EHF European Cup: Duelo ibérico no Funchal a abrir os Oitavos de Final

PUB

Madeira SAD recebe as espanholas do ATTICGO BM Elche, este sábado, às 17h00 – transmissão em direto na andeboltv; Segunda mão joga-se no dia 20 de janeiro, em Alicante.

Para repetir o feito histórico da época passada e chegar aos Quartos de Final da terceira prova da Federação Europeia de Andebol, o Madeira SAD precisa de derrubar o ATTICGO BM Elche, emblema espanhol que figurou em todas as edições da competição, desde a primeira em 2020/2021 (quando passou a denominar-se EHF European Cup), ao contrário das lusas, que falharam apenas a inaugural. Em comum têm um percurso em crescendo, numa prova que, desde a sua criação, tem sido dominada por equipas espanholas: nas três edições, pelo menos uma equipa do país vizinho chegou à Final e em 2021/2022 chegaram duas. O melhor que o Madeira SAD conseguiu na prova foi alcançar os Quartos de Final, na temporada passada, época que viu o ATTICGO BM Elche disputar as Meias Finais.

Nesta nova edição, onde lusas e espanholas chegaram, naturalmente, motivadas para fazer ainda melhor do que nas épocas anteriores, os caminhos de ambas cruzam-se agora e pela primeira vez. Para chegar esta fase, o Madeira SAD deixou pelo caminho o MGA Fivers (Áustria) e o ÍBV Vestmannaeyjar (Islândia), enquanto que o ATTICGO BM Elche eliminou HC Byala (Bulgária) e OFN Ionias (Grécia). O conjunto de Elche, que se estreou nas competições europeias em 2009/2010 (na então EHF Cup), encontra-se atualmente no top-3 do principal campeonato feminino espanhol, ao passo que o Madeira SAD lidera o Campeonato 1ª Divisão Feminina, de forma isolada.

Em antevisão ao confronto ibérico, António Florido não tem dúvidas de que será uma eliminatória muito difícil mas garante que a equipa não vai facilitar a tarefa às espanholas e tem ambição para seguir em frente: “Estamos cientes da qualidade do BM Elche e sabemos que temos de encarar o jogo de forma muito séria, pois o adversário tem atletas com elevado nível técnico, para além de bem definido o seu modelo de jogo. Temos presente as dificuldades que nos irão apresentar, mas a equipa está confiante, concentrada e motivada. Esta equipa do BM Elche aproveita muito bem as características individuais das suas atletas, o que fará com que seja necessário as nossas atletas estarem muito concentradas e coesas, para fazermos da nossa defesa a chave para o sucesso ambicionado. Jogamos em casa e queremos, claramente, vencer perante o nosso público. Continuamos com alguns problemas físicos, mas a coesão, a entrega e o espírito de equipa farão, uma vez mais, parte da essência desta equipa.”

A partir das 17h00, no Pavilhão do Funchal, a andeboltv vai transmitir em direto o embate entre Madeira SAD e ATTICGO BM Elche, visto como um dos mais empolgantes dos Oitavos de Final.

EHF European Cup
Last 16 – 1ª Mão:
13.01.2024 – 17h00 – Madeira SAD x ATTICGO BM Elche, andeboltv
19.01.2024 – 18h30 – SL Benfica x AESH Pylea Thessaloniki, BTV
Last 16 – 2ª Mão:
20.01.2024 – 18h00 – ATTICGO BM Elche x Madeira SAD
20.01.2024 – 19h00 – AESH Pylea Thessaloniki x SL Benfica

Patrocinadores Institucionais