O sorteio das últimas 16 equipas em prova decorreu esta manhã, em Viena (Áustria), na sede da Federação Europeia de Andebol (EHF), com duas equipas portuguesas em representação da bandeira lusa – Madeira SAD e SL Benfica.
As insulares chegaram a esta fase da EHF European Cup 2023/2024 após terem deixado pelo caminho o MGA Fivers da Áustria e o ÍBV Vestmannaeyjar, da Islândia – pelo segundo ano consecutivo – que por sua vez eliminou o Colégio de Gaia Toyota. As comandadas de António Florido chegaram aos Oitavos de Final e têm pela frente o ATTICGO Bm Elche – equipa espanhola – que neste momento se encontra na segunda posição da División de Honor Feminino, em igualdade pontual com o Costa del Sol Málaga, [equipa de Patrícia Lima] e um ponto abaixo do líder Bera Bera. As espanholas, nesta caminhada europeia, já derrotaram o Byala, da Bulgária, e o Ionias, da Grécia, chegando assim, com as mesmas ambições que o Madeira SAD, que no plano interno também se encontra na segunda posição e, será por isso um duelo que tem todos os ingredientes para ser um grande espetáculo de andebol.
O SL Benfica, por sua vez, mantém um registo praticamente imaculado, tanto nas competições internas como externas, tendo apenas a registar uma derrota, frente ao Bera Bera, na edição 2023/2024, da Supertaça Ibérica e um empate na ronda inaugural do Campeonato 1ª Divisão Feminina e continua com a motivação em grande para chegar à final da competição europeia. A formação orientada por João Florêncio, nesta caminhada europeia, já deixou pelo caminho o Ferlach, da Áustria e, na última eliminatória, o HC Neistin, das Ilhas Faroé, que é também comandado por um português. Na próxima fase, as encarnadas vão enfrentar o AESH Pylea Thessaloniki, da Grécia, que também venceu nos 32 avos, o Kaerjeng, do Luxemburgo e na fase seguinte, o Rudar, de Montenegro e, nas competições internas, encontram-se na terceira posição, atrás de PAOK e Ionias, sendo por isso um adversário mais acessível para as Campeãs Nacionais que partem com grandes aspirações para esta eliminatória.
Os Oitavos de Final vão disputar-se entre os dias 13 e 14 de janeiro, a primeira mão e 20 e 21 do mesmo mês, a segunda mão.