Centros de Treino Femininos Nacionais juntaram 64 atletas em Lagos

PUB

Centros de Treino Nacionais (CTN) Femininos para atletas sub-16 (nascidas entre 2008 e 2009) encontraram-se no passado fim-de-semana, no Algarve, para dias intensos de competição.

Para este evento enquadrado no II Torneio de Andebol Cidade de Lagos – Isilda Alves – ZIZI, organizado pela Associação de Andebol do Algarve foram realizadas quatro convocatórias: uma convocatória para cada CTN e uma outra mista, que reunia atletas que não estão abrangidas pelos CTN’s, mas que integraram este evento para uma observação alargada a todo o território nacional.

Com o objetivo de observar todas as atletas em competição com tempos de utilização aproximadamente iguais, foi utilizada a mesma estratégia na semana anterior com os CTN’s Masculinos, em Tavira. Onde cada grupo realizou três jogos (TxT) com três partes de 20 minutos, em que o resultado iniciava do zero em cada uma das partes. Desta forma foi possível privilegiar a evolução e desenvolvimento das atletas, sem o objetivo final de vitória entre Centros de Treino Nacionais, mas mantendo o sentido de competição bem presente em cada uma das partes.

Durante a competição e em constante diálogo, foram dadas indicações aos árbitros sobre a sua forma de intervir no jogo, de forma a fomentar determinados comportamentos técnico/táticos definidos como obrigatórios para potenciar este grupo de atletas. No primeiro dia foi realizada uma bateria de testes e avaliações pré-definida pelos elementos técnicos da Federação de Andebol de Portugal (FAP) para esta geração.

Para este encontro ficou definido não convocar atletas que já estão referenciadas e incluídas em trabalhos de Seleções Nacionais, abrindo espaço para observação e identificação de novos talentos. Foram também incluídas em convocatória algumas atletas sub-14 com potencial para observação. O enquadramento técnico foi realizado pela Diretora Técnica Nacional, Vera Lopes, com as Selecionadoras Nacionais sub-18 e sub-16, Sandra Martins e Sílvia Fernandes, respetivamente. Envolvidos na atividade estiveram também os treinadores responsáveis pelo CTN – Centro, Edgar Teixeira e CTN – Sul, Sónia Vieira, o coordenador Mário Miguel e Natália Santos, treinadora-adjunta da Seleção Nacional sub-18 Feminina.

Vera Lopes, Diretora Técnica Nacional, mostrou-se muito satisfeita com esta atividade: “Esta foi a primeira vez que organizámos este modelo de encontro entre Centros de Treino Nacionais Femininos e o feedback de todos os envolvidos é bastante positivo. Por um lado, temos os Selecionadores Nacionais e os responsáveis dos Centros de Treino Nacionais em “discussão” sobre qual o verdadeiro nível das atletas quando
comparadas entre elas. Por outro lado, temos algumas atletas que se revelam bastante competitivas e intensas, superando as expectativas, quando passaram da observação em contexto treino para uma observação em contexto de competição de nível elevado. Foi dado mais um pequeno passo na consistência do trabalho de observação nacional para identificação e referenciação de atletas com potencial através de uma experiência bastante enriquecedora para todas as atletas envolvidas.”

Patrocinadores Institucionais