Campeonato 1ª Divisão Feminina: Sampedrenses vencem na deslocação a Braga

PUB

ADA São Pedro do Sul levou a melhor (21-33) frente ao ABC UMinho e consolidou terceiro lugar da tabela classificativa; Ronda 15 encerra este domingo, com a receção do Colégio de Gaia Toyota à formação do Madeira SAD.

ABC UMinho – ADA São Pedro do Sul

Fernando Fernandes – técnico da formação da casa – apostou num sistema defensivo quase individualizado no arranque do encontro à procura de surpreender o adversário e até foram as suas atletas as primeiras a sorrir, através de Naíde Gonçalves e Maria Pico. A liderança da formação da casa foi-se mantendo nas duas bolas de diferença até ao 5-3 de Ester Marques, momento em que Audília Carlos se mostrou preponderante na baliza e, no ataque, Vera Costa e Mornesa Tenda devolveram a igualdade ao marcador. E foi a angolana que, com dez minutos volvidos, apontou a primeira vantagem da ADA São Pedro do Sul, tirando proveito de um período de superioridade numérica (5-6).

O jogo seguiu favorável às visitantes que rapidamente alcançaram os três golos de vantagem (5-8) e levaram Fernando Fernandes a usar o seu primeiro time-out, sensivelmente a meio do primeiro tempo. Já com a defesa recuada, as bracarenses reduziram até à margem mínima (8-9) através de Margarida Cardoso, com o contributo de Rita Guimarães entre os postes. No entanto, nova investida por parte das visitantes elevou a diferença para quatro golos (8-12) através de Bruna Barbosa. Com cerca de seis minutos por jogar da primeira parte, foi a vez de Alexandre Monteiro parar o encontro para tentar conquistar uma maior vantagem antes do descanso, o que acabou por se confirmar com a ponta esquerda brasileira a confirmar os cinco golos de vantagem.

Intervalo: 13-18

Mornesa Tenda entrou a marcar para a ADA São Pedro do Sul no arranque da segunda parte (13-19) e foi peça importante nos minutos iniciais do reatar do encontro. A diferença entre as formações acabou por aumentar para sete (15-22) e, apesar das investidas por parte do ABC UMinho para reentrar na luta pelo resultado, as sampedrenses seguiam confiantes e acabaram mesmo por alcançar os dez golos de vantagem (17-27), ainda antes dos quinze minutos finais. Fernando Fernandes usou os últimos trunfos mas a vantagem seguiu para as visitantes que acabaram por registar uma vitória por doze golos de diferença e consolidar o terceiro posto da tabela classificativa do Campeonato 1ª Divisão Feminina. Naíde Gonçalves com 10 e Bruna Barbosa com nove foram as melhores marcadoras do encontro.

Resultado Final: 21-33

À mesma hora do Jogo da Semana foi a vez das Campeãs Nacionais somarem novo triunfo, desta vez na Marinha Grande, frente ao SIR 1º de Maio. As marinhenses não venderam fácil a vitória ao SL Benfica, mas as encarnadas já chegaram ao intervalo com quatro golos de vantagem (12-16) e acabaram por dilatar e confirmar o triunfo (23-29). Mihaela Minciuna foi a melhor marcadora do encontro, com seis golos, seguida de Joana Oliveira com cinco.

Duas horas mais tarde, foi a vez da formação da Juve Lis sorrir na deslocação ao reduto do CJ Almeida Garrett por 28-31. Ao intervalo as gaienses lideravam (13-12), mas no segundo tempo as comandadas de Marco Afra conquistaram a segunda vitória da época. Bárbara Ferreira com oito golos e Ângela Pessoa com sete foram as melhores marcadoras do encontro. A encerrar o dia de sábado, o CDE Gil Eanes conquistou uma expressiva vitória (11-39) diante do lanterna vermelha do Campeonato 1ª Divisão Feminina – ARC Alpendorada Heavy OJP. Carmen Figueiredo com nove golos foi a melhor marcadora do encontro e Maria Pinheiro foi a mais inconformada, pelas da casa, com quatro.

A Jornada 15 do Campeonato 1ª Divisão Feminina termina este domingo, dia 4 de fevereiro, com o Colégio de Gaia Toyota a receber o Madeira SAD pelas 14h00, para acompanhar na andeboltv.

Calendário – Campeonato 1ª Divisão Feminina
Fase Regular – 15ª Jornada
03.02.2024 – 16h00 – ABC UMinho x ADA São Pedro do Sul21-33 (13-18)
03.02.2024 – 16h00 – SIR 1º de Maio CJB x SL Benfica23-29 (12-16)
03.02.2024 – 18h00 – CJ Almeida Garrett x Juve Lis28-31 (13-12)
03.02.2024 – 18h00 – ARC Alpendorada Heavy OJP x CDE Gil Eanes11-39 (9-17)
04.02.2024 – 14h00 – Colégio de Gaia Toyota x Madeira SAD, andeboltv

Patrocinadores Institucionais