Decorreu, esta quinta-feira, a IV edição da Gala dos Prémios Empresariais Desportivos, organizada pela Fundação do Desporto e pela Patrocina un Deportista, no no Teatro Thalia, em Lisboa. O evento teve como principal objetivo galardoar os atletas, equipas, clubes, entidades e empresas, que mais se destacaram em 2022 e 2023, no âmbito do Alto Rendimento e do desporto para pessoas com deficiência.
A Seleção Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas, que se sagrou Campeã do Mundo e da Europa com brilhantismo, no ano passado, em Leiria, foi distinguida com o “Prémio Equipa”, tal como a Seleção Nacional de Futebol Feminina.
Entre as centenas de convidados que marcaram presença no Teatro Thalia, nomeadamente políticos, empresários, dirigentes, treinadores, atletas e outras personalidades, destacam-se Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal, Bernardo Novo, vice-Presidente da Federação de Andebol de Portugal, Joaquim Escada, Coordenador do Projeto Andebol4All, para além de Danilo Ferreira, Selecionador de Andebol em Cadeira de Rodas.
Em discurso, o líder máximo da instituição que tutela o Andebol em Portugal, Miguel Laranjeiro, fez questão de relembrar e enaltecer não só o maior feito alguma vez conseguido por uma Seleção Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas, de chegar ao topo do Mundo, como Portugal o fez em 2022, mas também de salientar a necessidade de o Estado ter uma “discriminação muito positiva para com estes projetos, pois caso contrário podem ser postos em causa”. Por fim, deixou ainda um agradecimento à presidente da Fundação do Desporto, Susana Feitor, e ao presidente da “Patrocina un Deportista”, Julian Casas.