O Pavilhão Municipal de Serpa – que recentemente recebeu a Supertaça 2022/2023 – foi o palco escolhido para acolher a Seleção Nacional sub-20 Masculina no primeiro estágio de preparação da época para o Campeonato da Europa de 2024, a decorrer em agosto do próximo ano. Os comandados de Carlos Martingo tiveram dois duelos frente à congénere da Alemanha, tendo sorrido no primeiro (31-28) e este sábado foi a vez dos germânicos festejarem (30-31).
Antes do apito inicial procedeu-se à entrega de lembranças entre as instituições e às equipas de Portugal e Alemanha, que contou com a presença de Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal, de João Efigénio, Presidente da Câmara Municipal de Serpa e de João Estrela, Presidente da Associação de Andebol do Algarve.
7 inicial: Bernardo Almeida, Miguel Carvalho, Miguel Oliveira, Xavier Barbosa, Francisco Coelho, Eduardo Leite e António Machado
Depois de um primeiro jogo – e primeira vitória – que deixou Carlos Martingo satisfeito, este sábado a Seleção Nacional sub-20 voltou a encontrar a formação da Alemanha, para o último de dois amigáveis, à procura de novo triunfo. Para o segundo encontro, o técnico luso fez algumas alterações no sete inicial – mantendo apenas António Machado, Miguel Oliveira e Xavier Barbosa – em relação ao jogo de sexta-feira.
Os germânicos entraram a marcar, por duas ocasiões, mas Miguel Oliveira respondeu em dobro e devolveu a igualdade ao marcador. Portugal apresentou algumas transformações no seu sistema defensivo, com Miguel Oliveira a assumir uma maior profundidade, o que lhe permitiu assinar a primeira vantagem de dois golos (5-3), à passagem do minuto 8′. Os portugueses conseguiram ir gerindo a vantagem e, sensivelmente a meio do primeiro tempo, Bernardo Almeida voltou a ser protagonista – tal como havia acontecido na sexta-feira – e, aliado ao bom desempenho defensivo luso, os portugueses dilataram a vantagem para quatro golos através de Eduardo Leite.
Com a diferença em quatro, o técnico alemão não hesitou em parar o encontro. A paragem surtiu efeito, em termos defensivos – pois não houve qualquer golo português nos cinco minutos seguintes – no entanto, no ataque da Alemanha, Bernardo Almeida continuava a parar várias investidas. Apesar do sucesso a nível defensivo, os homens de Carlos Martingo continuavam a sentir dificuldades a nível ofensivo e, após o 11-7 de Gabriel Conceição, a Alemanha cresceu e, em dez minutos, apenas permitiu dois golos lusos. A Seleção Nacional sub-20 segurou a margem mínima antes da saída para o descanso, com nova intervenção de Bernardo Almeida.
Intervalo: 13-12
No recomeço do encontro, a Alemanha deu seguimento ao bom momento e bastaram seis minutos para que Carlos Martingo parasse o encontro, com o marcador a assinalar uma vantagem de três golos a favor dos germânicos (16-19). Após a paragem técnica, a ligação entre Tomás Teixeira e José Ferreira falhou e, na resposta, Tim Hertzfeld carimbou a maior diferença registada até então entre as formações (16-20).
Alguns erros ofensivos continuavam a dificultar a tarefa dos lusos, que viram Marvin Slemer bisar em contra-ataque e a estabelecer nova maior diferença (18-24), a meio do segundo tempo. A Seleção Nacional não virou cara à luta e, após o 21-27 de Fritz Haake, Miguel Oliveira abriu o ativo para um parcial de 3-0 que obrigou o técnico germânico a parar o encontro à entrada dos dez minutos finais.
Com a diferença novamente em quatro golos (25-29), Carlos Martingo parou o encontro e lançou o 7×6 para os seis minutos finais. Eduardo Leite e Xavier Barbosa concretizaram um parcial de 2-0 e, pouco mais tarde, António Machado reduziu para a diferença mínima. Com menos de um minuto por jogar, o técnico alemão solicitou o seu último time-out, no entanto o golo não surgiu e, do outro lado, Portugal não foi capaz de concretizar, acabando por sair derrotado pela margem mínima.
Resultado Final: 30-31
Apesar da derrota deste sábado, a Seleção Nacional sub-20 termina o seu primeiro estágio da época – realizado em Serpa entre os dias 30 de outubro e 4 de novembro – com boas sensações, como afirma Carlos Martingo:
“Estamos extremamente satisfeitos com o trabalho desenvolvido durante esta semana. Penso que todos os objetivos que nós tínhamos traçado para este estágio foram conseguidos. Relativamente ao jogo de hoje, entrámos bastante bem, tivemos muito tempo por cima, fizemos uns excelentes 20 primeiros minutos, depois fomos um pouco abaixo, tivemos cerca de 30 minutos pouco conseguidos e depois nos últimos 10 minutos voltámos ao nível que já tínhamos exibido ontem e no início do jogo. Foi pena não termos conseguido ainda o empate, mas ficou a entrega, a luta, o acreditar sempre que era possível dar a volta e levamos muitas coisas boas destes dois jogos.”
O treinador medalha de prata no M20 EHF Euro 2022 deixou ainda uma palavra de agradecimento ao Município que acolheu a comitiva lusa:
“Quero agradecer à Câmara Municipal de Serpa e a todas as gentes daqui, que nos acolheram muito bem e nos proporcionaram condições fantásticas para trabalhar.”
Jogos Amigáveis – Serpa
Calendário:
03.11.2023 – 19h30 – Portugal x Alemanha, 31-28 (14-16)
04.11.2023 – 16h00 – Portugal x Alemanha, 30-31 (13-12)