Supertaça Ibérica Feminina 2023: Campeãs Nacionais têm duro teste no caminho para a Final

SL Benfica e Super Amara Bera Bera entram em campo a partir das 19h00 (hora portuguesa) para disputar a segunda Meia Final, no Polideportivo Municipal José Antonio Gasca, em San Sebastián, Espanha.

A segunda Meia Final da I Supertaça Ibérica Feminina, logo após o embate entre Madeira SAD e Costa del Sol Málaga, vai colocar frente a frente SL Benfica e Super Amara Bera Bera. A equipa da Luz, que empatou o primeiro jogo oficial da época (contra o Madeira SAD, na Ronda 1 do Campeonato 1ª Divisão Feminina), iniciou há poucas semanas a nova temporada com a mesma ambição e talento que levou à conquista do bi-campeonato nas últimas épocas. Do outro lado estará uma categórica formação espanhola que, após três títulos consecutivos da Liga Guerreras Iberdrola, viu o Costa del Sol Málaga fazer a festa de campeão pela primeira vez na última edição.

Face ao estatuto e qualidade dos dois emblemas, o duelo está envolto em grande expectativa, com as espanholas a partirem com uma ligeira vantagem, uma vez que, por serem oriundas da cidade que organiza a competição, contarão com um forte apoio nas bancadas do Polideportivo Municipal José Antonio Gasca, em San Sebastián.

João Florêncio, treinador do SL Benfica, garante que os grandes objetivos da equipa começam depois da Supertaça Ibérica mas a presença em San Sebastián é uma grande oportunidade para a equipa lusa:

“Vamos jogar na casa do Super Amara Bera Bera, que é o crónico campeão espanhol. No ano passado não venceu a Liga mas ganhou a Taça [Copa de La Reina] e dos últimos 11 campeonatos ganhou oito. Uma equipa que está na EHF European League, portanto tem outros argumentos em termos de experiência. Isto é uma competição de final de pré-época, o nosso objetivo é o campeonato mas também é chegar um pouco mais longe na EHF European Cup, que vem logo depois, e também a Supertaça. No fundo, os nossos grandes objetivos começam a seguir. Esta é uma competição que constitui uma grande oportunidade para nós, vamos jogar primeiro com o Super Amara Bera Bera e depois até podemos jogar com o Costa del Sol Málaga, que é o campeão espanhol, vamos ver como é que corre. Estamos confiantes, a trabalhar bem e [acreditamos que] o segundo jogo vai ser melhor do que o primeiro, é assim que pensamos.”

Para o técnico bi-Campeão Nacional, vencer a primeira edição da Supertaça Ibérica está nos planos, mas os pés estão assentes na terra:

“Nós temos duas ou três jogadoras com alguma experiência, inegavelmente, mas temos outras que estão nestes contextos pela primeira vez, com este grau de dificuldade. A verdade é que temos que colocar a expectativa um pouco mais baixa porque não somos favoritos, por jogarmos fora e contra uma equipa com mais currículo, mas vamos lá para ganhar, obviamente.”

No que toca ao plano europeu, SL Benfica e Super Amara Bera Bera – tal como Madeira SAD e Costa del Sol Málaga – estão inseridas nas provas internacionais, as Encarnadas vão jogar com o SC Ferlach (Áustria) na Ronda 2 da EHF European Cup; enquanto que o conjunto do País Basco tem agendado um duplo confronto com as norueguesas do Sola HK, referente à 2.ª eliminatória de Qualificação para a EHF European League, no fim de setembro.

Pode consultar os boletins dos jogos da I Supertaça Ibérica Feminina, AQUI.

I Supertaça Ibérica Feminina 2023
Calendário (hora portuguesa):
08.09.2023 – 17h00 – Costa del Sol Málaga x Madeira SAD, andeboltv
08.09.2023 – 19h00 – SL Benfica x Super Amara Bera Bera, andeboltv
09.09.2023 – 17h30 – 3º/4º, andeboltv
09.09.2023 – 20h00 – Final, andeboltv

Patrocinadores Institucionais