Chegou ao fim de mais uma edição da Champions Cup, que decorreu na ilha da Madeira, de 12 a 15 de outubro, e que contou com a participação de quatro emblemas portugueses: contamos aqui a história de cada um deles.
Femininos
O GRD Leça Love Tiles alcançou a sétima posição, no Porto Santo, com a formação de Leça da Palmeira – que teve em Catarina Oliveira a melhor defensora do Torneio – a iniciar o dia com uma derrota por 2-1, frente às espanholas do Fundación Fomento Deporte CBMP Ciudad de Málaga, num encontro bastante equilibrado, tal como ditou o primeiro set, que venceu por 12-14, mas no segundo acabou por cair em desvantagem ao fechar as contas a 21-20. Na fase derradeira – shoot-out – as comandadas de Pedro Sardo Pereira perderam por 7-2, o que afastou as portuguesas da luta pelo 5º lugar, tendo que se contentar com o sétimo (o melhor possível). No encontro para esta disputa, frente ao BHT Conkret Byczki Kowalewo Pomorskie, as portuguesas foram melhores, vencendo os dois sets: o primeiro por 19-18 e o segundo por 16-12. Fechadas as contas, a formação de Leça da Palmeira conquistou o sétimo lugar e Catarina Oliveira levou para casa o prémio de melhor defensora na All Star Team.
Já o Nazaré BHT não foi além do 12º lugar, tendo perdido o encontro do dia frente ao Kras Volendam, por 2-0, numa partida algo equilibrada no primeiro set, que as adversárias venceram por 20-24, já no segundo a diferença foi mais dilatada, com o tempo de jogo a ser fechado a 14-24. As nazarenas ficaram assim arredadas na 12ª posição, nas areias do Porto Santo.
Masculinos
Num dia muito emocionante para o andebol de praia português, o EFE Os Tigres LEVEL ficou com a medalha de prata, após ter saído derrotado na final, mas o dia começou de feição para a formação de Espinho. Nesta manhã, duas das equipas portuguesas em prova – formação de Espinho e GRD Leça SPAR – enfrentaram-se naquele que é já um duelo habitual para todos os lusos que acompanham andebol de praia e, desta vez, quem levou a melhor foram Os Tigres. Neste embate, que teve direito a shoot-out, foi a equipa de Leça da Palmeira a liderar no primeiro set, vencedo por 18-19, já no segundo set, foram os adversários a vencer por 14-12, levando o jogo à fase derradeira. Nesta fase, o EFE Os Tigres acabou por estar melhor e garantiu um lugar nas meias-finais, ao vencer por 7-4.
Na semi-final, contra o 12Monkeys Köln BHC, os portugueses estiveram melhores nas duas partes, vencendo o primeiro set por 20-23 e, o segundo por 10-16, conquistando o tão almejado lugar na final, onde enfrentaram o Rødby Beach Boys. Nesta final, os dinamarqueses foram melhores nas duas partes do jogo, vencendo por 16-22 e 10-16 o conjunto dos dois sets mas a formação de Espinho não veio de mão a abanar já que Vítor Pinhal foi considerado o MVP do Torneio, a juntar à medalha de prata.
Já os GRD Leça SPAR, após serem afastados pela outra equipa portuguesa, ficaram na quinta posição, conquistando o melhor lugar possível; num encontro frente ao HÍR-SAT BHC, da Hungria, num encontro que também teve direito a shoot-out após a formação de Leça da Palmeira ter vencido o primeiro set por 20-21 e o segundo ter ficado a cargo dos húngaros, por 17-14. Na fase derradeira, os portugueses levaram a melhor ao vencer por 4-8, e não só, Ricardo Castro foi considerado o melhor guarda-redes do Torneio, integrando também a All Star Team.
Por último, os Vegetas BHC ficaram na nona posição, ao terem saído derrotados frente aos espanhóis do Fundación Fomento Deporte CBMP Ciudad de Málaga, por 2-0, com os dois sets a registarem 18-16 e 15-14, respetivamente.
All Star Team
Três portugueses compusera a All Star Team da Federação Europeia de Andebol, no lado feminino, com Catarina Oliveira, do GRD Leça Love Tiles a ser considerada a melhor defensora e, nos masculinos, Vítor Pinhal, do EFE Os Tigres, a levar para casa o prémio de MVP e, ainda, Ricardo Castro do GRD Leça SPAR, a conquistar o título de Melhor Guarda-Redes do Torneio.