EHF Euro 2024 Qualifiers: Convocatória final para a dupla jornada com a Finlândia

PUB

Seleção Nacional prepara-se para disputar os duelos da 3.ª e 4.ª jornadas do Grupo 3 da qualificação, nas cidades de Vantaa e Matosinhos; Portugal e Finlândia ainda não pontuaram e apenas duas vitórias interessam às Lusas para continuarem a sonhar.

Vencer ou vencer. A teoria é simples e a ambição continua intacta, mesmo depois das duas derrotas no arranque dos Qualifiers do EHF Euro 2024, frente a Países Baixos e Chéquia. Agora, a contar para as Rondas 3 e 4, a Seleção Nacional A Feminina terá pela frente a congénere da Finlândia (atual última do Grupo 3, também com zero pontos) em que apenas uma dupla vitória interessa para Portugal se manter na luta pela qualificação para Campeonato da Europa deste ano, tal como aconteceu pela primeira e única vez, no longínquo ano de 2008.

Esta terça-feira, José António Silva, Selecionador Nacional, tornou pública a convocatória final para o duplo confronto com a equipa nórdica, que é composta por 18 atletas e apresenta cinco alterações face à comitiva que defrontou Países Baixos e Chéquias nas primeiras jornadas: para os lugares de Bebiana Sabino (Colégio de Gaia Toyota), Ana Ursu (SL Benfica), Maria Unjanque (SL Benfica), Carolina Loureiro (Achenheim Truchtersheim) e Joana Garcês (Grafometal La Rioja) surgem Rita Campos (SL Benfica), Matilde Rosa (CDE Gil Eanes), Joana Resende (HB Clermont A. Métropole 63), Soraia Lopes (CDE Gil Eanes) e Neide Duarte (Madeira SAD).

O primeiro jogo entre Portugal e Finlândia está agendado para o dia 29 de fevereiro, às 16h30 – hora portuguesa – na cidade de Vantaa (a cerca de 20km da capital) e o segundo para o dia 3 de março, às 19h30, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.

Convocatória da Seleção Nacional A Feminina para as Jornadas 3 e 4 do Women’s EHF Euro 2024 Qualifiers (25/02 a 03/03/2024)

O Selecionador Nacional, José António Silva, lamenta as lesões que condicionam o coletivo luso e aponta a duas vitórias para que a qualificação continue a ser possível: “No próximo domingo vamos iniciar a concentração com vista aos dois jogos com a Finlândia, que se afiguram muito importantes para o nosso futuro. Como é sabido, estes jogos fazem parte do apuramento para o Campeonato da Europa 2024 e temos legítimas aspirações a vencê-los, por forma a conseguirmos estar na luta por esse apuramento. As jogadoras presentes na convocatória dão garantias de formar uma equipa que nos permite abordar os jogos tendo em vista a vitória, pese embora o facto de não conseguirmos manter o grupo tão estável quanto gostaríamos, muito por força das alterações que, sistematicamente, somos forçados a fazer pela ocorrência de lesões. Apesar disso, as atletas agora convocadas têm trabalhado connosco ao longo dos últimos tempos e estão identificadas com o nosso modelo de jogo, pelo que esperamos obter performances de bom nível.”

Desta vez, não haverá um primeiro estágio apenas com atletas que atuam no Campeonato 1ª Divisão Feminina e, por isso, a comitiva vai reunir-se no dia 25 de fevereiro na Maia, para dois dias de trabalho antes da partida para a capital finlandesa, Helsínquia. Após o jogo da Ronda 3 será tempo de regressar ao nosso país, desta vez para Matosinhos.

O líder da Seleção Nacional garante que é fulgural tirar o máximo partido de cada unidade de treino, que não serão muitas: “O principal constrangimento da nossa preparação, e como é normal no trabalho das Seleções Nacionais, vem do pouco tempo que temos para treinar: no máximo quatro treinos com toda a equipa. Como consequência, teremos de aproveitar muito bem todas as sessões de trabalho (treinos e reuniões) para que consigamos cumprir todos os objetivos delineados para a preparação dos jogos. Independentemente das questões atrás referidas, queremos fazer destes jogos mais um momento da nossa afirmação e pretendemos obter duas vitórias.”

Por fim, José António Silva revela os ingredientes para um desfecho feliz no duplo confroono com a Finlândia: “Estou convicto que se as atletas se apresentarem bem, e só o saberemos no domingo depois de as avaliarmos, temos todas as condições para levar de vencido este adversário. Para isso precisamos de jogar durante todo o tempo com o rigor e a eficácia que já alcançámos em diversos momentos de partidas anteriores, sem as oscilações que já nos custaram caro. Se as evitarmos, conseguiremos alcançar os nossos objetivos. Esta é a nossa hora e, por isso mesmo, temos a ambição de fazer destes jogos um momento marcante para o Andebol português.”

Bilhetes disponíveis a partir de 21 de fevereiro!

A entrada é gratuita. No entanto, é obrigatório levantar os bilhetes (máximo 4 por pessoa) na receção do CDC Matosinhos, a partir do dia 21 de fevereiro, nos seguintes horários:

Não é permitida a entrada a menores de 3 anos, de acordo com a legislação em vigor.

Acreditações

Os pedidos de acreditação para o quarto encontro da Seleção Nacional A Feminina no Grupo 3 do EHF Euro 2024 Qualifiers, contra a congénere da Finlândia, marcado para o dia 3 de março, deverão ser feitos AQUI.

EHF Euro 2024 Qualifiers
Calendário – Grupo 3:
12.10.2023 – 18h30 – Países Baixos x Portugal, 38-27 (20-14)
15.10.2023 – 15h00 – Portugal x Chéquia, 26-30 (13-14)
29.02.2024 – 16h30 – Finlândia x Portugal, RTP Play
03.03.2024 – 19h30 – Portugal x Finlândia, Canal 11

O Women’s EHF Euro 2024 terá lugar em quatro cidades de três países (Áustria, Hungria e Suíça), entre 28 de novembro e 15 de dezembro deste ano e estão já qualificadas as seleções dos países organizadores, bem como a campeã europeia em título, Noruega.

Patrocinadores Institucionais