Heraklion 2023: Misto de emoções na estreia em Creta

Portugal somou uma vitória no primeiro dia de competição, frente à Croácia e averbou uma derrota com a Grécia; as lusas voltam a entrar em campo este domingo.

Croácia – Portugal

As comandadas de Agustín Rodriguez entraram em campo, nas areias de Heraklion, com um parcial de 4-0, por Joana Delgado e, à passagem dos três minutos, já eram seis os pontos de vantagem (4-10). Na sequência, Lara Mihovic ainda aproximou o resultado (8-10) mas as Lusas voltaram a escapar, pela mão de Sofia Gonçalves (8-16). Na reta final do primeiro set, as croatas ainda tentaram a aproximação mas sem sucesso, acabando por averbar uma derrota.

Set 1: 14-22

Na segunda metade, o encontro começou em parada e resposta, com uma ligeira liderança das balcânicas que se manteve até à passagem dos sete minutos. Por esta altura, Sofia Gonçalves, que viria a ser a melhor marcadora lusa, com 25 pontos, colocou Portugal no comando, e nunca mais largou a liderança até ao final, somando a primeira vitória nas areias de Heraklion, em Creta.

Set 2: 16-23
Resultado Final: 0-2

Portugal – Grécia

No segundo encontro do dia, frente à anfitriã Grécia, foi a congénere helénica a adiantar-se no marcador mas Portugal respondeu em dobro, passando para o comando a 4-2. Seguiu-se nova investida grega mas os empates foram sucessivos até perto dos cinco minutos, altura em que a anfitriã conquistou quatro pontos à maior (8-12). As Lusas ainda conseguiram aproximar por Sara Pinho (12-14) mas alguns momentos com pouca eficácia traduziram-se numa vantagem grega, que acabou por vencer o set.

Set 1: 20-23

Na segunda metade, novamente a formação da casa tomou a dianteira do marcador, e foram precisos três minutos para que Daniela Mendes concretizasse o empate (10-10). Mas, na resposta, a turma helénica passou para seis pontos à maior (10-16) e, apesar de uma última investida portuguesa, que resultou no empate a 24, foram as gregas a sorrir no final, com um golo de Agni Papadopoulou. Sara Pinho, com 22 pontos, foi a melhor marcadora do lado português.

Set 1: 24-25
Resultado Final: 0-2

A formação de Agustín Rodriguez volta a entrar em campo, este domingo, frente a Itália, às 15h50 portuguesas.

Portugal tem como adversários Grécia, Espanha, Tunísia, Croácia, Itália e Chipre, na Fase Preliminar, constituída por apenas um grupo. Caso a Seleção das Quinas garanta o top-4 na primeira fase, seguirá para as Meias-Finais. A Seleção Nacional A Feminina já é top-4 da Europa – conquistado na Praia da Nazaré em Maio de 2023 – e, por isso, ambiciona uma medalha nos Jogos Mediterrâneos. A dupla portuguesa de árbitros EHF, António Oliveira e Rui Almeida, também estão presentes no evento.

Bruno Torres e Helena Corro foram os porta-estandartes da Cerimónia de Abertura em Heraklion

Capitães lideraram a Missão de Portugal no Karteros Beach Sport Center, esta sexta-feira, em Creta.

Bruno Torres (Futebol de Praia) e Helena Corro (Andebol de Praia) foram nomeados porta-estandartes da Equipa Portugal para a Cerimónia de Abertura dos Jogos do Mediterrâneo de Praia Heraklion 2023. 

© COP

Os capitães da equipa masculina de Futebol de Praia e equipa feminina de Andebol de Praia, respetivamente, foram os responsáveis por liderar a Missão de Portugal no desfile dos Comités Olímpicos Nacionais, no Karteros Beach Sport Center, palco da Cerimónia da Abertura. Ambas as equipas conquistaram a medalha de prata na última edição dos Jogos do Mediterrâneo de Praia, em Patras 2019.

Helena Corro, atleta da Seleção Nacional de Andebol de Praia, demostrou-se muito realizada por ser porta-estandarte: “É um grande orgulho. Sinto-me muito lisonjeada, muito orgulhosa e não tenho palavras para descrever, estou muito feliz. É sem dúvida uma força extra porque nós queremos muito isto, queremos chegar aos três primeiros lugares e isto vai ser uma motivação enorme para atingirmos os nossos objetivos.”

Portugal acolherá Jogos do Mediterrâneo em Portimão e Lagoa em 2027

Portimão e Lagoa serão os municípios organizadores dos 4.ºs Jogos do Mediterrâneo de Praia, em 2027, decidiu esta sexta-feira, por aclamação, a Assembleia Geral (AG) do Comité Internacional dos Jogos do Mediterrâneo (CIJM), reunida em Heraklion, na ilha grega de Creta.

© COP

José Manuel Constantino, presidente do COP, considera que a decisão da AG do CIJM “é o reconhecimento dos membros do Comité Internacional dos Jogos do Mediterrâneo da capacidade do Comité Olímpico de Portugal, juntamente com os Municípios de Portimão e Lagoa, de organizar os Jogos do Mediterrâneo de Praia. Espero que a expectativa que aqui foi criada, com a muito boa apresentação que fizemos, possa depois ter tradução na avaliação final que os participantes façam.”

A candidatura de Portimão-Lagoa 2027 foi apresentada na AG do CIJM pelo secretário-geral do Comité Olímpico de Portugal (COP), José Manuel Araújo, e recebeu da Comissão de Avaliação, que no início de agosto esteve nos dois municípios do Algarve a observar as condições oferecidas, impressões favoráveis, nomeadamente, quanto às “muito boas áreas das praias”, ao “bom número de hotéis”, ao facto de a maioria das deslocações poder ser realizada a pé, à “tradição na organização de grandes eventos internacionais”, à acessibilidade ao aeroporto de Faro, ao “programa desportivo sólido” e ao apoio das federações desportivas nacionais. “Todos os requisitos básicos e importantes estão reunidos” para a organização dos Jogos do Mediterrâneo de Praia 2027, disse Stratos Karetos, líder da Comissão de Avaliação, na leitura do relatório feito na sequência da visita realizada ao Algarve.

Isilda Gomes, presidente da Câmara Municipal de Portimão, que falou também em nome do Município de Lagoa, na impossibilidade do seu presidente, Luís Encarnação, estar presente, disse à AG, na fase de apresentação: “Estamos preparados para ter estes Jogos em Portimão e Lagoa. Nós recebemos as pessoas com um sorriso e estamos preparados para as receber.” Tomada a decisão pela AG do CIJM, mostrou a sua satisfação: “Em primeiro lugar, este é o reconhecimento da nossa candidatura, da capacidade de realização de grandes acontecimentos desportivos. Portimão e Lagoa uniram-se nesta tarefa e termos a oportunidade de realizar estes Jogos é a confiança nas nossas capacidades, de duas cidades desenvolvidas. Temos praias ótimas e isso é fundamental para atrair o turismo. Os grandes eventos desportivos são hoje uma forma de atração turística, não nos esqueçamos disso. Cada desportista que vai visitar Portimão e Lagoa certamente será mensageiro da qualidade de vida das nossas terras. Isto é um investimento na própria economia.”

A organização dos Jogos do Mediterrâneo de Praia levará a Portimão e a Lagoa, entre 11 e 18 de setembro de 2027, atletas dos 26 Comités Olímpicos Nacionais que atualmente compõem o CIJM, para participarem nas modalidades de Andebol, Canoagem (mar), Futebol, Karaté (kata), Luta, Natação (águas abertas), Remo (sprint), Ténis, Vela (iQFoil e Fórmula Kite) e Voleibol. O programa desportivo decorrerá nas Praias da Rocha e Alvor (Portimão) e na Praia Grande de Ferragudo (Lagoa), e também no Rio Arade, que une os dois Municípios.

Atribuída a organização a Portimão e a Lagoa, foi assinado o contrato para a realização dos Jogos do Mediterrâneo de Praia 2027 entre o CIJM, presidido por Davide Tizzano, o COP e os Municípios de Portimão e Lagoa.

© COP

Calendário – Heraklion 2023
Fase de Grupos:
09.09.2023 – 08h00 – Croácia x Portugal, 0-2 (14-22; 16-23)
09.09.2023 – 14h40 – Portugal x Grécia, 0-2 (20-23; 24-25)
10.09.2023 – 15h50 – Itália x Portugal
11.09.2023 – 08h00 – Tunísia x Portugal
11.09.2023 – 14h50 – Portugal x Espanha
12.09.2023 – 08h20 – Chipre x Portugal

Patrocinadores Institucionais