O Pavilhão Municipal de Santo Tirso vai receber a Supertaça Kempa 2023 este fim-de-semana, 16 e 17 de dezembro, onde os caminhos de SL Benfica e Marítimo Madeira Andebol SAD se vão cruzar na primeira Meia Final enquanto que Sporting CP e FC Porto protagonizam mais um Clássico e lutam pela última vaga na grande Final.
O atual líder do Campeonato Placard Andebol 1 com 42 pontos, Sporting CP, procura erguer o troféu que lhe foge há precisamente 10 anos, tendo a última conquista sido alcançada em 2013, após vitória pela margem mínima (35-36), já para além dos 60 minutos, frente ao FC Porto, em Viseu. No seu palmarés, os verde e brancos contam com três Supertaças. Pedro Portela é o único jogador dos Leões que já venceu a prova ao serviço do Sporting CP e que volta a entrar em campo este fim-de-semana pela turma de Alvalade, enquanto que Fábio Magalhães e Rui Silva também venceram pelos Leões em 2013, mas entrarão em campo ao serviço do FC Porto.
Recorde-se que esta temporada os caminhos de Leões e Dragões já se cruzaram, para cumprir a Ronda 11 do Campeonato Placard Andebol 1, onde o Sporting CP acabou por sorrir pela margem mínima (25-26), no Dragão Arena.
Salvador Salvador, lateral do Sporting CP, em Conferência de Imprensa de antevisão que decorreu no palco da competição, em Santo Tirso, salienta a dificuldade da prova mas afirma que os verde e brancos tudo farão para ultrapassar os Dragões e seguir na conquista do troféu: “É um fim de semana de Supertaça com jogos difíceis. Temos a ambição de levantar o troféu como é óbvio, tal como os outros clubes que aqui estão. Sabemos a dificuldade que é mas temos também confiança nas nossas forças e estamos bastante motivados. Sobre o jogo de amanhã… é um clássico, o jogo que toda a gente quer jogar. Vai ser um grande jogo e vamos fazer tudo para estar na Final no domingo.”
O capitão do Sporting CP não encara os dez anos sem a conquista da Supertaça como uma ‘pressão extra’ mas sim como um factor motivador: “As vitórias trazem confiança como é óbvio, mas estamos num fim de semana que não tem nada a ver com o Campeonato, é um jogo, pelo menos, dois para quem ganhar, que são completamente diferentes, quem ganhar passa. Estamos numa competição que é bastante complicada de jogar. Nós para já metemos de parte o jogo do Campeonato, óbvio que aprendemos com o jogo no dragão e tentamos evoluir. Mas é um fim de semana diferente, temos a ambição de levantar este troféu que já foge ao Sporting CP há algum tempo e por isso estamos bastante motivados para o jogo de amanhã.”
Do outro lado estará o FC Porto, clube com maior número de Supertaças no seu palmarés – oito – e com a última conquista a remontar ao ano de 2021 onde, curiosamente, os azuis e brancos venceram a Final frente ao Sporting CP por 29-34. Uma dezena de atletas que estiveram presentes na última conquista dos Dragões mantém-se ao serviço dos azuis e brancos na presente época. De recordar que no Campeonato Placard Andebol 1 a turma orientada por Carlos Resende segue na segunda posição com os mesmos 42 pontos que Sporting CP, embora com mais um jogo realizado.
Daymaro Salina, pivô e capitão do FC Porto, relembrou a derrota no jogo relativo ao Campeonato, mas afirma que a ambição portista é vencer o Clássico para lutar pela reconquista do troféu e confirmar o registo como clube com o maior número de Supertaças: “No jogo para o Campeonato Placard Andebol 1 não correu como nós queríamos, sofremos a primeira derrota mas cada jogo tem a sua história. Amanhã é mais um clássico e é um troféu que queremos alcançar, já aprendemos com os erros que cometemos no jogo do Campeonato e penso que estamos preparados para os enfrentar amanhã. [Sobre jogar próximo de casa] penso que vamos ter muitos apoiantes do FC Porto cá e espero que nos ajudem para termos mais força para ganhar. Todos os troféus são importantes para o FC Porto e o objetivo é sempre ganhá-los e, por isso estamos cá, para levá-lo para casa. As quatro equipas aqui presentes têm muita qualidade e mérito, penso que vai ser um fim-de-semana de andebol de alta qualidade aqui em Santo Tirso.”
O Clássico entre Leões e Dragões está agendado para este sábado, pelas 17h30, enquanto que SL Benfica – atual detentor do troféu, conquistado em Serpa – medirá forças com o Marítimo Madeira Andebol SAD pelas 15h00. A Final será disputada no domingo, dia 17 de dezembro, pelas 18h00. Todos os encontros da Supertaça Kempa 2023 contam com transmissão em direto na RTP2.
As acreditações ainda podem ser pedidas através deste link até esta sexta-feira, 15 de dezembro. Os bilhetes têm o custo de 7,5€ para cada Meia Final e de 10€ para a Final e podem ser adquiridos através da BOL – ao clicar aqui – ou presencialmente durante a manhã de sábado até às 13h00 e domingo até às 16h00.
Supertaça Kempa 2023
16.12.2023 – 15h00 – SL Benfica x Marítimo Madeira Andebol SAD, RTP 2
16.12.2023 – 17h30 – Sporting CP x FC Porto, RTP 2
17.12.2023 – 18h00 – Final, RTP 2