Campeonato Placard Andebol 1: FC Porto soma vitória frente ao SL Benfica no Dragão Arena

PUB

Azuis e brancos contaram com uma reta final de sonho e acabaram por conquistar três pontos na ronda 7; Sporting CP mantém invencibilidade frente ao Póvoa AC Bodegão Grupo CCR.

A Ronda 7, do Campeonato Placard Andebol 1, arrancou em Guimarães, com a receção do Vitória SC ao Vitória FC, numa partida bastante equilibrada, com os comandados de Eduardo Fernandes a saírem a liderar para o descanso (17-16). Na segunda metade, os vimaranenses mantiveram-se na dianteira, apesar das aproximações dos sadinos e acabaram por selar a vitória a 37-35, com a ajuda de Vincent Maguy e André Azevedo, que combinados marcaram 21 golos.

Também o Sporting CP somou pontos, nesta jornada, frente ao Póvoa AC Bodegão Grupo CCR – mantendo-se como única equipa com estatuto invencível no Campeonato Placard Andebol 1 – vencendo por 23-35. Numa partida em que saiu para o descanso a vencer por sete golos e que terminou com Christian Moga a ser o melhor marcador, com o 7 tentos, na baliza verde e branca.

FC Porto – SL Benfica

No Porto, encontraram-se os dois eternos rivais – FC Porto e SL Benfica – à sétima ronda e após as duas equipas já terem perdido pontos no Campeonato Placard Andebol 1, na presente época. Os comandados de Carlos Resende haviam perdido pontos na passada jornada, frente ao Águas Santas Milaneza, empatando na Maia; já a turma de Jota Gonzalez, perdeu frente ao Sporting CP na ronda inaugural e, posteriormente, empatou na Póvoa de Varzim, pelo que este encontro foi de máxima importância para as aspirações de ambas as equipas. O encontro não começou sem que antes se fizesse um minuto de silêncio em memória de Abílio Pinho, antigo atleta do FC Porto.

Posteriormente, foram os encarnados a começar com bola e Ole Rahmel inaugurou o marcador para ver imediata resposta do internacional português, Rui Silva, na baliza contrária. Os dragões ampliaram a contagem para 2-1, mas o ponta encarnado bisou e voltou a igualar, até que, com dois golos sem resposta – por Pedro Valdés e Daymaro Salina – o FC Porto passou para o comando. Os guarda-redes passaram a estar em destaque na partida, com Diogo Rêma Marques de um lado e Mike Jensen do outro, e os golos acabaram por surgir em menor ritmo. Ander Izquierdo acabou por estabelecer o empate (5-5) à passagem dos 10 minutos e o encontro seguiu com igualdades sucessivas até que Antonio Llamazes finalizou um parcial que deu três golos de vantagem aos azuis e brancos (9-6). As águias voltaram a conseguir a aproximação, reduzindo para a margem mínima (10-9) mas, novo parcial levou os pupilos de Carlos Resende a distanciarem-se a três golos (12-9), quando faltavam apenas 10 minutos para o descanso. Na reta final do primeiro tempo, os guardiões continuaram a ser os protagonistas de diversos minutos sem golos de parte a parte, situação desbloqueada por Pedro Oliveira, quatro minutos mais tarde, em combinação com Rui Silva para jogada aérea. Os três golos à maior foram-se mantendo mas, perto do descanso, os encarnados levaram o jogo à margem mínima (16-15), situação que se manteve na recolha aos balneários.

Intervalo: 18-17

A entrada no segundo tempo deu-se com parada e resposta – e entrada de Gustavo Capdeville para a baliza encarnada – até que o FC Porto chegou aos quatro golos de vantagem (24-20), pela primeira vez na partida, levando Jota Gonzalez a colocar o cartão verde na mesa, quando passavam apenas oito minutos do início da segunda metade. O SL Benfica respondeu bem à paragem no encontro, reduzindo a diferença para dois (24-22) e, apesar de ter visto os dragões a ampliarem, conseguiu reduzir novamente para 26-24. António Areia mostrou-se de mão quente no encontro e levou o FC Porto aos, inéditos, cinco golos de vantagem a pouco menos de 13 minutos para o final. Mas, os encarnados não baixaram os braços e voltaram a chegar à margem mínima, colocando o placar a 32-31, mas o conjunto portista voltou a ampliar e manteve a toada até ao final, conquistando uma importante vitória, com a ajuda de Pedro Oliveira, melhor marcador para o lado azul e branco, com 7 golos.

Resultado Final: 37-33

No fecho da jornada, em Lisboa, o Águas Santas Milaneza venceu na deslocação ao terreno do CF Os Belenenses, apesar do equilíbrio registado ao intervalo (16-16), o resultado final foi de 28-33 e teve Pedro Cruz como artilheiro do encontro, com 8 tentos certeiros na baliza adversária.

Também o ABC UMinho saiu vitorioso em Avanca, após ter saído para o descanso a vencer por dois golos (14-16), conseguiu ampliar a vantagem no segundo tempo e Leonardo Silveira foi o que mais contribuiu, com 7 golos.

Calendário – Campeonato Placard Andebol 1
Fase Regular – 7ª Jornada:
07.10.2023 – 15h00 – Vitória SC x Vitória FC, 37-35 (17-16)
07.10.2023 – 17h00 – Póvoa AC Bodegão Grupo CCR x Sporting CP, 23-35 (15-22)
07.10.2023 – 18h00 – CF Os Belenenses x Águas Santas Milaneza, 28-33 (16-16)
07.10.2023 – 18h00 – FC Porto x SL Benfica, 37-33 (18-17)
07.10.2023 – 18h00 – Artística de Avanca Bioria x ABC UMinho, 26-31 (14-16)
08.10.2023 – 16h00 – FC Gaia Empril x Marítimo Madeira Andebol SAD, andeboltv

Patrocinadores Institucionais