Foi no passado dia 27 de setembro que SL Benfica e Artística de Avanca Bioria entraram em campo para dar início à Ronda 6 do Campeonato Placard Andebol 1, de forma antecipada, em duelo que terminou com triunfo encarnado. A ação está de regresso, com os restantes cinco jogos a preencherem as próximas duas noites, com destaque para o embate escaldante entre Águas Santas e FC Porto, agendado para as 21h00 desta terça-feira, no Pavilhão da Associação Atlética de Águas Santas.
A outra equipa ainda invicta a par dos Dragões, o Sporting CP, entra em campo na quarta-feira para defrontar o CF Os Belenenses, em casa, às 20h00. Uma hora mais tarde, é a vez do Marítimo Madeira Andebol SAD receber o Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, do ABC UMinho medir forças com o Vitória SC e do FC Gaia Empril visitar o terreno do Vitória FC.
Na época passada, este foi o duelo de abertura do Campeonato Placard Andebol 1, que terminou com uma vitória surpreendente da formação maiata por 28-27. Em 2023/2024, as duas formações que voltam a repetir presença nas competições europeias, encontram-se pela primeira vez à 6.ª Jornada e não se espera menos do que um duelo intenso e emotivo entre dois emblemas históricos do nosso andebol, como tem vindo a ser hábito ao longo dos anos. Nesta altura, o FC Porto (que tem cinco jogos e cinco vitórias) ocupa a terceira posição, com os mesmos 15 pontos do que SL Benfica (mais um jogo realizado) e Sporting CP, atual líder, ao passo que o Águas Santas Milaneza (que só disputou quatro partidas) surge na perseguição, atrás do ABC UMinho, com 10 pontos resultantes de três vitórias e uma derrota.
Em antevisão ao jogo grande da Ronda 6, Ricardo Moreira, treinador da formação maiata, revela os ingredientes necessários para que o desfecho seja positivo, contra uma equipa habituada às adversidades: “O jogo com o FC Porto será um jogo de exigência máxima. Temos verificado que têm imprimido grande velocidade nas transições ofensivas, o que lhes permite desgastar os adversários e tirar partido desse aspeto no final dos jogos. São um grupo de atletas habituados a jogos de grande dificuldade e exigência pelo que não esperamos qualquer tipo de facilidades. Se quisermos ter uma palavra a dizer neste encontro e termos a chance de conquistar pontos, vamos ter de fazer um jogo muito bem conseguido, intenso e concentrado.”
Do lado portista, António Areia, ponta-direita internacional português, recorda o registo invicto do emblema da Maia em sua casa e antevê um jogo difícil para o Campeão Nacional, que terá que apresentar o nível mais elevado de concentração para triunfar: “Temos um calendário apertado, com muitos jogos, mas acho que esta é a melhor forma de nos mantermos ao mais alto nível, com índices físicos elevados que nos permitam jogar a um ritmo alto. Historicamente o Águas Santas é um adversário complicado para nós e jogando fora será sempre difícil, por isso exige-se a máxima concentração para conseguirmos vencer o jogo. (…) É um pavilhão difícil de jogar, porque enche muitas vezes, principalmente contra nós, e isso é de dar valor. Mais importante do que tudo é a forma como encaramos o jogo, deixando que esses aspetos sejam secundários e focando-nos no principal objetivo, que é ganhar fazendo o trabalho como deve ser. Essa é a chave para ganharmos o jogo.”
O jogo entre Maiatos e Dragões contará com transmissão simultânea e em direto do Porto Canal e d’A Bola TV.
Calendário – Campeonato Placard Andebol 1
Fase Regular – 6ª Jornada:
27.09.2023 – 21h00 – SL Benfica x Artística de Avanca Bioria, 38-23 (20-12)
03.10.2023 – 21h00 – Águas Santas Milaneza x FC Porto, Porto Canal / A Bola TV / andeboltv (diferido às 22h30)
04.10.2023 – 20h00 – Sporting CP x CF Os Belenenses, Sporting TV / andeboltv (diferido às 21h30)
04.10.2023 – 21h00 – Marítimo Madeira Andebol SAD x Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, andeboltv
04.10.2023 – 21h00 – ABC UMinho x Vitória SC, andeboltv
04.10.2023 – 21h00 – Vitória FC x FC Gaia Empril, andeboltv