Seleção Nacional sub-18: Nuno Santos convocou 16 atletas para o Scandibérico 2023

Evento junta Portugal, Espanha, Suécia e Noruega nos municípios de Pinhel, Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo e Mêda, de 2 a 4 de novembro; Convocatória divulgada esta quinta-feira e estágio arranca no dia 30 de outubro.

A meio do mês de outubro, o Scandibérico 2023, destinado ao escalão sub-18, foi oficialmente apresentado em Pinhel e agora, 10 dias depois, é tempo de conhecer os protagonistas que vão representar a Seleção Nacional nos embates contra as congéneres de Espanha, Suécia e Noruega, nos municípios de Pinhel, Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo e Mêda, de 2 a 4 de novembro. Nuno Santos, Selecionador Nacional sub-18 que tem agora à sua responsabilidade uma geração nova de atletas, convocou 16 jogadores, que representam sete clubes nacionais e ainda um alemão, que se vão juntar e começar a trabalhar a 30 de outubro, em Figueira de Castelo Rodrigo.

Os seis jogos do Scandibérico 2023 vão decorrer em quatro pavilhões e contarão com transmissão em direto na andeboltv.

Convocatória da Seleção Nacional sub-18 Masculina para o Estágio em Figueira de Castelo Rodrigo e Scandibérico 2023 (30/10 a 04/11/2023)

Uma nova era

A natural renovação das Seleções Nacionais coloca agora nas mãos de Nuno Santos uma nova geração de promissores atletas. O líder da equipa lusa admite que há uma carência maior em determinadas posições e que um dos objetivos passa por observar o comportamento coletivo e individual dos 16 convocados: “Este grupo de atletas já é nosso conhecido, nós agora começamos bastante mais cedo a fazer o acompanhamento dos atletas, não só através da Seleção Nacional sub-16, mas também pelos Centros de Treino. No entanto, em si é um grupo novo, com elementos que, no ano passado, eram mais novos e nunca integraram a Seleção Nacional da própria geração e agora vão ser integrados com os atletas da idade deles. Temos algum défice de jogadores canhotos e de elevada estatura e há posições em que nós estamos mesmo muito carenciados. Também convocamos o Artur Usatiuc [pivô do Rhein-Neckar Löwen] que é que é português mas que está a jogar na Alemanha, portanto há atletas que nós não conhecemos mesmo. Este torneio e este estágio vai servir também para nós observarmos o comportamento deles individualmente e enquanto grupo.”

Espanha, Noruega e Suécia também em renovação

Nuno Santos garante que o principal foco do trabalho passará pela defesa e que os resultados passam naturalmente para segundo plano. Algum desconhecimento mútuo entre as quatro seleções traz expectativa aos duelos: “Conhecemos com algum detalhe apenas a Noruega, que esteve no Festival Olímpico da Juventude este ano, portanto não temos grande informação sobre a Suécia e a Espanha e isso também traz alguma alguma curiosidade e expetativa em relação aos jogos e ao que vamos encontrar pela frente. Aquilo que se pretende mesmo não tem a ver com os resultados, nós vamos incidir o nosso trabalho fundamentalmente numa defesa um pouco mais profunda e procurar que eles adquiram um pouco mais de intencionalidade naquilo que é a procura da bola. Claro que temos também que dar sempre alguma atenção ao ataque, mas o grosso das unidades de treino, que não são assim tantas, vai ser dedicada ao trabalho defensivo.”

Pinhel, Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo e Mêda

Os quatro municípios que vão organizar o Scandibérico 2023 têm vindo a assumir um papel determinante na dinamização local da modalidade e este ano a aposta continua, para satisfação do Selecionador Nacional: “Estes quatro municípios já são habituais na organização deste tipo de torneios, portanto têm algum conhecimento daquilo que é o andebol. É uma região onde nós somos sempre muito bem recebidos e acarinhados, para além da divulgação da modalidade que também está presente e é de extrema importância.”

Scandibérico 2023
Calendário:
02.11.2023 – 15h00 – Espanha x Noruega, andeboltv (Pavilhão Municipal de Almeida)
02.11.2023 – 21h00 – Portugal x Suécia, andeboltv (Pavilhão dos Desportos de Figueira de Castelo Rodrigo)
03.11.2023 – 15h00 – Espanha x Suécia, andeboltv (Pavilhão Municipal de Mêda)
03.11.2023 – 21h00 – Noruega x Portugal, andeboltv (Pavilhão Municipal de Mêda)
04.11.2023 – 15h00 – Suécia x Noruega, andeboltv (Pavilhão Multiusos de Pinhel)
04.11.2023 – 17h00 – Portugal x Espanha, andeboltv (Pavilhão Multiusos de Pinhel)

Patrocinadores Institucionais