Seleção Nacional sub-18: IV Next Generation Handball Cup é a primeira paragem de 2024

PUB

Torneio organizado pelo AC “Os Lusitanos” é destinado ao escalão sub-20 e vai decorrer em Santa Cruz do Bispo, de 11 a 13 de fevereiro; Convocatória foi divulgada esta terça-feira e conta com um misto de atletas dos escalões sub-16 e sub-18.

Entre os próximos dias 11 e 13 de fevereiro, o Pavilhão Municipal de Santa Cruz do Bispo vai receber a 4.ª edição do torneio Next Generation Handball Cup, organizado pelo AC “Os Lusitanos” que, este ano e pela primeira vez, vai contar com a presença de uma Seleção Nacional jovem, no caso a referente ao escalão sub-18. A equipa lusa orientada por Nuno Santos prepara-se para cumprir o segundo estágio de 2024, depois de ter competido, na primeira semana de janeiro, no Torneio Internacional Terras do Demo, em Moimenta da Beira, mas desta vez o contexto será ligeiramente diferente: a convocatória, composta por 16 jovens internacionais e divulgada esta quarta-feira, mostra um misto entre atletas dos escalões sub-16 e sub-18 (seis nascidos em 2008, outros tantos em 2007 e quatro em 2006). O propósito é aumentar o leque de nomes observados em contexto competitivo, em ano de Europeu.

AA Águas Santas, ABC UMinho, FC Gaia, FC Porto, SL Benfica, Sporting CP e COM Argenteuil HB (França) são as restantes equipas em prova. No total serão realizados 18 jogos em três dias de competição. Cada equipa poderá ainda inscrever, no máximo, três atletas do escalão sub-23.

Convocatória da Seleção Nacional sub-18 Masculina para o IV Next Generation Handball Cup (11 a 13/02/2024)

João Varejão, Selecionador Nacional sub-16 e treinador-adjunto da Seleção Nacional sub-18, explica os contornos da participação lusa neste torneio e a importância deste tipo de exigência competitiva:

“A participação em torneios de nível de exigência elevada têm sido uma constante na preparação das várias Seleções Nacionais jovens de Portugal. Neste caso em concreto, é a primeira vez que participamos no torneio Next Generation Handball Cup 2024. Optámos por convocar um misto de atletas dos escalões sub-16 e sub-18, sendo que vamos competir no escalão sub-20. Durante os três dias vamos realizar apenas jogos, pelo que a observação dos atletas em situação de competição será o aspeto mais relevante a destacar. A qualidade das equipas presentes é também um fator motivador, pelo que perspetivamos um nível competitivo muito interessante. Vamos conseguir alargar o número de atletas observados, o que nos permitirá, no futuro, ter uma ideia mais clara sobre o que cada um pode acrescentar ao grupo de trabalho.”

Consulte aqui o Quadro Competitivo
Consulte aqui o Regulamento do torneio

Patrocinadores Institucionais