Das cinco equipas portuguesas em prova, SL Benfica e ADA São Pedro do Sul serão as primeiras a estrear-se na Ronda 2 da EHF European Cup, a terceira competição mais importante a nível europeu que, em 2023/2024, conta com a participação de 64 emblemas. Enquanto que as Campeãs Nacionais têm agendado para este sábado o jogo da primeira mão da Ronda 2, em casa, o conjunto de São Pedro do Sul vai viajar para a Turquia, onde vai disputar a eliminatória na íntegra, entre sábado e domingo. Colégio de Gaia Toyota, SIR 1º de Maio ADA CJB e Madeira SAD iniciam a participação apenas na próxima semana. As 32 equipas vencedoras desta fase inaugural irão avançar para a Ronda 3.
As Campeãs Nacionais, recorde-se, abdicaram do direito de participação na EHF European League – garantido depois da conquista do título na época passada e, por essa razão, figuram pelo segundo ano consecutivo na EHF European Cup, competição na qual alcançaram os Oitavos de Final em 2022/2023. No arranque na nova campanha europeia, o SL Benfica vai defrontar a equipa do SC Witasek Ferlach, vice-campeã austríaca, este sábado, a partir das 19h00, no Pavilhão n.º2 da Luz. O ‘fator casa’ poderá ser decisivo para que a equipa lusa consiga garantir uma vantagem no jogo da primeira mão, para defender no duelo decisivo, que está agendado para o próximo dia 30 de setembro, na Áustria.
Em antevisão ao jogo de estreia na Ronda 2 da EHF European Cup, João Florêncio espera “um jogo competitivo” diante de um adversário que, garante, “tem os mesmos objetivos” do que o SL Benfica na competição.
O treinador bi-Campeão Nacional afirma que garantir uma boa vantagem em casa pode ser determinante antes da visita a terras austríacas: “É uma equipa que está em primeiro lugar no campeonato austríaco e, reforçou-se para este ano. (…) Elas têm quatro boas rematadoras, mas têm um jogo um bocadinho mais lento, típico do centro da Europa, e nós, com a nossa rotação e intensidade de jogo, sabendo que elas também vêm com as melhores jogadoras, mas com apenas 11 atletas. Portanto, vamos tentar fazer um jogo com muita intensidade, muita velocidade, porque ganhando uma boa vantagem na primeira mão, isso pode ser determinante para a segunda mão, que é fora, em condições que não conhecemos, nomeadamente público, árbitros e coisas que não dominamos.”
João Florêncio recorda a campanha europeia passada e garante que o SL Benfica está melhor e com ambições de chegar longe: “Estamos mais consistentes, mais fortes do que o ano passado, com mais essa experiência acumulada, portanto, temos legítimas ambições de ir longe e de ganhar já a primeira eliminatória.”
A transmissão do encontro da primeira mão da eliminatória ficará a cargo da BTV.
O cenário é consideravelmente diferente para a equipa da ADA São Pedro do Sul, terceira classificada do Campeonato 1ª Divisão Feminina na época passada, que parte para a segunda campanha europeia. As comandadas de Tiago Cunha têm pela frente a missão difícil de tentar levar de vencida a equipa turca do Armada Praxis Yalikavakspor, numa eliminatória que será disputada na íntegra na Turquia, este fim de semana. O primeiro jogo está agendado para este sábado, às 15h00 (horas portuguesas), e o segundo para as 15h00 de domingo, ambos no Binnaz Karakaya Sports Hall, na cidade turca de Muğla, situada na península de Bodrum.
Recorde-se que a ADA São Pedro do Sul foi afastada nos 1/16 de Final da edição 2022/2023 da EHF European Cup, em ano de estreia.
Em antevisão, Tiago Cunha, treinador de 38 anos escolhido para liderar a equipa feminina da ADA São Pedro do Sul esta temporada, começa por salientar as caras novas do adversário, que chegaram para acrescentar ainda mais qualidade ao plantel: “Esperamos uma eliminatória difícil perante uma equipa forte, que na época anterior foi terceira classificada do campeonato turco. Esta equipa reforçou-se muito bem para a nova temporada, com quatro atletas que atuavam no Izmir BSB SK (equipa que eliminou a ADA São Pedro Sul na época passada), duas atletas provenientes do campeão turco [Kastamonu Bld. GSK] e uma pivô sérvia com muita qualidade e envergadura. Vamos disputar os dois jogos da eliminatória na Turquia, será uma viagem longa com várias escalas pelo meio, contudo, queremos disputar a eliminatória e passar à fase seguinte.”
Quanto à forma de jogar do Armada Praxis Yalikavakspor, o técnico natural da Murtosa revela que a lição está estudada: “É uma equipa turca que assenta muito do seu jogo no processo ofensivo, com muita qualidade e criatividade na sua primeira linha, e também com uma forte relação com a poderosa pivô sérvia. Estudámos bem a equipa, trabalhámos durante 15 dias com esse foco e queremos explorar uma ou outra debilidade que sentimos no sistema 6×0 defensivo contrário. Queremos imprimir um ritmo de jogo elevado e anular os pontos fortes da equipa adversária que passa, sobretudo, pelo seu processo ofensivo.”
Cumprir o plano traçado e máxima concentração são a chave para o sucesso: “Acreditamos que, se seguirmos o nosso plano de jogo, se formos competentes e focados nas quatro fases do jogo, podemos disputar ambos os jogos e acreditar na passagem à Ronda 3.”
Os dois jogos da eliminatória da Ronda 2 contarão com transmissão em direto no canal de YouTube do Armada Praxis Yalikavakspor.
EHF European Cup – Ronda 2
1.ª Mão
23.09.2023 – 15h00 – Armada Praxis Yalikavakspor x ADA São Pedro do Sul, YouTube (Armada Praxis Yalikavakspor)
23.09.2023 – 19h00 – SL Benfica x SC Witasek Ferlach, BTV
29.09.2023 – 19h30 – Colégio de Gaia Toyota x IBV Vestmannaeyjar
30.09.2023 – 18h00 – SIR 1º de Maio ADA CJB x KHF Istogu
30.09.2023 – 18h00 – Madeira SAD x MGA Fivers
2.ª Mão
24.09.2023 – 15h00 – ADA São Pedro do Sul x Armada Praxis Yalikavakspor, YouTube (Armada Praxis Yalikavakspor)
30.09.2023 – 18h00 – SC Witasek Ferlach x SL Benfica
30.09.2023 – 18h00 – IBV Vestmannaeyjar x Colégio de Gaia Toyota
01.10.2023 – 17h00 – KHF Istogu x SIR 1º de Maio ADA CJB
01.10.2023 – 17h00 – MGA Fivers x Madeira SAD