Seleção Nacional sub-16: Portugal e Espanha empatam em Tarazona

PUB

Comandados de João Varejão conquistaram a igualdade ao cair do pano no segundo dia de competição.

7 Inicial: Santiago Póvoas, Francisco Escobar, Pedro Neves, Afonso Sousa, Miguel Mendes, Gonçalo Vieira e Vicente Almeida

A formação portuguesa voltou a entrar em campo, desta vez para enfrentar a anfitriã Espanha, no segundo dia do Torneio Internacional de Tarazona e, após a vitória de França sobre a Roménia. Bastaram cinco minutos para que Portugal chegasse a um parcial de 2-0, com os espanhóis a acusarem alguns problemas no setor ofensivo.

Esta situação acabou por ser ultrapassada mas o marcador manteve-se estático até perto dos 10 minutos, altura em que os Lusos dispararam para dois golos de diferença e, com Santiago Póvoas a dar ímpeto a Portugal para passar para quatro mas sem sucesso. O técnico espanhol pediu assim time-out para tentar recuperar da desvantagem (4-7).

Esta paragem acabou por resultar numa pequena redução mas, foi na reta final do primeiro tempo, que tudo mudou com Espanha a conseguir chegar ao empate a 10 golos e, após golo cá golo lá, os portugueses recolhem aos balneários em vantagem, com um golo de Miguel Mendes.

Intervalo: 11-12

Na segunda metade, após vários minutos sem golos, Espanha conseguiu levar a cabo um parcial de três golos sem resposta, causando a reviravolta no marcador e, obrigando João Varejão a parar o encontro. Mas quem saiu melhor da paragem foram os espanhóis que conseguiram alcançar o 17-12.

Portugal marcou o seu primeiro golo perto do minuto 13 e em pouco mais de dez minutos conseguiu voltar a equilibrar o encontro, com o adversário a apresentar grandes dificuldades no setor ofensivo, os Lusos foram reduzindo a pouco e pouco, chegando ao empate a 21 golos quando faltavam 2 minutos para jogar.

Até ao final ainda houve direito para golos de parte a parte mas, no último suspiro, novamente Miguel Mendes – melhor marcador do encontro com 12 golos – voltou a ser eficaz e colocou o empate no marcador.

Resultado Final: 23-23

João Varejão, técnico da Seleção Nacional, mostrou-se orgulhoso dos seus atletas e com boas sensações para o último dia:

“Mudámos o sistema defensivo e estivemos mesmo muito bem durante toda a primeira parte. Na segunda parte, Espanha aproveitou as nossas falhas no ataque e conseguiu passar para a frente, reagimos muito bem e foi na atitude que fomos buscar outra vez o jogo; este foi intenso e competitivo o que nos permitiu dar mais um passo em frente na nossa evolução. Os jogadores lutaram e entregaram-se mais uma vez. Amanhã contra a Roménia temos outros “bons problemas” para resolver durante o jogo e vamos procurar tomar boas decisões.”

Portugal volta a entrar em campo, amanhã, para a terceira jornada deste Torneio, frente à Roménia. Todos os jogos do torneio contarão com transmissão online em direto e poderá aceder ao jogo pretendido clicando na respetiva hiperligação apresentada em baixo e o Boletim de Jogo ao clicar no encontro pretendido.

Torneio Internacional de Tarazona
Calendário (hora portuguesa):
14.12.2023 – 17h00 – Espanha x Roménia, 22-22 (10-9)
14.12.2023 – 19h15 – França x Portugal, 29-22 (13-11)
15.12.2023 – 17h00 – Roménia x França, 28-40 (14-21)
15.12.2023 – 19h15 – Espanha x Portugal, 23-23 (11-12)
16.12.2023 – 16h30 – Portugal x Roménia, YouTube Balonmano Tarazona
16.12.2023 – 19h00 – Espanha x França, YouTube Balonmano Tarazona

No seguimento da participação neste Torneio Internacional de Tarazona, a Seleção Nacional sub-16 Masculina irá ainda estar reunida durante cinco dias após o Natal.

Patrocinadores Institucionais