Seleção Nacional sub-16: Torneio Internacional de Lagos arranca esta sexta-feira

PUB

Espanha e Suíça serão os adversários das Lusas, durante o fim-de-semana e todos os jogos do evento contam com transmissão em direto e exclusivo na andeboltv.

A Seleção Nacional sub-16 Feminina está reunida em Lagos, Algarve, desde a passada segunda-feira, dia 26 de fevereiro, para preparar a participação no Torneio Internacional de Lagos, onde Portugal terá como adversárias as seleções de Espanha e Suíça.

As 18 atletas convocadas por Sílvia Fernandes enfrentarão a congénere espanhola na abertura do evento, esta sexta-feira, pelas 19h30 e no sábado – dia 2 de março – aa adversária será a formação helvética, pelas 20h00. Espanha e Suíça protagonizam o jogo de encerramento do Torneio Internacional de Lagos pelas 12h00, no domingo. Todos os encontros terão transmissão na andeboltv.

Sílvia Fernandes afirma que o estágio em Lagos está a correr de feição para o grupo, que conta com várias alterações em relação à convocatória anterior, e considera observar melhorias em cada treino:

“Esta foi a primeira vez que juntei este grupo, ou seja, muitas miúdas novas vieram a estágio, que apesar de andarem nos nossos grupos de trabalho, conseguimos juntar aqui nesta geração de sub-16 e tem sido muito agradável trabalhar com este grupo. A equipa está focada, tem trabalhado bem, tem correspondido às expectativas daquilo que nós temos solicitado e tem havido uma clara evolução de treino para treino.”

Sobre os adversários, Espanha e Suíça, a Selecionadora Nacional confessa não ter um conhecimento aprofundado sobre a formação helvética mas considera que o principal objetivo no Torneio Internacional de Lagos não passa por vencer:

“Em relação ao jogo com a Espanha, nós já tivemos aqueles dois jogos com a formação vizinha quando tivemos o estágio em Foz Côa e Béjar e vimos que é um adversário muito difícil – são miúdas fortes fisicamente, que têm um bom grupo e, portanto, sabemos que Espanha vai ser um adversário complicado. No entanto, o objetivo não passa por ganhar, porque é importante darmos tempo de jogo a todas as atletas e permitirmos que as atletas que estão aqui neste grupo consigam todas dar o seu contributo e também observá-las neste contexto competitivo, porque uma coisa é treino, outra coisa é quando estamos face o contexto de jogo. Mas eu penso que seremos capazes de dar uma boa réplica, temos as nossas armas. Em termos de panorama internacional, a Suíça não nos parece uma seleção tão forte como a Espanha, no entanto, tem tido uma evolução considerável e, portanto, estamos na expectativa. Mas procuramos que este Torneio seja sobretudo para vermos se as nossas atletas conseguem começar a cumprir aquilo que lhes tem sido pedido ao longo do estágio, nomeadamente nos seus comportamentos individuais e grupais. Isso é que nos parece que seja de maior relevo e as ilações mais importantes a tirar do Torneio.”

Torneio Internacional de Lagos
Calendário:
01.03.2024 – 19h30 – Portugal x Espanha, andeboltv
02.03.2024 – 20h00 – Portugal x Suíça, andeboltv
03.03.2024 – 12h00 – Espanha x Suíça, andeboltv

Patrocinadores Institucionais