EHF European Cup: SL Benfica já tem caminho traçado até à Final

PUB

Encarnadas vão defrontar as turcas do Armada Praxis Yalikavaspor nos Quartos de Final; Caso avancem para as Meias irão medir forças com o vencedor da eliminatória entre MSK IUVENTA Michalovce e Cabooter HandbaL Venlo.

O SL Benfica é agora a única equipa portuguesa a competir na EHF European Cup e já conhece os obstáculos que terá que derrubar para chegar à Final da terceira competição feminina da Federação Europeia de Andebol. As Águias fizeram história há poucos dias, ao derrotar as gregas do AESH Pylea Thessaloniki (75-58 no agregado da eliminatória, disputada na íntegra em Lisboa), o que valeu a inédita qualificação para os Quartos de Final, ao passo que o Madeira SAD viu terminado o sonho depois do desaire em Espanha, no terreno do ATTICGO BM Elche.

O sorteio realizado esta terça-feira, à margem do EHF EURO 2024, na Lanxess Arena, em Colónia, definiu que o SL Benfica vai ter que medir forças com as turcas do Armada Praxis Yalikavaspor, compatriotas das atuais campeãs em título, que eliminaram a ADA São Pedro do Sul na Ronda 2. Em caso de vitória na eliminatória, as Campeãs Nacionais – que abdicaram da participação da EHF European League (segunda prova mais importante) – sabem que terão pela frente o vencedor da eliminatória entre o MSK IUVENTA Michalovce, da Eslováquia, que foi medalha de bronze na edição passada, e o Cabooter HandbaL Venlo (Países Baixos).

A última vez que o SL Benfica defrontou um emblema turco foi na edição de 2022/2023 e teve como resultado o afastamento da equipa lusa nos Oitavos de Final. O adversário, o Antalya Konyaalti BSK, acabaria por erguer o troféu.

Espanha, que teve pelo menos um finalista em cada uma das últimas cinco edições (duas das quais ainda na antiga EHF Challenge Cup), continua a ser o país mais representado nesta altura da prova, com três equipas e todas elas na metade oposta à do SL Benfica. Sem qualquer tipo de condicionante, o sorteio ditou um duelo 100% espanhol nos Quartos Final e quem vencer poderá defrontar o outro emblema do país vizinho, nas Meias. Ou seja, é impossível haver um duelo inteiramente falado em espanhol na Final (como aconteceu recentemente em 2021/2022) mas um Duelo Ibérico está em cima da mesa.

Sorteio dos Quartos de Final:

MSK IUVENTA Michalovce (Eslováquia) x Cabooter HandbaL Venlo (Países Baixos)
ATTICGO Bm Elche (Espanha) x HC Gjorche Petrov-WHC Skopje (Macedónia do Norte)
KH-7 BM. Granollers (Espanha) x Rocasa Gran Canaria (Espanha)
Sport Lisboa e Benfica (Portugal) x Armada Praxis Yalikavaspor (Turquia)

Sorteio das Meias Finais:

Vencedor do KH-7 BM. Granollers (Espanha) x Rocasa Gran Canaria (Espanha) contra o vencedor do ATTICGO Bm Elche (Espanha) x HC Gjorche Petrov-WHC Skopje (Macedónia do Norte)

Vencedor do MSK IUVENTA Michalovce (Eslováquia) x Cabooter HandbaL Venlo (Países Baixos) contra o vencedor do Sport Lisboa e Benfica (Portugal) x Armada Praxis Yalikavaspor (Turquia)

A primeira equipa sorteada (como indicado em cima) em cada eliminatória jogará a primeira mão em casa.

Os jogos da primeira mão dos Quartos de Final da EHF European Cup estão previstos para 9/10 de março e os da segunda mão para 16/17 do mesmo mês. As Meias-Finais vão realizar-se, respetivamente, a 20/21 e 27/28 de abril.

Patrocinadores Institucionais