Portugal poderá contar com mais dois clubes na Europa este fim de semana, caso ABC de Braga e Águas Santas Milaneza, consigam quebrar os dois adversários – RK Trimo Trebnje e Pfadi Winterthur – oriundos da Eslovénia e Suíça, respetivamente. As rondas de qualificação disputam-se entre sábado e domingo, em solo português e helvético.
O emblema bracarense será o primeiro a entrar em campo, para a disputa de uma vaga na próxima fase, frente aos eslovenos, que não facilitaram a tarefa no jogo em casa. O ABC de Braga traz a luta para o mítico Pavilhão Flávio Sá Leite e, espera que, com o apoio do público consiga carimbar a tão almejada qualificação e marcar lugar nas lídes europeias, pela primeira vez, desde 2016/2017. São dois os golos de desvantagem que os bracarenses trazem da Eslovénia e terão que reverter este resultado para conseguirem chegar à Fase de Grupos.
Filipe Magalhães, treinador do clube minhoto, realça que apenas com muita luta e entrega o ABC de Braga conseguirá chegar à próxima fase: “Findo o primeiro jogo, conseguimos trazer a eliminatória em aberto para Braga e vamos agora atacar o principal objetivo que é o apuramento para a fase de grupos da EHF European League. No jogo na Eslovénia cometemos alguns erros em momentos decisivos do jogo, o que nos fez sair com uma desvantagem de dois golos. Sabemos que nos espera um jogo de muita luta e entrega onde o resultado final vai ser definido nos detalhes e portanto temos de estar preparados física e mentalmente para isso. Era muito importante termos o pavilhão Flávio Sá Leite cheio, a fazer lembrar os grandes jogos europeus que já aqui se jogaram, porque o apoio dos nossos adeptos e dos amantes do andebol em Portugal, vai ser fundamental para conquistarmos o apuramento. Iremos com toda a certeza deixar em campo tudo o que temos para voltarmos a colocar o ABC nos palcos europeus!”
A segunda mão da Ronda de Qualificação para a Fase de Grupos, onde já se encontram Sporting CP e SL Benfica, disputa-se no próximo sábado, dia 2 de setembro, pelas 17h30 no Pavilhão Flávio Sá Leite, em Braga e terá transmissão na andeboltv.
Já no domingo, a formação maiata entra em campo, na Suíça, para disputar a segunda mão da ronda de qualificação, após ter conseguido uma remontada na Maia, na passada semana. O Águas Santas Milaneza que se viu a perder por sete golos de diferença na primeira mão, conseguiu recuperar da desvantagem e acabou por alcançar a vitória. Os dois golos de vantagem podem ser preciosos nesta deslocação ao reduto da congénere helvética e, em caso de passagem, os maiatos juntam-se a SL Benfica e Sporting CP, já colocados na Fase de Grupos.
Ricardo Moreira, técnico do Águas Santas Milaneza, prevê um encontro de dificuldade elevada, mas renova a ambição de um lugar na próxima fase: “Depois da vitória em casa na primeira mão da eliminatória, partiremos para a Suíça com atenção redobrada e foco total. Já sabíamos que íamos defrontar uma equipa forte mas agora temos uma melhor percepção da verdadeira dificuldade desta eliminatória. Dois golos de vantagem em andebol não é muito, portanto temos de encarar o jogo para o ganhar sem nenhuma gestão de resultados em mente. Queremos tornar irrelevante o factor casa para o nosso adversário com uma entrada em jogo concentrada e intensa, algo que não aconteceu no jogo em Águas Santas. Se jogarmos todo o jogo como jogamos a segunda parte da primeira mão alcançaremos a tão desejada Fase de Grupos da Liga Europeia.”
EHF European League
Ronda de Qualificação – 1.ª Mão
26.08.2023 – 17h00 – RK Trimo Trebnje x ABC de Braga, 31-29 (14-14)
26.08.2023 – 18h00 – Águas Santas Milaneza x Pfadi Winterthur, 24-22 (12-15)
Ronda de Qualificação – 2.ª Mão
02.09.2023 – 17h30 – ABC de Braga x RK Trimo Trebnje, andeboltv
03.09.2023 – 16h00 – Pfadi Winterthur x Águas Santas Milaneza