IHF World Championship 2025: Bósnia e Herzegovina no caminho para o Mundial

PUB

Heróis do Mar ficaram a conhecer o adversário do Play-Off de acesso ao Campeonato do Mundo do próximo ano; Duplo confronto com a seleção dos Balcãs vai acontecer entre 8 e 12 de maio de 2024.

Decorreu, esta tarde, em Colónia – local que acolhe o Final Weekend do EHF Euro 2024 – o sorteio do segundo Play-Off que dá acesso ao Campeonato do Mundo de 2025, que terá lugar na Croácia, Dinamarca e Noruega, entre 14 e 29 de janeiro de 2025.

A armada de Paulo Pereira ficou a saber que vai defrontar a seleção da Bósnia e Herzegovia – contra quem Portugal já jogou por três ocasiões em jogos oficiais, a última das quais no Grupo D do EHF Euro 2020, em que venceu por 27-24. Antes desta data, é preciso recuar 11 anos, para um novo apuramento para um Campeonato do Mundo (2015), que ditou o afastamento luso, devido a uma derrota fora de portas por 31-29 e uma vitória insuficiente, em casa, por 27-26. Em encontros particulares, há a registar um empate e uma vitória para os portugueses, também em 2015.

O Selecionador Nacional reagiu a este sorteio e realçou a importância de Portugal entrar neste último Play-Off: “Creio que é importante sabermos que este sorteio, pelo facto de estarmos no Pote 1 – embora no Pote 2 também houvesse equipas mais fortes do que a Bósnia e Herzegovina – está associado à boa prestação que tivemos no EHF Euro 2024. Posteriormente, lembro-me que até há pouco tempo nós tínhamos que fazer todas as fases de qualificação para chegarmos a este último Play-Off, mas, neste momento, tendo em conta o ranking e as boas prestações da nossa Seleção, vamos diretamente à última fase.”

Paulo Pereira falou ainda sobre o adversário designado aos Heróis do Mar e o facto de jogar a primeira mão em casa: “A Bósnia é sempre um adversário que temos que analisar muito bem – como todos os outros oponentes – são apenas dois jogos, onde não podemos ter um ‘mau dia’ porque esse dia pode colocar dificuldades. Vamos trabalhar para que isso não aconteça, vamos em frente para a sétima competição consucutiva. Acredito que jogar em casa primeiro é sempre uma desvantagem, tal como aconteceu para o Mundial 2023, mas acabámos por conseguir corrigir no jogo fora, portanto temos que usar o exemplo dos Países Baixos para disputarmos esta qualificação.”

A primeira fase da qualificação será disputada entre 13 e 17 de Março – altura em que Portugal jogará o Torneio Pré-Olímpico – entre os seguintes países: Estónia vs Ucrânia, Finlândia vs Lituânia, Bélgica vs Itália, Eslováquia vs Israel. Os quatro vencedores transitarão para a próxima fase que foi, esta tarde, a sorteio.

Os organizadores (Croácia, Dinamarca e Noruega) já se encontram qualificados, assim como, França, Alemanha e Suécia (as três equipas melhor classificadas do EHF Euro 2024). Os quatro vencedores da primeira fase juntam-se às 18 restantes equipas do Campeonato da Europa e disputam um Play-Off, de 8 a 12 de maio de 2024, do qual sairão 11 vencedores que participarão no IHF Men’s World Championship 2025.

© Anze Malovrh / kolektiff

Procedimento
A atribuição dos lugares nos potes baseou-se na classificação no EHF Euro 2024:
Pote 1: Hungria, Eslovénia, Portugal, Áustria, Islândia, Países Baixos, Espanha, Montenegro, República Checa, Polónia, Macedónia do Norte
Pote 2: Georgia, Sérvia, Ilhas Faroé, Suíça, Roménia, Grécia, Bósnia e Herzegovina, Vencedor 1 (EST vs UKR), Vencedor 2 (FIN vs LTU), Vencedor 3 (BEL vs ITA),
Vencedor 4 (SVK vs ISR)
Uma equipa do Pote 1 foi sorteada contra uma equipa do Pote 2 e a equipa que for sorteada em primeiro lugar tem direito a jogar em casa na primeira mão.

Sorteio
(Vencedor Finlândia vs Lituânia) x Hungria
(Vencedor Bélgica vs Itália) x Montenegro
Grécia x Países Baixos
Roménia x República Checa
Espanha x Sérvia
Ilhas Faroé x Macedónia do Norte
Eslovénia x Suíça
Portugal x Bósnia Herzegovina
Islândia x (Vencedor Estónia vs Ucrânia)
Polónia (Vencedor Eslováquia vs Israel)
Georgia x Áustria

IHF World Championship 2025

Falta pouco menos de um ano para a nova edição do Campeonato do Mundo – a principal competição mundial da modalidade – que reúne as melhores seleções à escala planetária e os preparativos estão agora ao rubro na Croácia, Dinamarca e Noruega, com os três anfitriões alinhados para criarem um magnífico evento de Andebol. Esta será a terceira edição com 32 equipas, divididas em oito grupos de quatro equipas na fase preliminar, com as três melhores de cada grupo a avançarem para o Main Round, com os quartos classificados de cada grupo a seguirem para a President’s Cup. As duas melhores selecções de cada um dos quatro grupos da fase principal passam então aos quartos de final, sendo aplicado um sistema de eliminatórias até à final, altura em que será coroado o novo campeão. Os três co-anfitriões – Croácia, Dinamarca e Noruega – já estão qualificados para o IHF Men’s World Championship 2025.

Após a Dinamarca se ter coroado Tricampeã do Mundo na 28.ª edição (na Polónia e Suécia, em 2023), a equipa escandinava terá a oportunidade de defender o título em casa, uma vez que a próxima edição da competição será a primeira a ser organizada conjuntamente por três países, onde os atuais detentores do troféu se incluem.

Tanto a Dinamarca como a Croácia já organizaram anteriormente um Campeonato do Mundo, sendo a Noruega anfitriã pela primeira vez, mas o país escandinavo tem muita experiência na organização de grandes eventos, como é exemplo o IHF Women’s World Championship 2023, que decorreu em dezembro passado, juntamente com Dinamarca e Suécia.

“United in Handball” (Unidos no Andebol) é o lema do IHF Men’s World Championship 2025, com uma abordagem inovadora de uma organização conjunta, mas também com o poder do desporto, que pode criar laços fortes no campo e ligações inquebráveis fora dele, uma vez que os espetadores também fazem parte do espetáculo.

Patrocinadores Institucionais