Seleção Nacional sub-20: Comitiva já está em solo espanhol para disputar o Torneio 4 Nações

PUB

Estreia dos comandados de Carlos Martingo no torneio em Ciudad Real, Espanha, marcada para esta quinta-feira às 16h30 – hora portuguesa; Comitiva lusa deixou esta manhã Portalegre para rumar ao país vizinho.

Sem tempo a perder, a Seleção Nacional sub-20 Masculina começou o novo ano a trabalhar com vista à participação no Torneio 4 Nações, que vai decorrer em Espanha, de 4 a 6 de janeiro, e que serve de preparação para o Campeonato da Europa da geração, agendado para este verão. Os 16 atletas convocados e a equipa técnica liderada por Carlos Martingo reuniram-se em Portalegre, onde estiveram a trabalhar nos últimos dois dias, antes de seguirem viagem rumo ao país vizinho, de autocarro, tendo a primeira sessão de treino no palco da competição – a Quijote Arena – marcada para o fim de tarde ainda desta quarta-feira.

O Selecionador Nacional demonstrou total confiança nos 16 escolhidos para representarem Portugal neste primeiro momento competitivo de 2024, frente a Alemanha, Espanha e França, já com sensações de Europeu: “Vai ser um torneio de alto nível, com quatro excelentes seleções. As nossas expetativas passam por sermos competitivos nos três jogos que vamos realizar. Temos atletas que estão aqui pela primeira vez, outros que já não eram chamados há algum tempo. Vamos aproveitar também para os observar em contexto competitivo. Acreditamos que temos um grupo de trabalho bastante interessante.”

Quatro super Nações

O torneio vai reunir quatro seleções de alto gabarito que vão estar presentes no próximo Europeu da geração. A começar por aquela que organiza a competição em Ciudad Real e que, nos últimos anos, tocou o céu por duas vezes e que vai, certamente, causar dificuldades aos jovens lusos: “A Espanha é Campeã do Mundo e Campeã da Europa nesta geração, portanto, é uma seleção fortíssima e alguns jogadores já têm experiência da Liga Asobal, inclusive alguns com minutos na Liga dos Campeões. Está a jogar em casa e é naturalmente a favorita para vencer este torneio.”

Na memória está ainda presente o mais recente duelo de atribuição de 5º/6º lugares do último Mundial sub-19, no qual a seleção germânica levou a melhor sobre Portugal. Depois disso, houve ainda mais dois jogos de cariz particular, em Serpa: “A Alemanha é uma equipa contra a qual jogámos em novembro passado, disputámos dois jogos, fomos muito competitivos, ganhámos um e perdemos outro. Por isso, achamos que é uma seleção do mesmo nível do que o nosso, mas que também efetuou algumas alterações na convocatória. Será, com certeza, mais um jogo de bom nível.”

Foi, porventura, o nome mais sonante na lista de ausências do IHF Men’s Junior (U19) World Championship 2023 e, segundo Carlos Martingo, será preciso tirar notas in loco para ficar a conhecer mais sobre a geração gaulesa: “A França não esteve presente no último Campeonato do Mundo sub-19 e, portanto, é a seleção sobre a qual temos menos informação. Vai ser o nosso último jogo neste torneio, portanto também vamos ter oportunidade de os ver em competição contra a Espanha e Alemanha, para depois, termos uma ideia melhor sobre o que vamos defrontar.”

Torneio 4 Nações
Calendário (hora portuguesa):
04.01.2024 – 16h30 – Portugal x Alemanha, YouTube RFEBM
04.01.2024 – 19h00 – Espanha x França, YouTube RFEBM
05.01.2024 – 12h00 – Alemanha x França, YouTube RFEBM
05.01.2024 – 15h00 – Espanha x Portugal, YouTube RFEBM
06.01.2024 – 17h00 – França x Portugal, YouTube RFEBM
06.01.2024 – 19h30 – Espanha x Alemanha, YouTube RFEBM

Todos os jogos do Torneio 4 Nações contarão com transmissão em direto no Canal de YouTube da Real Federación Española de Balonmano.

Patrocinadores Institucionais