Campeonato Placard Andebol 1: Candidatos ao título vencem à 15.ª Ronda

PUB

Jogo da Semana entre Artística de Avanca Bioria e Águas Santas Milaneza foi adiado; FC Porto venceu em Guimarães; SL Benfica passou em Vila Nova de Gaia com dificuldade; Sporting CP recebeu e bateu o Marítimo Madeira Andebol SAD.

Este sábado jogaram-se apenas quatro partidas referentes à 15.ª jornada do Campeonato Placard Andebol 1, uma vez que o duelo entre Artística de Avanca Bioria e Águas Santas Milaneza foi adiado para data a definir, devido às condições do piso do Pavilhão Comendador Adelino Dias Costa, em Avanca. A 14ª jornada irá prosseguir na próxima terça-feira, com o embate entre Póvoa AC Bodegão CCR e ABC UMinho, que terá transmissão em direto na andeboltv a partir das 20h00.

No último jogo do dia, o Sporting CP recebeu e venceu o Marítimo Madeira Andebol SAD por 32-24, mas o resultado esconde as dificuldades que a formação insular impôs ao emblema verde e branco. Durante os primeiros 30 minutos, as duas equipas estiveram na frente do marcador e a máxima diferença foi de três golos, pertencente ao Sporting CP. Na reta final de primeira parte, a turma de Paulo Fidalgo cresceu até reclamar dois golos à maior, antes de sair para o descanso na frente, pela margem mínima (14-15). No entanto, a etapa complementar trouxe um Sporting CP completamente diferente em termos anímicos e, principalmente, no capítulo da intensidade e eficácia: um impressionante parcial de 10-2 deitou por terra qualquer tipo de ambição que o Marítimo Madeira Andebol SAD ainda pudesse ter nesta partida. Os Leões chegaram mesmo a ter nove golos de vantagem, mas terminaram o jogo com um triunfo por oito. Salvador Salvador superou a concorrência com oito golos marcados.

O FC Porto foi até Guimarães defrontar o Vitória SC, que chegava a este duelo extremamente moralizado pela mais recente série de resultados positivos: um empate e quatro vitória nos últimos cinco jogos, três das quais conquistadas de forma consecutiva. Os Campeões Nacionais justificaram em pleno o favoritismo e praticamente sentenciaram a partida nos primeiros 30 minutos, tendo alcançado 14 golos de vantagem até ao soar da buzina para o intervalo (10-24). Na etapa complementar, o ritmo de jogo abrandou para a equipa do FC Porto e o Vitória SC cresceu ligeiramente, sem que o triunfo portista fosse posto em causa. O resultado final foi de 23-41, com destaque para os seis golos do pivô espanhol do FC Porto, Ignacio Plaza, que superou os cinco remates certeiros de João Ferreira, do emblema vimaranense.

No duelo entre CF Os Belenenses e Vitória FC, que arrancou às 18h00, foram os homens de Belém a superiorizar-se durante a maior parte do tempo, para garantir um triunfo tranquilo por 38-21. A força da equipa da casa fez-se sentir de forma idêntica, tanto na primeira como na segunda metade, e ao intervalo a margem entre as duas formações era de oito golos (19-11). No segundo tempo, o Vitória FC não conseguiu reagir ao ponto de ficar perto de discutir o jogo e com este desfecho negativo são já 10 derrotas na prova, sete das quais consecutivas para os sadinos. De forma destacada, Tiago Pereira foi o artilheiro de serviço, com oito golos marcados.

O SL Benfica deu o melhor seguimento à mais recente vitória europeia diante do IFK Kristianstad- que, ainda assim, não impediu o adeus às competições europeias – e foi até ao Norte do país vencer o FC Gaia Empril, por 23-26. A formação orientada por Jota González nunca esteve tranquila na partida e passou grande parte do primeiro tempo em constantes desvantagens, que não ultrapassaram os dois golos, acabando por reagir bem perto do fim e recolher aos balneários na frente (13-14). Na segunda parte, os homens de Vila Nova de Gaia, que até então estavam a bater-se de igual para igual, perderam força e permitiram que o SL Benfica gerisse uma vantagem de três golos durante largos minutos até chegar um período atípico: na reta final, as Águias assinaram um parcial de 0-6 e chegaram a uma inédita vantagem de sete golos (21-28) e o FC Gaia Empril respondeu com cinco golos sem resposta (26-28). No final, faltou tempo ao FC Gaia Empril e o SL Benfica conseguiu segurar três golos à maior. Rodrigo Esteves, do conjunto gaiense, apontou sete golos.

Calendário – Campeonato Placard Andebol 1
Fase Regular – 15ª Jornada
09.12.2023 – 15h00 – Vitória SC x FC Porto23-41 (10-24)
09.12.2023 – 15h00 – FC Gaia Empril x SL Benfica26-29 (13-14)
09.12.2023 – 18h00 – CF Os Belenenses x Vitória FC, 38-21 (19-11)
09.12.2023 – 18h30 – Sporting CP x Marítimo Madeira Andebol SAD, 32-24 (14-15)
12.12.2023 – 20h00 – Póvoa AC Bodegão Grupo CCR x ABC UMinho, andeboltv
ADIADO – Artística de Avanca Bioria x Águas Santas Milaneza

Patrocinadores Institucionais