EHF Euro 2024 Qualifiers: Seleção Nacional arrancou os trabalhos na Maia

PUB

Primeiro estágio do ano, com vista aos duelos da 3.ª e 4.ª jornadas do Grupo 3 da qualificação, frente à Finlândia, teve início este domingo; Internacionais que atuam no estrangeiro integraram a comitiva esta tarde, após a primeira sessão de treino.

Foi com contingente reduzido que a Seleção Nacional A Feminina iniciou o primeiro estágio de 2024, que visa preparar os próximos dois jogos do Women’s EHF Euro 2024 Qualifiers, ambos frente à congénere da Finlândia, a contar para as Rondas 3 e 4 do Grupo 3. Na primeira sessão de treino, que decorreu no Municipal da Maia, José António Silva contou com 11 atletas para duas horas ligeiras de trabalho de pavilhão e as restantes sete atletas internacionais convocadas, que atuam no estrangeiro, integraram a comitiva no decorrer do dia, a tempo de participar no treino da tarde. São elas: Ana Carolina Silva (BMC Motive.CO Gijon), Beatriz Sousa (Toulon Métropole Var HB), Jéssica Ferreira (HB Clermont A. Métropole 63), Joana Resende (HB Clermont A. Métropole 63), Luciana Rebelo (Team Esbjerg), Mariana Lopes (Bayer Leverkusen) e Patrícia Lima (Costa del Sol Málaga).

Face à ausência da capitã, Bebiana Sabino, a contas com uma lesão no pé, a central Patrícia Lima é a porta-voz da confiança lusa para dois embates de extrema importância: “O grupo está extremamente motivado, a evolução da Seleção Nacional é notória e não tenho dúvidas que chegamos a estes dois jogos preparadas e com muita ambição. Estes jogos podem ser dos mais importantes dos últimos anos para o andebol feminino português e a equipa está plenamente ciente disso. Estamos a duas vitórias de dar um passo importante para alcançar um objetivo que há muito tempo ambicionamos. São duas finais em que só a vitória nos interessa para continuar a sonhar com o Europeu.”

Estão agendadas cinco sessões de treino na cidade da Maia antes da partida para a Finlândia, que vai acontecer esta terça-feira, com chegada a Vantaa (a cerca de 20km da capital, Helsínquia) prevista para as 23h00 locais. Após o primeiro duelo com a congénere nórdica, o estágio de preparação para o jogo da 4.ª jornada vai prosseguir em Matosinhos, a partir do dia 1 de março.

Enfim, de volta!

Rita Campos e Neide Duarte, que atuam no SL Benfica e Madeira SAD, respetivamente, têm em comum o facto de terem estado afastadas da competição, devido a lesão e de, agora, recuperadas e ambiciosas, regressarem à Seleção Nacional para os próximos compromissos dos Qualifiers do Campeonato da Europa deste ano.

No caso da pivô de 21 anos, a paragem foi consideravelmente maior face à gravidade da lesão no joelho (rotura do ligamento cruzado anterior e rotura do menisco interno). Foram mais de dois anos sem vestir a camisola das Quinas e agora, ultrapassados os tempos mais conturbados, é tempo de voltar a ganhar confiança: “É muito bom poder voltar a ter a oportunidade de integrar o grupo, vou agarrá-la e dar o meu melhor para representar as cores do nosso país nestes jogos tão importantes. Fisicamente sinto-me mais forte e pronta para enfrentar as competições que se avizinham. Já em termos mentais, estou numa fase de evolução, pois venho de uma lesão com um longo tempo de paragem, pelo que me falta aumentar os meus níveis de confiança. Acredito que este estágio me vai ajudar a aumentar o meu nível de confiança na competição.”

Rita Campos terá a responsabilidade de colmatar a ausência da pivô e capitã, Bebiana Sabino. Um desafio que a jovem internacional está preparada para enfrentar: “Já é muita responsabilidade estar aqui e claro, sem a capitã e companheira de posição, sinto que tenho de estar ainda mais focada e a 100% para podermos atingir os nossos objetivos.”

Quanto a Neide Duarte, que recentemente completou 24 anos, uma série de infortúnios tirou-a dos jogos recentes com Países Baixos e Chéquia e, antes, dos Play-Offs do Campeonato do Mundo, pelo que já lá vão mais de dois anos desde a última vez que a ponta-direita aveirense disputou uma qualificação para uma grande competição. O regresso, confessa, “não podia ser melhor”: “Depois de todas as lesões que tive nas convocatórias anteriores, voltar ao seio da Seleção Nacional é uma sensação ótima. Trabalho todos os dias no meu clube para conquistar títulos e também para poder estar aqui. A responsabilidade para mim é sempre a mesma: ganhar. Sei que nem sempre é possível, mas na minha cabeça só existe essa palavra! Quem quer levar o desporto a sério, neste caso o andebol, só pode pensar em dar sempre o máximo, é essa a responsabilidade que sinto quando visto a camisola de Portugal.”

Patrícia Lima, central de 29 anos que se prepara para ultrapassar a marca das 50 internacionalizações, não tem dúvidas de que para Rita Campos e Neide Duarte vai ser como se nunca tivessem estado ausentes: “A Seleção Nacional atual caracteriza-se pelo facto de termos um grupo amplo, em que muitas jogadoras podem ser chamadas a dar o seu contributo. Claro que é com enorme satisfação que vejo atletas que estiveram afastadas por lesão voltarem ao grupo, estou muito feliz por elas e tenho a certeza que a reintegração será fácil e rápida.”

O primeiro jogo entre Portugal e Finlândia está agendado para o dia 29 de fevereiro, às 16h30 – hora portuguesa e o segundo, para o dia 3 de março, às 19h30, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.

Bilhetes já disponíveis!

A entrada é gratuita. No entanto, é obrigatório levantar os bilhetes (máximo 4 por pessoa) na receção do CDC Matosinhos, nos seguintes horários:

Não é permitida a entrada a menores de 3 anos, de acordo com a legislação em vigor.

Acreditações

Os pedidos de acreditação para o quarto encontro da Seleção Nacional A Feminina no Grupo 3 do EHF Euro 2024 Qualifiers, contra a congénere da Finlândia, marcado para o dia 3 de março, deverão ser feitos AQUI.

EHF Euro 2024 Qualifiers
Calendário – Grupo 3:
12.10.2023 – 18h30 – Países Baixos x Portugal, 38-27 (20-14)
15.10.2023 – 15h00 – Portugal x Chéquia, 26-30 (13-14)
29.02.2024 – 16h30 – Finlândia x Portugal, RTP Play
03.03.2024 – 19h30 – Portugal x Finlândia, Canal 11

O Women’s EHF Euro 2024 terá lugar em quatro cidades de três países (Áustria, Hungria e Suíça), entre 28 de novembro e 15 de dezembro deste ano e estão já qualificadas as seleções dos países organizadores, bem como a campeã europeia em título, Noruega.

GRUPO 3JVEDGOLOSDIFPTS
1. Países Baixos220069 : 40294
2. Chéquia220061 : 47144
3. Portugal200253 : 68-150
4. Finlândia200234 : 62-280

Patrocinadores Institucionais