Campeonato Placard Andebol 1: 7.ª jornada tem reservado um Clássico no Dragão Arena

FC Porto recebe SL Benfica este sábado, a partir das 18h00 (transmissão em direto no Porto Canal); Sporting CP desloca-se à Póvoa; Ronda 7 arranca em Guimarães com a receção do Vitória SC ao Vitória FC, às 15h00 – para ver em direto n’A Bola TV.

Após seis jornadas disputadas, FC Porto e Sporting CP são as únicas equipas que ainda não conheceram o amargo sabor da derrota e, este sábado, a invencibilidade dos Campeões Nacionais será posta à prova num grande Clássico frente ao SL Benfica, que atualmente se encontra na perseguição direta, com menos dois pontos, no 3.º lugar. O Jogo da Semana entre Dragões e Águias está agendado para as 18h00, no Dragão Arena, à mesma hora do também emocionante confronto entre CF Os Belenenses e Águas Santas Milaneza e da receção da Artística de Avanca Bioria ao ABC UMinho.

O duelo de abertura da Ronda 7 do Campeonato Placard Andebol 1 vai opor Vitória SC e Vitória FC, que será acompanhado a par e passo n’A Bola TV, a partir das 15h00. O atual líder da tabela, Sporting CP tem uma visita ao terreno do Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, com início marcado para as 17h00. O jogo de encerramento da jornada vai decorrer no domingo, às 16h00, entre FC Gaia Empril e Marítimo Madeira Andebol SAD.

FC Porto – SL Benfica

Há rivalidades que dispensam qualquer tipo de apresentações e esta entre Dragões e Águias entra, naturalmente, nessa categoria. O passado mostra uma série de duelos intensos e imprevisíveis, e este sábado, na Cidade Invicta, não será exceção. O FC Porto, que ainda não perdeu qualquer jogo no plano interno, chega a este Clássico após um empate frente ao Águas Santas Milaneza, a 32 golos, que procura agora fazer esquecer com uma vitória diante do rival da Luz. Já o SL Benfica, que nos primeiros três jogos do Campeonato Placard Andebol 1 perdeu com o Sporting CP e empatou com o Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, está agora inserido numa série de três vitórias consecutivas e o objetivo será reforçá-la nesta sempre difícil visita ao Norte do País.

Em antevisão ao Clássico deste sábado, Rui Silva, central do FC Porto e capitão da Seleção Nacional, fala na obrigação falhada de vencer em Águas Santas mas garante que o resultado não mexe na confiança portista: “Foi um jogo em que não conseguimos aquilo que queríamos. Não abala a nossa confiança, mas deixa-nos tristes o facto de não termos ganho. Sabíamos que era nossa obrigação, mas infelizmente não conseguimos. Durante o jogo tivemos várias situações para colocar a diferença nos cinco ou seis golos, mas falhámos na concretização. São coisas que podemos corrigir, pois ainda estamos no início do campeonato.”

Quanto ao escaldante desafio que se avizinha, Rui Silva acredita que serão os pequenos detalhes que vão ditar o desfecho do jogo frente a um dos candidatos ao título: “O Benfica vem aqui para tentar ganhar o jogo, pois é um candidato ao título. Como temos feito sempre, sabemos reagir a momentos menos bons. Esperamos um bom jogo de andebol e vamos com muita confiança de que vamos ganhar. (…) Vai ser um jogo tático com muita vontade e muito querer. Acredito que os pequenos pormenores vão fazer a diferença, por isso temos de entrar muito concentrados e tentar não falhar tantas bolas no ataque. Isso pode fazer a diferença.”

Do lado encarnado, Jota Gonzalez, treinador do SL Benfica, afirma que os pontos conquistados neste tipo de jogos contra os rivais diretos contam mais do que apenas os três pontos e acredita numa vitória: “É um dos clássicos que chega cedo, mas mais ainda foi o dérbi com o Sporting CP. Tinha preferido que esse jogo acontecesse mais tarde no calendário, mas não vale a pena olhar para a data do jogo, mas sim focar-nos em vencê-lo. Sei que é um jogo muito importante em Portugal, temos que tentar dar o máximo, porque [o FC Porto] é, claramente, um rival direto e estes pontos contam mais ainda. Penso que cada uma das equipas tem os seus problemas, com as ausências por lesão, mas penso que o mais importante é entrarmos concentrados. Temos que fazer um jogo completo e acredito que podemos vencer.”

Face ao início da temporada, o técnico espanhol vê uma evolução na equipa encarnada, mas há espaço para mais: “Creio que temos vindo a melhorar jogo após jogo, estamos cada vez mais entrosados. Estamos a fazer melhor as coisas, por exemplo, a nossa defesa está a funcionar muito bem, assim como na baliza, o que nos dá algumas oportunidades de contra-ataque e isso é o que não podemos desperdiçar neste jogo. Temos, no entanto, que melhorar um pouco o nosso ataque.”

Calendário – Campeonato Placard Andebol 1
Fase Regular – 7ª Jornada:
07.10.2023 – 15h00 – Vitória SC x Vitória FC, A Bola TV / andeboltv (diferido às 16h30)
07.10.2023 – 17h00 – Póvoa AC Bodegão Grupo CCR x Sporting CP, andeboltv
07.10.2023 – 18h00 – CF Os Belenenses x Águas Santas Milaneza, andeboltv
07.10.2023 – 18h00 – FC Porto x SL Benfica, Porto Canal / andeboltv (diferido às 19h30)
07.10.2023 – 18h00 – Artística de Avanca Bioria x ABC UMinho, andeboltv
08.10.2023 – 16h00 – FC Gaia Empril x Marítimo Madeira Andebol SAD, andeboltv

Patrocinadores Institucionais