Campeonato Placard Andebol 1: Dérbi do Minho é prato forte da Ronda 17

PUB

Jogo da Semana joga-se em Guimarães com a receção do Vitória SC ao ABC UMinho – transmissão em direto na andeboltv a partir das 18h30; FC Porto e SL Benfica jogam em casa; CF Os Belenenses recebe o líder Sporting CP.

Vitória FC, Sporting CP, Artística de Avanca Bioria e Águas Santas Milaneza, que cumpriram jogos em atraso a meio da semana, foram os primeiros a saudar o regresso da principal prova nacional e, para este sábado, está reservada a Ronda 17 que será jogada na íntegra. O foco estará no Jogo da Semana, que vai decorrer na cidade de Guimarães, com Vitória SC (7.º) e ABC UMinho (4.º) a protagonizarem o segundo Dérbi do Minho da temporada. A partir das 15h00, o emblema leonino e atual líder vai voltar à ação, desta vez num dérbi da capital em casa do CF Os Belenenses (8.º) e, à mesma hora, será a vez do Póvoa AC Bodegão Grupo CCR (9.º) receber o Marítimo Madeira Andebol SAD (6.º).

Às 18h00 haverá mais dois jogos a iniciar e ambos a Norte do país: o sempre escaldante duelo entre o Campeão Nacional, FC Porto (2.º) e o histórico Águas Santas Milaneza (5.º), bem como a receção do FC Gaia Empril (10.º) ao último classificado, Vitória FC.

A Ronda 17 fecha no Pavilhão n.º2 da Luz, em jornada invertida, a partir das 21h00, com o jogo entre Artística de Avanca Bioria e SL Benfica.

Vitória SC – ABC UMinho

Para ambos os emblemas, o regresso às competições no novo ano civil – depois de uma longa paragem para a realização do EHF Euro 2024 – teve carimbo de sucesso, com Vitória SC e ABC UMinho a seguirem em frente na Taça de Portugal, os vimaranenses derrotaram o Almada AC, enquanto que os bracarenses deixaram pelo caminho o Arsenal Devesa, dois conjuntos da II Divisão. Agora o contexto é totalmente diferente. Não há como ficar indiferente a uma das rivalidades mais entusiasmantes do desporto nacional, transversal a todas as modalidades e, agora também no Andebol, desde a chegada do Vitória SC ao Campeonato Placard Andebol 1, esta temporada. O ABC UMinho conta com uma bagagem considerável de experiência, estatuto e títulos mas a imprevisibilidade é um dos segredos deste confronto. No jogo da primeira volta, que decorreu no mítico Pavilhão Flávio Sá Leite, os homens de Braga venceram por 36-30, em outubro passado.

Nesta altura do campeonato, o Vitória SC – que já arrecadou o título de equipa-sensação – ocupa o 7.º lugar, com 29 pontos, e ainda com tudo em aberto para, quem sabe, surpreender a concorrência e garantir presença no Grupo A da Fase Final. O ABC UMinho está no top-4, com os mesmos 36 pontos do que o Águas Santas Milaneza, com nove vitórias (mais quatro do que o rival), pelo que os objetivos principais parecem estar no caminho certo para serem cumpridos.

Em antevisão ao Dérbi do Minho, Eduardo Fernandes, treinador do Vitória SC demonstra total confiança nos seus atletas e diz que a equipa quer contrariar o favoritismo contrário: “Será, com certeza, um jogo com muitas dificuldades. Jogaremos contra uma equipa bem organizada e orientada e com jogadores com bons recursos individuais e que jogam sempre com muita intensidade e velocidade. É o atual 4.º classificado e com ambições de um lugar europeu, por isso, será um jogo muito complicado. Da nossa parte, tentaremos contrariar o favoritismo e encarar o jogo como mais um que, atingindo um bom resultado, ajudará no nosso objetivo da manutenção. Não será fácil, mas acredito nos meus jogadores e quando estão focados fazem coisas extraordinárias.”

Do outro lado, Filipe Magalhães, líder do ABC Minho, afirma que a equipa está pronta para encarar um desafio importante contra um adversário que, em casa, transcende-se na busca por um resultado positivo: “Estamos preparados para um jogo muito difícil contra o Vitória Sport Clube, sabendo que o adversário, principalmente a jogar em casa, é uma equipa muito aguerrida e luta com todas as suas forças para vencer os jogos. Da nossa parte teremos de fazer um jogo muito competente em termos defensivos, para contrariar os ataques bem trabalhados, muito pacientes e prolongados do Vitória SC. No ataque, teremos de ser muito aguerridos para ultrapassar a defesa do Vitória SC, que é sempre muito unida e lutadora. Estamos prontos para lutar pela vitória que nos aproxima ainda mais dos nossos objetivos nesta fase crucial do campeonato.”

O escaldante Dérbi do Minho arranca às 18h30 e contará com transmissão em direto na andeboltv.

Calendário – Campeonato Placard Andebol 1
Fase Regular – 17ª Jornada
10.02.2024 – 15h00 – CF Os Belenenses x Sporting CP, A Bola TV / andeboltv (diferido às 16h30)
10.02.2024 – 15h00 – Póvoa AC Bodegão Grupo CCR x Marítimo Madeira Andebol SAD, andeboltv
10.02.2024 – 18h00 – FC Porto x Águas Santas Milaneza, Porto Canal / andeboltv (diferido às 19h30)
10.02.2024 – 18h00 – FC Gaia Empril x Vitória FC, andeboltv
10.02.2024 – 18h30 – Vitória SC x ABC UMinho, andeboltv
10.02.2024 – 21h00 – Artística de Avanca Bioria x SL Benfica, BTV / andeboltv (diferido às 22h30)

Patrocinadores Institucionais