EHF Champions League: FC Porto vence na Eslovénia e confirma melhor arranque de sempre

Dragões estiveram a perder por nove golos mas deram a volta ao texto no decorrer da segunda parte, com um espírito de resiliência assinalável, e seguem 100% vitoriosos no Grupo B; Próximo desafio será frente ao FC Barcelona.

7 inicial: Diogo Rêma Marques, Diogo Branquinho, Nikolaj Læsø, Rui Silva, Fábio Magalhães, Antonio Martínez e Daymaro Salina.

O FC Porto foi até à Eslovénia vencer o RK Celje Pivovarna Laško por 29-30, alcançado agora quatro pontos no Grupo B da EHF Champions League, com um registo inteiramente vitorioso desde o início da competição em 2023/2024. A história do jogo conta-se assim:

As primeiras exclusões apareceram bem cedo na partida, primeiro para o FC porto e, logo de seguida, para o RK Celje Pivovarna Laško, nos primeiros ataques de cada equipa. Depois de um período em que os postes foram protagonistas, o conjunto da casa assinou um primeiro parcial de 2-0, dentro dos cinco minutos iniciais, antes de Fábio Magalhães marcar o primeiro golo do FC Porto na Eslovénia.

O principal dado relevante nos primeiros oito minutos era mesmo a baixa eficácia de parte a parte, com o jogo a desenrolar-se a um ritmo lento. A vantagem que o RK Celje Pivovarna Laško já tinha, passou a ser de três golos (5-2), aos 10 minutos, com o bónus de beneficiar de mais um período de superioridade numérica. Quando o cronómetro marcava 16 minutos, Carlos Resende pediu o primeiro time-out do encontro, já depois dos eslovenos terem alcançado quatro golos à maior (8-4): a coesão defensiva, a serenidade no momento da finalização e a recuperação defensiva que praticamente não existia, iam sendo os pontos fracos do FC Porto até então.

A série de minutos sem marcar do FC Porto tornou-se ainda maior, com o RK Celje Pivovarna Laško a assinar um parcial de 3-0 (11-4), com a ajuda do guarda-redes Rok Zaponšek, e atingiu uns inéditos sete golos de vantagem, à entrada dos últimos 10 minutos. Aos 20 minutos entrou em cena o célebre sistema 7×6 portista e o que, nos primeiros instantes até parecia ser o início de uma recuperação, acabou por se revelar o inverso, com o FC Porto a ver a desvantagem aumentar para oito golos (14-6), o que motivou novo pedido de time-out por parte de Carlos Resende.

O xadrez portista apresentou novas peças para os últimos cinco minutos da primeira parte, mas a sorte continuava a caminhar longe dos Campeões Nacionais e o emblema da Eslovénia saiu para o intervalo na frente.

Intervalo: 16-9

No início da segunda metade, foram seis minutos de parada e resposta até aparecerem uns inéditos nove golos à maior para o RK Celje Pivovarna Laško (21-12), altura em que o sistema defensivo 5:1 portista entrou em ação… e foi um autêntico game changer. O FC Porto melhorou, forçando um time-out contrário aos 44 minutos, depois de reduzir a diferença para cinco golos (25-20), fruto de um desempenho defensivo competente.

Após a paragem, de contra-ataque em contra-ataque, a resiliência do FC Porto ganhava cada vez mais força e os Dragões voltaram a entrar na luta pela vitória, quando o tão ambicionado empate surgiu à entrada para os derradeiros 10 minutos (26-26). Com 53 minutos decorridos, Victor Iturriza colocou o FC Porto na liderança do marcador pela primeira vez em toda a partida (26-27) e a equipa lusa começou a acreditar que era mesmo possível sair da Eslovénia com os dois pontos.

O jogo teve indecisão até ao final e não terminou sem que o RK Celje Pivovarna Laško voltasse à liderança, mas a festa após o soar da buzina fez-se em português.

Diogo Branquinho foi o melhor marcador do FC Porto, com seis golos e Nikola Mitrevski assumiu um papel decisivo, ao aparecer nos momentos chave e somar quatro defesas em nove remates (44% de eficácia).

Resultado Final: 29-30
Top Player: Victor Iturriza – 5 golos (83% de eficácia)

EHF Champions League – Grupo B
1ª Jornada
14.09.2023 – 19h45 – FC Porto x Orlen Wisla Plock, 24-23 (11-13)
2ª Jornada
20.09.2023 – 17h45 – RK Celje Pivovarna Laško x FC Porto29-30 (16-9)

Patrocinadores Institucionais