Com um 6:0 defensivo e duas trocas defesa-ataque, o Sporting CP protagonizou uma entrada em força no Simona Amanar Sports Hall, em Constanta, com cinco golos apontados de forma consecutiva após um primeiro e solitário golo romeno (1-5). Após cinco minutos, o os Leões apresentavam-se fortes defensivamente, exímios nas transições e, novamente, com Andre Kristensen em grande destaque, tal como aconteceu na jornada inaugural. Seguiu-se o primeiro e madrugador time-out para o CSM Constanta.
Após a paragem o jogo tornou-se mais equilibrado, com os romenos a conseguirem melhoraram nas suas ações, particularmente no ataque, ao passo que o Sporting CP passou a cometer mais erros. Aos 11 minutos, o marcador voltou a fixar-se na margem mínima (6-7). Três minutos mais tarde, o argentino Leonel Maciel entrou para assumir a baliza leonina e perto dos 20 minutos, o emblema verde e branco voltou a recuperar o fôlego no marcador, ao atingir de novo três golos à maior (8-11), algo que já não acontecia desde o minutos 7′.
Com 25 minutos decorridos, o CSM Constanta tirou o melhor partido do sistema 7×6 e concretizou o golo do empate (12-12), para uma grande festa dos muitos adeptos romenos presentes no pavilhão. Logo depois, após uma perda de bola no ataque e a atravessar o pior momento desde o início da partida, o Sporting CP viu-se a perder pela primeira vez (13-12) e Ricardo Costa pediu time-out para pedir mais fluidez e objetividade no ataque.
Debaixo de um forte equilíbrio e entre reviravoltas, foi a equipa lusa a recolher aos balneários na frente.
Intervalo: 15-16
Já na etapa complementar e após um forte período de parada e resposta, foi o CSM Constanta a desatar o nó e a chegar ao empate (20-20), após nove minutos. Aos 43 minutos, Ricardo Costa solicitou um time-out numa altura em que o Sporting CP perdia por 21-22 e em que o lateral Vitaly Komogorov era a principal ameaça do emblema romeno, já com oito golos marcados.
Perto dos 10 minutos finais, o CSM Constanta colocou-se de novo na frente (24-23) e mesmo com o os Leões a acusarem alguma falta de lucidez no momento da decisão, as duas oportunidades que os romenos tiveram à posteriori para chegar a uns inéditos dois golos à maior não tiveram sucesso, para alivio da turma portuguesa, que ainda acreditava num desfecho positivo.
No entanto, equipa da casa não desarmava e os derradeiros momentos de jogo foram de nervos, com o CSM Constanta a defender – há largos minutos -uma vantagem mínima que prevaleceu até ao final, já que os Leões desperdiçaram o último ataque que poderia ter dado o empate.
Francisco Costa, com sete golos, foi o melhor marcador do Sporting CP e o segundo da lista de marcadores do encontro.
Resultado Final: 29-28
Top Player: Vitaly Komogorov – 8 golos
O próximo desafio do Sporting CP na EHF European League será novamente fora de casa, no próximo dia 11 de novembro, frente aos húngaros do MOL Tatabanya KC, às 17h45 (hora portuguesa).
EHF European League – Grupo H
1ª Jornada
17.10.2023 – 19h45 – Sporting CP x KGHM Chrobry Głogów, 37-20 (19-7)
2ª Jornada
24.10.2023 – 17h45 – CSM Constanta x Sporting CP, 29-28 (15-16)
3ª Jornada
14.11.2023 – 17h45 – MOL Tatabanya KC x Sporting CP, Sporting TV