Com um Pavilhão João Rocha longe de estar cheio, o Sporting CP não podia ter começado melhor a campanha na EHF European League em 2023/2024, ao vencer de forma clara os polacos do KGHM Chrobry Głogów, que só tinham estado nas competições europeias por duas vezes na sua história, a última das quais há 16 anos.
7 inicial: André Kristensen, Orri Freyr Þorkelsson, Martim Costa, Natán Suárez, Francisco Costa, Mamadou Gassama e Edney Silva.
Dois golos seguidos nos minutos iniciais abriram caminho para o que seria uma vitória expressiva do Sporting CP na Jornada 1 do Grupo H da EHF European League. Os polacos do KGHM Chrobry Głogów, que contavam com o apoio de quatro solitários adeptos que viajaram até Lisboa, marcaram o primeiro golo apenas aos quatro minutos (2-1), antes de um primeiro grande momento de crescimento da equipa portuguesa que, aos 12 minutos, venciam por 9-3. Nesta altura, em que o guardião André Kristensen já contabilizava seis defesas, o treinador do emblema da Polónia pediu o primeiro time-out da partida. Os golos leoninos estavam distribuídos de forma equitativa por apenas três intervenientes: Natán Suárez, Francisco Costa e Martim Costa.
Só aos 17 minutos é que voltou a aparecer novo golo polaco (12-4), com muitas responsabilidades para o guarda-redes leonino e para a competente exibição defensiva do Sporting CP. Para a reta final da primeira parte, Ricardo Costa mudou praticamente todas as peças do seu xadrez mas a qualidade manteve-se e a diferença continuou a aumentar, de tal forma que houve novo pedido de time-out por parte do KGHM Chrobry Głogów, aos 23 minutos, com o marcador em 16-4.
Os polacos tiveram um pouco mais de critério na reação mas nada que fizesse abalar o ímpeto do Sporting CP, que saiu para o descaso a vencer por uma diferença de 13 golos. Francisco Costa e Jan Gurri, ambos com quatro golos, lideravam a lista de marcadores após 30 minutos.
Intervalo: 20-17
O início da segunda parte trouxe um KGHM Chrobry Głogów mais determinado e com ele um parcial de 1-3 para os visitantes (21-10), em apenas três minutos, mas rapidamente os Leões se recompuseram e voltaram a dilatar a vantagem que, em cima dos 15 minutos, era de 14 golos (28-14).
Sem sentir qualquer tipo de pressão e com a vitória praticamente garantida, os homens de Alvalade geriram o restante período do jogo a seu bel-prazer e ainda conseguiram atingir patamares inéditos até ao soar da buzina. Nenhum dos jogadores do KGHM Chrobry Głogów assinou mais do que três golos, ao passo que o espanhol Jan Gurri apontou sete e foi o melhor do encontro. Os dois guarda-redes leoninos terminaram o encontro com mais de dez defesas cada.
O próximo desafio europeu do Sporting CP está agendado para o dia 24 de outubro, no terreno da equipa romena do CSM Constanta, às 17h45 (hora portuguesa).
Resultado Final: 37-20
Top Player: André Kristensen – 12 defesas (63% eficácia)
EHF European League – Grupo H
1ª Jornada
17.10.2023 – 19h45 – Sporting CP x KGHM Chrobry Głogów, 37-20 (19-7)
2ª Jornada
24.10.2023 – 17h45 – CSM Constanta x Sporting CP, EHFtv