Federação Europeia de Andebol anuncia Ranking de Clubes para 2024/2025

PUB

Organismo que tutela o andebol europeu publicou os rankings que determinam a distribuição de lugares nas três competições de clubes da EHF para a época 2024/25.

As classificações baseiam-se no desempenho dos clubes durante um período de três épocas, portanto a lista de classificação para a época 2024/25 baseia-se nos resultados das temporadas 2020/21, 2021/22 e 2022/23; os pontos das respetivas épocas são divididos pelo número de competições e os pontos finais ditam a posição de cada nação no ranking.

Competições Masculinas

Na Machineseeker EHF Champions League a Noruega subiu três posições – do 12º para o 9º lugar – o que garante a entrada direta a uma equipa norueguesa na principal competição europeia de clubes. Apesar da igualdade pontual com a Ucrânia, o melhor desempenho na última época (2022/23) foi determinante para que os nórdicos assegurassem o nono lugar.

Em virtude da suspensão da Bielorrússia, sétima classificada no ranking, só foram atribuídos oito lugares na Machineseeker EHF Champions League, ficando a nona vaga para ser atribuída à nação com mais pontos na EHF European League. Portugal desceu do sétimo para o oitavo lugar no ranking da maior competição europeia, somando 61,67 pontos, ficando atrás da Bielorrússia que se encontra suspensa devido à guerra na Ucrânia.

Em relação à EHF European League, nada mudou em relação à época 2023/24, com Portugal e Alemanha (que é líder) a poderem enviar quatro equipas para a competição de 2024/25.

Competições Femininas

Na Women’s EHF European League, Portugal continua a ter o direito de colocar uma equipa, embora o Campeão Nacional – SL Benfica – tenha requerido um downgrade na presente época. Já na EHF European Cup, a nação portuguesa subiu duas posições (de 10º para 8º) e continua a poder participar com três equipas.

O resumo completo das competições masculina e feminina está disponível para visualização abaixo.

Men’s Ranking – Place Distribution – Season 2024/2025
Women’s Ranking – Place Distribution – Season 2024/2025

Patrocinadores Institucionais