais de 100%.”
W17 EHF Euro 2023
Calendário – Grupo C
03.08.2023 – 17h00 – Dinamarca x Portugal, 22-18 (11-8)
04.08.2023 – 19h15 – Portugal x Noruega, EHFtv
06.08.2023 – 14h45 – Portugal x Países Baixos, EHFtv