Campeonato 1ª Divisão Feminina: Ronda 17 é a penúltima antes da Fase Final

PUB

Jogo da Semana junta CJ Almeida Garrett e ADA São Pedro do Sul; SL Benfica e Colégio de Gaia Toyota favoritos nos respetivos redutos; Madeira SAD na Marinha Grande e CDE Gil Eanes em Braga.

Está prestes a começar a 17.ª e penúltima jornada da Fase Regular do Campeonato 1ª Divisão Feminina, que se vai jogar este sábado, na íntegra, de Norte a Sul do país. Numa altura em que praticamente todas as equipas em prova já conhecem o caminho que vão percorrer na Fase Final, o primeiro jogo do dia arranca às 15h00, em Braga, e vai colocar frente a frente ABC UMinho (5.º) e CDE Gil Eanes (7.º), dois emblemas que ainda têm ambições de alcançar o Grupo A – cenário bastante mais complicado para as algarvias, mas possível. Pouco depois (16h00), é a vez do SIR 1º de Maio CJB (8.º) receber o líder, Madeira SAD; e às 16h15 o Colégio de Gaia Toyota (4.º) tem encontro marcado com o último colocado, ARC Alpendorada Heavy OJP.

Jogo da Semana está agendado para as 18h30, em Vila Nova de Gaia, e terá de um lado a equipa sensação do Campeonato 1ª Divisão Feminina, CJ Almeida Garrett, e do outro ADA São Pedro do Sul, atual terceiro classificado – transmissão em direto na andeboltv.

A fechar o dia e também a Ronda 17, o Campeão Nacional, SL Benfica (2.º), terá pela frente um desafio caseiro, em que partirá como favorito, frente à Juve Lis, que ocupa a penúltima posição.

CJ Almeida Garrett – ADA São Pedro do Sul

Cinco meses após o início da temporada 2023/2024, é seguro dizer que CJ Almeida Garrett e ADA São Pedro do Sul respiram tranquilamente em todas as competições internas: cada um já garantiu vaga no Grupo A da Fase Final do Campeonato 1ª Divisão Feminina e estão ambos nos Quartos de Final da Taça FAP e nos Oitavos de Final da Taça de Portugal. A equipa de São Pedro do Sul está no 3.º lugar, com 39 pontos, enquanto que o conjunto de Vila Nova de Gaia ocupa o 6.º posto, com 32, e, curiosamente, com melhor registo ofensivo (432 vs 424). É, no entanto, na defesa que se nota uma maior desequilíbrio (437 golos sofridos vs 380 da ‘Academia’).

Tendo como referência os últimos cinco jogos, facilmente se percebe que a ADA São Pedro do Sul reagiu da melhor maneira a duas derrotas seguidas com o Madeira SAD, com cinco triunfos consecutivos. O mesmo não se pode dizer do CJ Almeida Garrett, que se tem afastado da consistência desejada, mas que demonstrou ser capaz do melhor e do pior: apenas uma vitória, duas derrotas (uma delas contra a Juve Lis) e dois empates, contra Colégio de Gaia Toyota e… SL Benfica.

Na única vez em que as duas equipas se defrontaram esta época, foram as sampedrenses a levar a melhor, por 24-17.

Em antevisão ao duelo da Ronda 17, Luís Santos, treinador do CJ Almeida Garrett, garante que a equipa quer chegar à Fase Final com o máximo de pontos possíveis e assume o objetivo de vencer:

“Iniciamos este sábado um novo objetivo contra uma equipa muito forte fisicamente. Após garantirmos a presença no Grupo A da próxima fase, estamos a trabalhar para termos mais consistência a nível de jogo. Tenho uma equipa jovem e um dos objetivos passa por desenvolver as capacidades das atletas. Este jogo é uma excelente oportunidade para provarmos o nosso valor e para crescermos enquanto equipa. Queremos chegar ao Grupo A com o máximo número de pontos possíveis e não queremos apenas ser competitivos. Vamos entrar em campo determinados em alcançar três pontos. No último jogo em nossa casa desta primeira fase, quero ainda apelar ao apoio do público. Eles têm sido fundamentais na nossa caminhada.”

Do outro lado, Alexandre Monteiro, técnico da ADA São Pedro do Sul, realça o objetivo de continuar na rota dos triunfos e destaca o estilo defensivo contrário: “Vamos ter um jogo complicado contra uma equipa que apresenta bons valores individuais e uma defesa subida, que pouco vemos no nosso campeonato. Teremos que ser organizadas e eficazes para reduzir as transições rápidas do CJ Almeida Garrett. O nosso objetivo é conquistar o máximo número de pontos possíveis para a próxima fase, como tal, temos ambição de ganhar todos jogos e este será mais um.”

Calendário – Campeonato 1ª Divisão Feminina
Fase Regular – 17ª Jornada
17.02.2024 – 15h00 – ABC UMinho x CDE Gil Eanes, andeboltv
17.02.2024 – 16h00 – SIR 1º de Maio CJB x Madeira SAD, andeboltv
17.02.2024 – 16h15 – Colégio de Gaia Toyota x ARC Alpendorada Heavy OJP, andeboltv
17.02.2024 – 18h30 – CJ Almeida Garrett x ADA São Pedro do Sul, andeboltv
17.02.2024 – 20h30 – SL Benfica x Juve Lis, BTV / andeboltv (diferido às 22h00)

Patrocinadores Institucionais