Está encontrado o primeiro finalista da edição inaugural da Supertaça Ibérica Feminina: o Costa del Sol Málaga, campeão espanhol em título, soube resistir na primeira parte e cresceu o suficiente na etapa complementar para levar de vencido o Madeira SAD, por 30-27. Ainda esta sexta-feira será conhecido o segundo finalista, que vai sair do embate entre o SL Benfica e o Super Amara Bera Bera – para ver em direto na andeboltv.
Augusto Silva, vice-Presidente da Federação de Andebol de Portugal esteve presente na cerimónia protocolar de boas-vindas à nova competição, organizada pela Federação de Andebol de Portugal e pela Real Federación Española de Balonmano, que acontece no País Basco.
Sem a internacional portuguesa Patrícia Lima no sete titular, o Costa del Sol Málaga foi a primeira equipa a marcar no Polideportivo Municipal José Antonio Gasca, em San Sebastián, mas a boa entrada em jogo do Madeira SAD resultou numa resposta de três golos consecutivos (1-3), com particular destaque para as combinações com a pivô Ríssia Oliveira.
Aos sete minutos, a equipa insular dilatou a vantagem para três golos (2-5), altura em que a formação espanhola revelava pontaria desafinada e Isabel Góis mostrava serviço entre os postes. À medida que o tempo ía passando, o Costa del Sol Málaga cresceu na partida: com 13 minutos decorridos, reduziu até à margem mínima (6-7) e em cima dos 15 minutos, Esperanza López assinou golo da igualdade (8-8), com o Madeira SAD a começar a sentir cada vez mais dificuldades no ataque e a cometer mais erros do que até então.
Perto dos 10 minutos finais da primeira parte, Patrícia Lima estreou-se na partida, já com o duelo estabilizado mas com ligeira superioridade para as madeirenses, que foram conseguindo segurar uma vantagem curta até ao intervalo, altura em que se registava um empate.
Após 30 minutos, Francisca João liderava a lista de melhores marcadoras, com cinco golos apontados.
Intervalo: 15-15
Na segunda metade, entrou melhor o Costa del Sol Málaga e, em três minutos, reverteu o cenário e voltou à liderança no marcador (17-16), algo que já não se via desde o 1-0. Aos 38 minutos foi sempre a subir para a equipa espanhola, que chegou a uns inéditos três golos (21-18), o que motivou um pedido de time-out por parte de António Florido, treinador do Madeira SAD.
Após a paragem, as dificuldades ofensivas persistiam para as insulares, que se viram a perder por quatro golos (22-18), quando o relógio marcava 40 minutos. Nos cinco minutos seguintes, o Madeira SAD até conseguiu encutar distâncias até aos dois golos (22-20), mas voltou a perder fôlego e permitir que o Costa del Sol Málaga não só recuperasse, como alcançasse um patamar novo, de cinco golos (27-22).
O jogo não terminou sem que o emblema de Málaga “tremesse” face à ultima investida madeirense e, se Isabel Góis contribuiu e muito para a reação do Madeira SAD, a guarda-redes espanhola Mercedes Castellanos recebeu os merecidos aplausos pelas defesas sucessivas, que impediram que o empate ficasse mais perto de voltar a surgir.
Resultado Final: 30-27
Francisca João foi a melhor marcadora da primeira Meia Final, com nove golos marcados e foi eleita MVP.
Pode consultar os boletins dos jogos da I Supertaça Ibérica Feminina, AQUI.
I Supertaça Ibérica Feminina 2023
Calendário (hora portuguesa):
08.09.2023 – 17h00 – Costa del Sol Málaga x Madeira SAD, 30-27 (15-15)
08.09.2023 – 19h00 – SL Benfica x Super Amara Bera Bera, andeboltv
09.09.2023 – 17h30 – 3º/4º, andeboltv
09.09.2023 – 20h00 – Final, andeboltv