Seleção Nacional sub-20: Comandados de Carlos Martingo regressam ao trabalho em Estarreja

PUB

Após a participação no Torneio 4 Nações em Espanha, onde Portugal terminou na segunda posição, é agora tempo de nova preparação em solo nacional com jogos frente a Noruega e Suécia.

Serão cinco os dias de trabalho na região do Baixo Vouga Lagunar, onde a formação sub-20 irá estar concentrada em mais um momento de preparação para o M20 EHF Euro 2024, com 17 atletas ao serviço de Carlos Martingo.

É agora conhecida a convocatória para o próximo estágio da Seleção Nacional sub-20 Masculina, que começará a 11 de março, em Estarreja. Durante três dias, a comitiva irá preparar o primeiro embate do Torneio Internacional de Estarreja – frente à Noruega – e, após um dia de descanso, volta à carga frente à Suécia, neste triangular, que terá lugar no Pavilhão Municipal de Estarreja.

Convocatória da Seleção Nacional sub-20 Masculina para Estágio em Estarreja e Torneio Internacional (11 a 16/03/2024)

A geração lusa, que em agosto passado garantiu o 6.º lugar no IHF Men’s Youth (U19) World Championship, na Croácia, recorde-se, defrontou por duas vezes a congénere da Alemanha, em Serpa, no início do mês de novembro, contabilizando uma vitória e uma derrota e, posteriormente, disputou o Torneio 4 Nações, em Espanha, onde ficou na segunda posição, apenas atrás da anfitriã, em janeiro. O grande objetivo da presente temporada, já assumido pelo líder da Seleção Nacional sub-20, é o Campeonato da Europa da geração, que vai acontecer no próximo verão.

Carlos Martingo, treinador da Seleção Nacional de sub-20, afirma ter algumas alterações na convocatória mas acredita que o grupo se irá manter coeso: “Infelizmente, temos uma convocatória bastante condicionada porque temos muitos jogadores lesionados, de qualquer forma, vamos reunir um grupo extremamente interessante de atletas. Iremos aproveitar para continuar o trabalho que temos vindo a desenvolver nos dois últimos estágios. Vamos continuar a trabalhar dois sistemas defensivos (6:0 e 5:1) mas provavelmente, neste estágio, iremos insistir mais no sistema 5:1 devido à ausência de jogadores importantes no nosso sistema defensivo 6:0. Iremos realizar mais dois jogos de excelente nível e aproveitar para ver alguns atletas em competição.”

Sorteio M20 EHF Euro 2024

Decorreu hoje, em Viena, o sorteio do Campeonato da Europa de 2024 deste escalão, onde 24 equipas de quatro potes (com Portugal no segundo pote) serão semeadas em seis grupos de quatro equipas. Ao Main Round passam apenas os seis melhores classificados, o primeiro de cada grupo, bem como os dois melhores segundos lugares e, posteriormente, seguem-se as Meias Finais e Final. Para o caso das equipas não seguirem para a Ronda Principal, disputam o Intermediate Round, seguido de Elimination Round e Cross Matches.

Portugal – sexto lugar no IHF Men’s World Championship U19 – irá enfrentar Alemanha, Sérvia e Grécia, no Campeonato da Europa de sub-20 terá lugar em Celje, na Eslovénia, entre 10 e 21 de julho.

Carlos Martingo, técnico que comanda dos destinos desta formação, mostrou-se insatisfeito com o novo modelo competitivo apresentado pela Federação Europeia de Andebol: “Independentemente deste novo formato do Torneio – que acho que é demasiado injusto – o nosso primeiro objetivo é entrar no Main Round, claramente, sabendo que para isso teremos que ter três vitórias para o ter assegurado. Acreditamos que se estivermos na nossa máxima força iremos conseguir concretizar este objetivo. De qualquer forma, sabemos que é um Campeonato extremamente difícil e competitivo em que há um grupo muito alargado de equipas com a mesma ambição que nós, portanto, iremos trabalhar para estar ao nosso melhor nível, porque só assim poderemos ambicionar entrar nas oito melhores equipas da Europa (Main Round).”

M20 EHF Euro 2024
Grupo B
Alemanha
Portugal
Sérvia
Grécia

Torneio Internacional de Estarreja
Calendário (hora portuguesa):
14.03.2024 – 20h00 – Portugal x Noruega, andeboltv
15.03.2024 – 19h30 – Noruega x Suécia, andeboltv
16.03.2024 – 18h00 – Portugal x Suécia, andeboltv

Patrocinadores Institucionais