Campeonato 1ª Divisão Feminina: Bracarenses só sabem vencer na Fase Final

PUB

ABC UMinho soma terceiro triunfo no Grupo A e segue no top-3 com mais três pontos – e mais um jogo – que ADA São Pedro do Sul; SL Benfica vence em Vila Nova de Gaia.

Esta tarde o Pavilhão Flávio Sá Leite recebeu o Jogo da Semana que opôs ABC UMinho a CJ Almeida Garrett. Com um registo duplamente positivo na Fase Regular para a formação de Braga (35-28 e 32-33), o triplete foi conseguido por 30-25. A formação orientada por Fernando Fernandes soma agora 27 pontos e ocupa a terceira posição, ao passo que as comandadas de Luís Santos são quintas, com 22.

Em Vila Nova de Gaia, em casa emprestada, o Colégio de Gaia Toyota recebeu o SL Benfica e averbou uma derrota por 26-35. As gaienses permanecem na sexta posição (22 pontos) ao passo que o SL Benfica é líder com 34 pontos e mais um jogo que Madeira SAD (2.º, 31).

ABC UMinho – CJ Almeida Garrett

As primeiras protagonistas do encontro foram as guardiãs, primeiro Mariana Silva pelo CJ Almeida Garrett e Rita Guimarães pelo ABC UMinho. O primeiro golo surgiu pela mão de Rafaela Vieira (0-1) já para lá do quarto minuto de jogo. A formação da casa respondeu em dobro (2-1) e perto dos nove minutos Inês Laranjeira registou a primeira diferença de dois golos (4-2). No entanto bastaram dois minutos para Luana Jesus bisar e Júlia Figueira rematar para a cambalhota no marcador (4-5). O bom momento defensivo das Gaienses e o aproveitamento das transições continuaram a ser a receita para o sucesso, que se traduziu numa diferença de três golos (5-8) – assinada por Leonor Gonçalves, o sexto golo das pontas do CJ Almeida Garrett em oito de toda a equipa – obrigando Fernandes Fernandes a pedir o primeiro time-out do encontro, sensivelmente a meio da primeira parte.

Naíde Gonçalves assinou da marca de castigo máximo na sequência da paragem técnica, mas as comandadas de Luís Santos ainda dilataram a vantagem (6-10) até o ímpeto bracarense surgir, apoiado numa maior eficácia defensiva e numa ‘mão quente’ de Maria Ferreira, o ABC UMinho concretizou um parcial de 5-0 (11-10) que nem um time-out conseguiu quebrar. Ângela Pessoa devolveu a igualdade ao marcador em cima da buzina para o descanso.

Intervalo: 11-11

Bárbara Mendes entrou a marcar e devolveu a liderança ao CJ Almeida Garrett, mas Naíde Gonçalves respondeu em dobro – com a ajuda de Rita Guimarães entre os postes pelo meio – e a vantagem voltou a pertencer às minhotas ainda no arranque da segunda parte (13-12). O jogo adotou uma toada de equilíbrio, mas um período de vantagem numérica foi ‘crucial’ para que o ABC UMinho alcançasse pela primeira vez dois golos de vantagem (16-14), novamente pela mão da jovem internacional portuguesa, Naíde Gonçalves – melhor marcadora da Fase Regular do Campeonato 1ª Divisão Feminina com 171 golos. Perto do minuto 42′ foi a lateral direita das ‘amarelas’ – Inês Laranjeira – a marcar e registar nova maior diferença a favor das da casa (22-19) levando Luís Santos a colocar o cartão verde na mesa.

Após a paragem técnica Ângela Pessoa assistiu Sofia Ferreira (22-20) mas novo bis de Inês Laranjeira deu quatro golos de vantagem ao ABC UMinho. Apesar das tentativas da formação de Vila Nova de Gaia, as bracarenses iam sempre conseguindo encontrar os caminhos para a baliza e acabaram por ampliar a diferença para cinco (26-21), a dez minutos do final. A correr contra o tempo, as forasteiras não conseguiram evitar a derrota que ficou carimbada com o golo número 30, da autoria de Maria Pico.

Resultado Final: 30-25

A Ronda 3 do Grupo A termina apenas a 18 de abril com a visita da ADA São Pedro do Sul ao Funchal para defrontar o Madeira SAD.

O Grupo B apenas volta a entrar em ação no dia 20 do próximo mês, para a 2.ª jornada. Até lá, ADA São Pedro do Sul, CJ Almeida Garrett, Madeira SAD e SL Benfica voltam a entrar em campo, mas a contar para a Final Four da Taça FAP, que foi a sorteio na passada quinta-feira, e que terá lugar em São Pedro do Sul entre 13 e 14 de abril.

Calendário – Campeonato 1ª Divisão Feminina
Fase Final – Grupo A – 3ª Jornada
30.03.2024 – 18h30 – ABC UMinho x CJ Almeida Garrettt, 30-25 (11-11)
30.03.2024 – 19h00 – Colégio de Gaia Toyota x SL Benfica26-35 (15-19)
18.04.2024 – 19h00 – Madeira SAD x ADA São Pedro do Sul, andeboltv

Patrocinadores Institucionais