Campeonato Placard Andebol 1: Ajustes de calendário antes do regresso em força

PUB

Dois jogos em atraso agendados para esta terça e quarta-feira, em Lisboa e Avanca, respetivamente; Principal prova masculina de clubes regressa após mais de um mês de paragem devido ao EHF Euro 2024; Ronda 17 joga-se na íntegra este sábado.

Foram várias semanas de interregno, devido à realização do Campeonato da Europa – no qual Portugal garantiu a 7.ª posição, com direito a uma vaga no Torneio Pré-Olímpico – mas o Campeonato Placard Andebol 1 está de volta e no próximo sábado, dia 10 de fevereiro, todas as equipas vão competir na Ronda 17. Antes disso, é tempo de ajustes de calendário para os quatro emblemas que têm menos um jogo realizado do que os demais e estes serão os duelos a não perder: Vitória FC x Sporting CP e Artística de Avanca Bioria x Águas Santas Milaneza. Os referidos jogos em atraso vão acontecer nos próximos dois dias, na ressaca de um fim de semana dedicado aos 1/16 da Taça de Portugal, em que os dois emblemas nortenhos e o líder cumpriram, menos os Sadinos, que foram eliminados da Prova Rainha pelo Nazaré Dom Fuas AC, da II Divisão.

Esta terça-feira, às 20h00, os extremos tocam-se, com o favorito Sporting CP a ter oportunidade de aumentar o saldo 100% positivo na prova e somar a 16.ª vitória consecutiva em outros tantos jogos, frente a um emblema que milita na última posição, com apenas um triunfo a registar e ferido pela surpreendente eliminação da Taça de Portugal. Frente a frente estará o melhor e o pior ataque da competição no que toca a golos marcados, até ao momento (549 vs 360). No último jogo antes da paragem, ainda em dezembro do ano passado, o Vitória FC perdeu com o Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, por 19-29, ao passo que os Leões venceram o Águas Santas Milaneza, por 23-33. Nota: O jogo vai decorrer no Pavilhão João Rocha, em Lisboa.

Artística de Avanca Bioria – Águas Santas Milaneza

O emblema maiato prepara-se para lutar pelo regresso aos triunfos no Campeonato Placard Andebol 1, tal como a formação de Avanca, que se despediu igualmente de 2023 com uma derrota, frente ao FC Porto (33-24). Nesta altura, o Águas Santas Milaneza ocupa a 5.ª posição, com 34 pontos, bem distanciado da Artística de Avanca Bioria, atual 11ª classificada, com 21 pontos. Os Maiatos já venceram por nove ocasiões na prova, os Avancanenses apenas duas e o histórico recente de confrontos reforça o favoritismo dos visitantes: quatro vitórias e uma derrota nos últimos cinco duelos.

A Artística de Avanca Bioria já não vence o Águas Santas Milaneza no seu reduto desde 11 de fevereiro de 2020. O treinador, Rafael Ribeiro, fala em realidades diferentes mas garante que a equipa trabalha com o único objetivo de vencer, independentemente do adversário:

“Não é o melhor timing porque vimos de uma de uma paragem longa, tanto nós como o Águas Santas Milaneza, tivemos jogo da Taça de Portugal para retomar a competição, mas não é, efetivamente, a mesma coisa, e existe aqui um hiato temporal entre entre o último jogo oficial para o Campeonato e este jogo. Portanto, pode haver aqui alguma desconfiança da nossa parte e do outro lado também. O Águas Santas Milaneza é uma equipa muito forte do ponto de vista individual, todos os jogadores da primeira linha são tecnicamente evoluídos, experientes, com várias competências, um ataque, a meu ver, bem oleado, preparado e trabalhado. Depois é uma equipa que se caracteriza pela sua agressividade na defesa e pelas transições ofensivas. É um adversário que luta, claramente, por objetivos que não são os nossos, mas penso que podemos tentar tirar algum proveito do facto de termos estado parados durante todo este tempo, sabendo que é um jogo complicado. Mas nós cá estamos, dentro daquilo que é a nossa forma de estar, as nossas características, as nossas limitações, mas, sobretudo, as nossas valências. Jogando aqui em Avanca, tenho a certeza que nos vamos superar. É para isso que temos trabalhado. Vamos tentar superar para dificultar ao máximo a vida ao Águas Santas Milaneza, que também saberá, garantidamente, que não terá um jogo fácil.”

Do outro lado, Ricardo Moreira sabe que uma vitória faz o Águas Santas Milaneza ultrapassar o ABC UMinho e regressar ao 4.º lugar, pelo que esse é o único desfecho que a equipa ambiciona:

“A visita a Avanca tem sido, tradicionalmente, complicada para nós nestas últimas duas épocas e, desta forma, não esperamos outra coisa para o jogo da próxima quarta-feira. Precisamos do nosso melhor andebol para trazermos os três pontos desta difícil deslocação. O Avanca é das equipas mais intensas do nosso campeonato e é capaz de vencer qualquer adversário. Estamos em alerta máximo para este jogo em que só a vitória nos interessa.”

Ambos os duelos em atraso contarão com transmissão em direto na andeboltv.

Calendário – Campeonato Placard Andebol 1
Fase Regular – 14ª Jornada
06.02.2024 – 20h00 – Vitória FC x Sporting CP, Sporting TV / andeboltv (diferido às 21h30)
Fase Regular – 15ª Jornada
07.02.2024 – 21h00 – Artística de Avanca Bioria x Águas Santas Milaneza, andeboltv

Patrocinadores Institucionais