Campeonato 1ª Divisão Feminina: Madeira SAD impõe primeira derrota a Colégio de Gaia Toyota

Insulares permanecem sem conhecer o sabor da derrota e sobem na tabela; SL Benfica e CJ Almeida Garrett vencem e são agora as primeiras da tabela em igualdade pontual; ADA São Pedro do Sul e ABC UMinho empatam a 24 golos.

O desfecho da Ronda 6 do Campeonato 1ª Divisão Feminina trouxe mexidas na tabela e alguns resultados surpreendentes. O SL Benfica derrotou o SIR 1º de Maio ADA CJB por 46-31 em casa e subiu até ao topo da classificação, com os mesmos 14 pontos do que o recém-promovido CJ Almeida Garrett, que está agora na segunda posição após nova vitória, frente à Juve Lis, por 25-33. O Madeira SAD colocou um ponto final na série vitoriosa do Colégio de Gaia Toyota (resumo detalhado em baixo), o CDE Gil Eanes somou a segunda vitória e empurrou o ARC Alpendorada Heavy OJP ainda mais para o fundo – seis derrotas em seis jogos, tal como a Juve Lis. No jogo mais equilibrado e emocionante da jornada, ADA São Pedro do Sul e ABC UMinho empataram a 24 golos.

Madeira SAD – Colégio de Gaia Toyota

O Jogo da Semana começou de forma algo irregular, com várias faltas técnicas e erros individuais a marcarem os primeiros minutos no Funchal. Diana Oliveira assinou o primeiro golo da partida para o Colégio de Gaia Toyota, e a equipa visitante passou a segurar uma vantagem mínima, beneficiado da primeira situação de superioridade numérica aos oito minutos, quando Ivana Mitrovic foi excluída. Nesta altura, a guarda-redes Maria Sousa, do Colégio de Gaia Toyota, já somava três defesas.

No entanto, mesmo em inferioridade, o emblema da casa não permitiu que as gaienses disparassem no marcador e o resultado era o mesmo após 10 minutos: 2-2, com níveis de finalização baixos de um lado e do outro. Já de igual para igual, à passagem do minuto 11, um contra-ataque bem medido e executado, finalizado por Marilene Souza, permitiu ao Madeira SAD consumar a reviravolta e chegar pela primeira vez à liderança (3-2).

Quando se aproximava a marca dos 15 minutos, os papéis inverteram-se e foi a vez do líder do campeonato responder com um parcial de 0-3, dois desses golos da autoria da internacional Carolina Monteiro, para agarrar uma vantagem inédita de dois golos (3-5). Pouco depois, em superioridade numérica, dois golos de rajada do Madeira SAD voltaram a colocar tudo a zeros (5-5) e o equilíbrio ia sendo cada vez maior.

Apesar da insistência do conjunto madeirense e face às dificuldades em voltar ao comando do marcador, António Florido solicitou o primeiro time-out em cima dos 20 minutos, com o placar em 6-7. Após a paragem, o Colégio de Gaia Toyota aproveitou novo momento de vantagem numérica para voltar aos dois golos à maior (7-9), mas o Madeira SAD melhorou e reagiu: três golos de uma assentada, nenhum sofrido, nova reviravolta (10-9) e time-out pedido por Paula Marisa Castro, com ainda três minutos para se jogar na primeira parte.

A última paragem anos do intervalo acabaria por fazer bem… ao Madeira SAD, que fechou as contas dos primeiros 30 minutos com novo parcial de 3-0 para atingir o patamar inédito dos quatro golos de vantagem.

Intervalo: 13-9

Nos primeiros minutos da funda parte, o melhor que o Colégio de Gaia Toyota conseguiu foi reduzir para 14-13 mas, rapidamente o Madeira SAD voltou a distanciar-se ao ponto de reclamar cinco golos pela primeira vez (19-14), após 14 muitos na etapa complementar. Face a este cenário, a experiente treinadora do emblema de Vila Nova de Gaia não viu outra opção se não pedir time-out. O tempo jogava a favor da equipa insular, não só pela vantagem que ía conseguindo conservar, mas pela confiança que as atletas iam demonstrando, mesmo nas situações de maior aperto. Apesar da diferença ter oscilado até ao final, os últimos 15 muitos foram controlados inteiramente pelo Madeira SAD, que sentenciou o triunfo por quatro golos de vantagem, impondo assim a primeira derrota da temporada ao Colégio de Gaia Toyota.

As pontas Neide Duarte e Marilene Souza foram decisivas para a vitória do Madeira SAD e assumiram-se como as melhores marcadoras do encontro com seis golos cada. Do lado gaiense, Bebiana Sabino, Carolina Monteiro e Diana Oliveira, assinaram cinco golos cada.

Resultado Final: 28-24

Calendário – Campeonato 1ª Divisão Feminina
Fase Regular – 6ª Jornada
28.10.2023 – 16h15 – Madeira SAD x Colégio de Gaia Toyota, 28-24 (13-9)
28.10.2023 – 17h00 – CDE Gil Eanes x ARC Alpendorada Heavy OJP, 30-25 (14-10)
28.10.2023 – 17h00 – ADA São Pedro do Sul x ABC UMinho, 24-24 (12-8)
28.10.2023 – 17h00 – SL Benfica x SIR 1º de Maio ADA CJB, 46-31 (25-14)
28.10.2023 – 17h15 – Juve Lis x CJ Almeida Garrett25-33 (13-15)

Patrocinadores Institucionais