Seleção Nacional sub-20: Portugal vence primeiro duelo com a Alemanha

Lusos triunfam no primeiro de dois duelos amigáveis com a formação germânica; este sábado pode acompanhar o último amigável em Serpa ou em direto na andeboltv pelas 16h00.

O Pavilhão Municipal de Serpa, que recentemente recebeu a Supertaça – edição 2022/2023 -, foi o palco escolhido para acolher a Seleção Nacional sub-20 Masculina no primeiro estágio de preparação da época para o Campeonato da Europa de 2024, a decorrer em agosto do próximo ano. Os comandados de Carlos Martingo venceram o primeiro de dois jogos amigáveis com a Alemanha. O último embate está agendado para as 16h00 deste sábado, que pode acompanhar em direto na andeboltv.

Portugal – Alemanha

7 inicial: Gonçalo Morgado, Xavier Barbosa, Miguel Oliveira, Filipe Monteiro, Tomás Teixeira, José Ferreira e António Machado

Foi um dos atletas mais experientes na Seleção Nacional sub-20, Miguel Oliveira, a inaugurar o marcador no Pavilhão Municipal de Serpa. O lateral esquerdo, a par com António Machado, são os únicos atletas que estiveram presentes no M20 EHF Euro 2022 – que decorreu em solo português – e que se mantêm no grupo sub-20, pelo facto de terem representado o escalão acima.

Os primeiros minutos assistiram a poucos golos, com ambas as formações a apresentarem o 6:0 como sistema defensivo e a causarem dificuldades no ataque organizado do adversário, à passagem do minuto seis Gonçalo Morgado negou o golo a David More, da marca de 7 metros, e manteve a liderança do lado luso (2-1). No entanto, foi o ponta esquerda germânico quem carimbou a reviravolta no marcador (2-3) e, ao décimo minuto de jogo a Anton Preubner ampliou (3-5).

Tomás Teixeira concluiu um parcial de 3-0 e devolveu a liderança a Portugal (8-7) e Miguel Oliveira acabou por registar a maior vantagem de Portugal em toda a primeira parte (9-7), no entanto a Alemanha tirou proveito de alguns erros ofensivos lusos para finalizar em transição e voltou a assumir o comando do marcador (12-13). Após nova igualdade, desta feita a 13, o técnico germânico pediu o seu primeiro time-out e os seus comandados cumpriram: parcial de 0-3 – que conferiu a maior diferença nos primeiros trinta minutos (13-16) – concluído com um golo aéreo de Tim Gommel. Na resposta, Bruno Correia concretizou mas António Machado desperdiçou um livre de 7 metros, já para lá do apito para intervalo, no frente a frente com Frederik Holer.

Intervalo: 14-16

O descanso trouxe uma Seleção Nacional sub-20 renovada e determinada em triunfar, bastaram pouco mais de dois minutos para Rafael Bravo, Francisco Coelho e Gabriel Conceição concretizarem três golos sem resposta e colocarem Portugal, novamente, na liderança (17-16). Os comandados de Carlos Martingo sofreram mas não abrandaram, primeiro por Gabriel Conceição surgiu a diferença de dois (19-17) e, pouco mais tarde, com a assinatura de Martim Gonçalves a maior vantagem lusa registada até então (21-18).

Os portugueses dominaram a primeira metade do segundo tempo mas, paulatinamente, a reação germânica foi surgindo – novamente impulsionada no aproveitamento das transições ofensivas – e Bem Connar Battermann reduziu para a margem mínima (24-23) para, instantes mais tarde, Tim Hertzfeld finalizar na baliza vazia e igualar o encontro. Após o 24-24 e com 48 minutos decorridos, Carlos Martingo levou o cartão verde à mesa.

Após a paragem técnica – e um ataque desperdiçado para cada lado – surgiu o golo, pela mão de Diogo Monteiro, mas o jogo seguiu numa maior toada de equilíbrio, com sucessivos empates. Bernardo Almeida parou uma investida germânica e deu a oportunidade de Portugal regressar aos dois golos de vantagem, que não foi concretizada no imediato mas, mesmo após um tempo técnico germânico, foi António Machado quem ampliou a vantagem (28-26).

Filipe Monteiro bisou, de forma consecutiva, e colocou a diferença em três (30-27), a pouco mais de um minuto do término do encontro. O técnico alemão levou o cartão verde à mesa numa última investida, mas Bernardo Almeida voltou a mostrar-se entre os postes lusos e ajudou Portugal a triunfar no primeiro de dois jogos particulares com a Alemanha.

Resultado Final: 31-28

Carlos Martingo mostrou-se bastante satisfeito com o desempenho dos seus atletas no jogo desta tarde, mas também com o decorrer do estágio. No entanto, alerta para o desafio de sábado: “No estágio para já todos os objetivos têm sido concretizados, tivemos uma ligeira infelicidade com o lesão do Nuno Oliveira ontem no treino, que nos obrigou a trocar por Miguel Carvalho. Relativamente ao jogo de hoje, penso que fizemos um excelente jogo, bastante conseguido, principalmente a nível defensivo, tivemos momentos muito bons. O 6:0 a funcionar contra uma excelente equipa, que é a Alemanha. Estamos muito satisfeitos com o que fizemos hoje. Amanhã tentaremos fazer tão bem ou melhor do que fizemos hoje. Além do excelente jogo, todos os jogadores que entraram, todos deram uma boa resposta e isso também me deixa satisfeito.”

Este sábado, a Seleção Nacional sub-20 volta a enfrentar a Alemanha para o último de dois jogos de preparação em Serpa. Pode acompanhar o jogo em direto na andeboltv pelas 16h00.

Jogos Amigáveis – Serpa
Calendário:
03.11.2023 – 19h30 – Portugal x Alemanha, 31-28 (14-16)
04.11.2023 – 16h00 – Portugal x Alemanha, andeboltv

Patrocinadores Institucionais