Seleção Nacional sub-18: Tudo a postos para o duplo confronto com a Dinamarca

PUB

Lusos e nórdicos participam no Torneio Internacional Terras do Demo, em Moimenta da Beira, e vão medir forças esta sexta-feira e sábado, às 15h00 e 16h30, respetivamente; Transmissão em direto na andeboltv.

Para a Seleção Nacional sub-18 Masculina, a entrada em 2024 inicia uma ainda longa contagem decrescente para o grande momento do ano: o Campeonato da Europa. A comitiva lusa, excecionalmente liderada pelo treinador João Varejão – devido a ausência por motivos de saúde do Selecionador Nacional, Nuno Santos – já trabalha em Moimenta da Beira desde o passado dia 2 de janeiro, para preparar a participação no Torneio Internacional Terras do Demo, composto com dois jogos particulares, nos dias 5 e 6 de janeiro – transmissão em direto na andeboltv. Depois de ter defrontado Suécia, Espanha e Noruega, no Scandibérico em novembro do ano passado, o próximo teste na preparação lusa é a dobrar, frente à Dinamarca, e assume um grau de dificuldade elevada.

Recorde-se que quer Portugal, quer a Dinamarca, têm entrada direta no M18 EHF Euro 2024 – que vai decorrer em Montenegro – uma vez que se encontram no top-13 do ranking EHF da categoria sub-18 masculina, que se baseia no desempenho das seleções nos eventos entre 2018 e 2022. Por ordem, as primeiras 13 posições do ranking da geração são ocupadas atualmente por Espanha (1.º lugar – 216 pontos), Suécia, Alemanha, Croácia, Dinamarca, Islândia, Hungria, Eslovénia, Portugal (9.º lugar – 148 pontos), Noruega, França, Sérvia e Ilhas Faroé.

Em antevisão aos dois duelos frente aos nórdicos, João Varejão acredita que a Seleção Nacional sub-18 pode ser competitiva contra uma das melhores seleções do Mundo: “Temos um grupo de atletas em que realizámos cinco alterações relativamente ao Scandibérico, e que queremos observar em competição nesta semana de trabalho. As sessões de treino estão a correr muito bem, com todo o grupo focado e com vontade de competir. Todas as condições que nos estão a ser proporcionadas neste estágio em Moimenta da Beira têm sido extraordinárias. Relativamente à Dinamarca, é uma seleção que pertence a um grupo de equipas de excelência a nível Mundial e que Portugal quer aproveitar para se manter próximo desse mesmo patamar. Antevemos dois jogos com nível de exigência elevada, mas acreditamos que podemos ser competitivos e dar um passo em frente na preparação para o Europeu.”

Os dois jogos do Torneio Internacional Terras do Demo, entre Portugal e Dinamarca, vão decorrer no Pavilhão Municipal de Moimenta da Beira e a entrada é livre.

Torneio Internacional Terras do Demo
Calendário:
05.01.2024 – 15h00 – Portugal x Dinamarca, andeboltv
06.01.2024 – 16h30 – Portugal x Dinamarca, andeboltv

Patrocinadores Institucionais