EHF Euro 2024 Qualifiers: Portugal vence escandinavas e conquista os primeiros pontos no Grupo 3

PUB

Deslocação a Vantaa, na Finlândia, foi positiva e as portuguesas trazem dois pontos na bagagem; Novo embate será no próximo domingo frente ao mesmo adversário no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.

7 Inicial: Isabel Góis, Carolina Monteiro, Joana Resende, Patrícia Lima, Nádia Rodrigues, Beatriz Sousa e Neide Duarte.

Após duas rondas com resultados negativos na Qualificação para o EHF Euro 2024, Portugal regressou ao ativo frente à Finlândia, na deslocação ao país nórdico e o início de jogo não foi favorável na Vantaa Energia Arena, já que a congénere se adiantou no marcador com um parcial de dois golos contra zero.

Patrícia Rodrigues conseguiu reduzir na conversão de um livre de 7 metros e Carolina Monteiro, da posição de pivô, levou o jogo à margem mínima (3-2), no entanto, as escandinavas acabaram por voltar aos dois golos à maior, na sequência de uma falha no ataque luso. Com 10 minutos volvidos, as comandadas de José António Silva voltaram a reduzir e Beatriz Sousa acabou por equalizar e deu o mote para que Joana Resende colocasse Portugal na frente, pela primeira vez, aos 14 minutos.

Os dois golos de vantagem das portuguesas acabaram por surgir naturalmente (5-7) e, com a ajuda de Isabel Góis, mantiveram-se em vantagem apesar de algum desacerto ofensivo e acabaram por levar ao pedido de time-out por Tomas Mecklin, treinador adversário. Quem saiu melhor da paragem foi a equipa das Quinas que ampliou a vantagem para quatro golos e, paulatinamente, foi ampliando a contagem.

Na reta final do primeiro tempo, a Finlândia apresentou algum ascendente e obrigou José António Silva a parar o encontro, quando o marcador assinalava 11-14, e as lusas mantiveram o comando aquando da recolha aos balneários.

Intervalo: 12-15

Na entrada para a segunda metade, Portugal levou a cabo um parcial de três golos sem resposta (12-18) e, apesar duma ligeira redução das finlandesas, para quatro, as lusas voltaram a ampliar no comando. Johanna Hilli ainda voltou a marcar mas as comandadas de José António Silva voltaram a impôr o seu jogo e levaram o mesmo a uma diferença não antes vista (15-22).

De seguida, novo desacerto ofensivo, levou a um parcial de três golos das escandinavas, após pausa no tempo de jogo pelo técnico Tim Mecklin e a diferença voltou a quatro golos (18-22). A formação das Quinas voltou a recuperar e respondeu na mesma moeda.

As lusas mantiveram a toada até ao final e conquistaram os primeiros dois pontos no Grupo 3, posicionando-se para alcançar a qualificação através do lugar de melhor terceiro.

Resultado Final: 21-28

MVP: Beatriz Sousa – 5 golos (63% de eficácia)
Top Scorers:
Beatriz Sousa (5 golos) e Mihaela Minciuna (5 golos)

José António Silva salienta que este primeiro triunfo nos Qualifiers do EHF Euro 2024 foi consequência da superioridade lusa face à Finlândia e da concentração em momentos importantes que esteve sempre presente: “O nosso início não foi bom, definitivamente, talvez com algum nervosismo porque estávamos com muita vontade de fazer as coisas, até fizemos um aquecimento muito rápido à espera que o jogo começasse, o que, eventualmente, terá perturbado um pouco aqueles primeiros minutos. Depois estabilizámos, cometemos ainda alguns erros, mas fizemos um jogo bom, organizado, em que toda a equipa está consciente daquilo que tem que fazer dentro do campo. Por isso, foi uma vitória normal, num jogo que esperava que acabasse com este desfecho, uma vitória nossa, porque sentimos que estamos a atravessar um bom momento.”

Na caminhada para o grande objetivo de estar presente numa grande competição internacional, vencer é o que conta mas, para subir patamares no ranking dos melhores, é necessário melhorar um pouco mais a cada dia, admite o líder da Seleção Nacional: “Ganhar é muito importante e decisivo – da forma que foi ainda melhor. No entanto, dá também para identificar alguns aspetos que podemos melhorar e, se o fizermos, conseguiremo-nos aproximar ainda mais das equipas de topo. Falhámos ainda muitos remates, em circunstâncias que não se justificam, com algumas falhas na transição (devido ao facto de tentarmos jogar rápido) mas, globalmente, na defesa estivemos bem. Há um outro objetivo que continuamos a cumprir e a trilhar que é o facto de começar a aparecer cada vez mais gente em condições de interpretar o nosso modelo de jogo e de estar integrada na equipa com destaque para as mais jovens que, progressivamente, terão um papel mais relevante na equipa.”

Portugal volta a entrar em campo este domingo, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, para novo embate com a congénere finlandesa, pelas 19h30.

Bilhetes já disponíveis!

A entrada é gratuita. No entanto, é obrigatório levantar os bilhetes (máximo 4 por pessoa) na receção do CDC Matosinhos, nos seguintes horários:

Não é permitida a entrada a menores de 3 anos, de acordo com a legislação em vigor.

Acreditações

Os pedidos de acreditação para o quarto encontro da Seleção Nacional A Feminina no Grupo 3 do EHF Euro 2024 Qualifiers, contra a congénere da Finlândia, marcado para o dia 3 de março, deverão ser feitos AQUI.

EHF Euro 2024 Qualifiers
Calendário – Grupo 3:
12.10.2023 – 18h30 – Países Baixos x Portugal, 38-27 (20-14)
15.10.2023 – 15h00 – Portugal x Chéquia, 26-30 (13-14)
29.02.2024 – 16h30 – Finlândia x Portugal, 21-28 (12-18)
03.03.2024 – 19h30 – Portugal x Finlândia, Canal 11

O Women’s EHF Euro 2024 terá lugar em quatro cidades de três países (Áustria, Hungria e Suíça), entre 28 de novembro e 15 de dezembro deste ano e estão já qualificadas as seleções dos países organizadores, bem como a campeã europeia em título, Noruega.

Patrocinadores Institucionais