Andebol representado no Encontro Nacional de Esperanças Olímpicas em Rio Maior

PUB

Evento do Comité Olímpico de Portugal (COP) voltou a juntar atletas aspirantes aos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 e Brisbane 2032.

Realizou-se, no passado fim de semana, o Encontro Nacional de Esperanças Olímpicas (ENO) organizado pelo COP que juntou no Centro de Alto Rendimento de Rio Maior, 99 atletas, 52 treinadores de 19 federações desportivas, assim como, pais e encarregados de educação que vivenciaram várias dimensões da preparação para os jogos Olímpicos.

O Andebol está inserido no Projeto de Esperanças Olímpicas devido à conquista da medalha de prata no M20 EHF Euro de 2022 e ao 6º lugar no IHF Junior World Championshio de 2023. Neste evento estiveram presentes 9 atletas internacionais (Filipe Monteiro, Tomás Teixeira, Ricardo Rocha, José Ferreira, Vasco Costa, Luís Fernandes, Tiago Sousa, Gabriel Conceição e Eduardo Costa) e, ainda, dois selecionadores: João Varejão e João Silva.

Durante os dois dias de atividade os jovens atletas participaram em atividades como “O Sonho Olímpico” com atletas olímpicos, conversaram com atletas e treinadores que representam o expoente máximo português, participaram num workshop de controlo Anti-Doping e ainda numa Master Class: “Como Produzir um snack pré-treino” sobre nutrição e preencheram questionários alimentares e de suplementação.

Os treinadores participaram ainda em sessões temáticas como o Triângulo “Treinador – Atletas – Pais”, a tecnologia no treino desportivo, preparação dos pós-carreira em jovens atletas, identificação e seleção de talentos, gestão de expectativas na transição para o escalão senior.

João Varejão reitera que “este tipo de iniciativas promove e desenvolve o verdadeiro espirito olímpico e os seus 3 valores fundamentais: Respeito, Excelência e Amizade numa agregação de um espírito da equipa Portugal”.

O Selecionador de 46 anos, em representação da Federação de Andebol de Portugal e José Sacadura, da Federação Portuguesa da Natação, apresentaram ainda dois modelos de Alto Rendimento e CAR. No caso do Andebol, a apresentação versou os resultados obtidos ao longo dos últimos anos e a forma de organização e linha de trabalho que tem sido adotada no passado recente.

Patrocinadores Institucionais