EHF Euro 2024 Qualifiers: Portugal na Finlândia para trazer os primeiros pontos

PUB

Seleção Nacional já prepara o terceiro duelo do Grupo 3 na cidade de Vantaa, com ambição e otimismo; Finlândia x Portugal tem início às 16h30 (hora portuguesa) desta quinta-feira – transmissão em direto na RTP Play.

A preparação para o jogo da 3.ª jornada do EHF Euro 2024 Qualifiers entrou na reta final e é já em território finlandês que as comandadas de José António Silva ultimam preparativos para o duelo com a congénere nórdica, que também ainda procura os primeiros pontos na competição. Depois de uma terça-feira longa e cansativa, maioritariamente passada em viagem, as baterias já foram carregadas e o novo dia começou com trabalho de ginásio, sendo que o treino de adaptação ao palco do jogo está marcado para o final da tarde, na Energia Arena, em Vantaa.

Em caso de vitória, Portugal irá isolar-se na terceira posição do Grupo 3 e, uma vez que os quatro melhores terceiros (entre os sete grupos) terão entrada direta na grande competição deste ano, pelo que o objetivo imediato passa por justificar o favoritismo e ‘descolar’ da Finlândia que, curiosamente, até apresenta um melhor registo no que toca a golos sofridos face às Lusas (62 vs 68), perdendo, no entanto, por larga margem no capítulo dos golos marcados (34 vs 54).

Recorde-se que este será o primeiro Campeonato da Europa feminino composto por 24 seleções, pelo que, a juntar aos dois primeiros classificados de cada grupo, os quatro melhores terceiros também irão carimbar presença na prova que será organizada em conjunto por Áustria, Hungria e Suíça, entre 28 de novembro e 15 de dezembro.

Em antevisão ao primeiro de dois confrontos com a Finlândia, José António Silva só vê um desfecho feliz para Portugal como único cenário possível: “Como já referi por diversas vezes, estes jogos são muito importantes para o nosso objetivo, que é estar presente na Fase Final do Campeonato da Europa. Vamos defrontar uma equipa que nos pode colocar algumas dificuldades, mas que acreditamos estar ao nosso alcance. Num grupo difícil, em que duas seleções (Países Baixos e Chéquia) chegaram ao top-8 do último Mundial, a Finlândia é o adversário que temos necessariamente de vencer se queremos continuar a melhorar a nossa posição no ranking, facto que nos abrirá melhores possibilidades para futuras competições.”

O Selecionador Nacional lembro os triunfos passado com a Eslováquia nos Qualifiers do Europeu de 2022 e mostra que a lição está bem estudada quanto ao conjunto finlandês: “Assumimos, como sempre, a nossa ambição e responsabilidade, pelo que o nosso objetivo é a vitória nestes dois jogos. Apesar desta convicção, lembramo-nos que há dois anos, estando colocados no pote 4, vencemos os dois jogos com a equipa do pote 3 (Eslováquia), pelo que rodeamos a preparação destes dois encontros com o máximo cuidado. Fizemos o nosso trabalho e estamos muito bem identificados com o adversário, tendo já passado essa informação às atletas. Vamos defrontar uma equipa que tem como principal arma a organização ofensiva, na qual procura potenciar a capacidade da primeira linha e faz uma aposta forte nas transições defesa-ataque. Na defesa, a Finlândia utiliza principalmente um sistema defensivo 6:0 com alguma pressão nas linhas de passe, procurando condicionar o ataque adversário.”

Com o grupo unido e fiel aos seus princípios, os primeiros pontos irão aparecer como consequência de 60 minutos competentes, acredita o líder luso: “Atendendo ao curtíssimo tempo de preparação conseguimos cumprir todos os objetivos previstos e estamos preparados para a competição, não só porque o nosso modelo de jogo está mais consolidado, mas também pelas alterações do ponto de vista estratégico que promovemos para esta situação em particular. As atletas apresentaram-se sem grandes limitações e treinamos bem, pelo que com o compromisso, a humildade e o rigor que nos caracterizam temos a perspetiva de alcançar uma boa performance.”

Bilhetes já disponíveis!

A entrada é gratuita. No entanto, é obrigatório levantar os bilhetes (máximo 4 por pessoa) na receção do CDC Matosinhos, nos seguintes horários:

Não é permitida a entrada a menores de 3 anos, de acordo com a legislação em vigor.

Acreditações

Os pedidos de acreditação para o quarto encontro da Seleção Nacional A Feminina no Grupo 3 do EHF Euro 2024 Qualifiers, contra a congénere da Finlândia, marcado para o dia 3 de março, deverão ser feitos AQUI.

EHF Euro 2024 Qualifiers
Calendário – Grupo 3:
12.10.2023 – 18h30 – Países Baixos x Portugal, 38-27 (20-14)
15.10.2023 – 15h00 – Portugal x Chéquia, 26-30 (13-14)
29.02.2024 – 16h30 – Finlândia x Portugal, RTP Play
03.03.2024 – 19h30 – Portugal x Finlândia, Canal 11

O Women’s EHF Euro 2024 terá lugar em quatro cidades de três países (Áustria, Hungria e Suíça), entre 28 de novembro e 15 de dezembro deste ano e estão já qualificadas as seleções dos países organizadores, bem como a campeã europeia em título, Noruega.

GRUPO 3JVEDGOLOSDIFPTS
1. Países Baixos220069 : 40294
2. Chéquia220061 : 47144
3. Portugal200253 : 68-150
4. Finlândia200234 : 62-280

Patrocinadores Institucionais