Campeonato 1ª Divisão Feminina: Duelo de gigantes a fechar domingo

PUB

SL Benfica e Madeira SAD têm encontro marcado para o próximo fim-de-semana, às 16h00 de dia 24, com transmissão em direto na BTV e em diferido na andeboltv, pelas 17h30.

A estreia na Fase Final decorreu no passado fim-de-semana, com vitórias de ABC UMinho e Madeira SAD, frente a Colégio Gaia Toyota e CJ Almeida Garret, respetivamente. O SL Benfica junta-se agora à competição e logo com um embate frente ao líder, Madeira SAD. As Águias foram foraçadas a reagendar o duelo da primeira jornada – vs ADA São Pedro do Sul – devido à participação na EHF European Cup, onde já garantiram um lugar nas Meias Finais, depois de deixarem pelo caminho o Armada Praxis Yalikavaspor, da Turquia.

As Madeirenses chegam a este encontro com cinco pontos de vantagem e um jogo a mais, pelo que as comandadas de João Florêncio terão que batalhar para reduzir a diferença na tabela, tirando proveito do fator casa e, ainda, da motivação conquistada pela jornada europeia. Ana Ursu, guarda-redes da formação encarnada, acredita que a sua equipa está melhor preparada para este embate nesta fase: “Acho que vamos ter uma equipa mais unida e com mais vontade de ganhar. O jogo cá foi muito difícil mas foi bonito de se ver, sempre equilibrado, mas o Madeira SAD acabou por ganhar e foi para a Fase Final com uma vantagem superior a nós. Mas nós trabalhámos muito, não só a nível físico e tático mas, desde então, temos evoluído bastante e o facto de estarmos na EHF European Cup também nos fez crescer. Sinto que estamos mesmo preparadas para este jogo e acredito que vamos dar o nosso melhor e tudo o que tivermos para conquistarmos esta vitória.”

Já António Florido, treinador que comanda o destino das Insulares, acredita que: “O jogo deste domingo será certamente difícil. As duas equipas conhecem-se bem e chegam de resultados positivos portanto estão confiantes. Neste momento da época todos os jogos são finais e no final de cada um, mais que a exibição, contarão os pontos obtidos. Sabemos das dificuldades e de que será um jogo de equilíbrio constante, resolvido em pormenores, nós [equipa técnica e atletas], estamos confiantes no trabalho que temos vindo a desenvolver e acreditamos num resultado positivo. Sabemos que até ao final da época todos os jogos serão finais que queremos vencer e este será mais um, para ficarmos mais próximos do objetivo principal.”

No sábado, começa a segunda jornada para quatro equipas, com destaque para o embate gaiense que opõe CJ Almeida Garrett e Colégio de Gaia Toyota, que se antevê bastante disputado já que as duas equipas estão separadas por apenas dois pontos. Além disso, ambos os emblemas procuram regressar aos triunfos, dado que a formação de Paula Marisa Castro não vence desde 13 de janeiro e a equipa de Luís Santos desde dia 27 do mesmo mês. No outro encontro do Grupo A, entre a ADA São Pedro do Sul e ABC UMinho, a equipa da casa quebrou, recentemente, um ciclo de seis vitórias consecutivas – ao perder na receção ao SL Benfica – e o ABC UMinho, após quatro derrotas consecutivas, soma dois triunfos e quer seguir na senda vitoriosa.

Já o Grupo B, inicia a disputa da Fase Final este fim-de-semana, com o tradicional embate entre Juve Lis e SIR 1º de Maio CJB e ainda o encontro entre ARC Alpendorada Heavy OJP e CDE Gil Eanes. As algarvias lideram o grupo inferior da tabela, com 17 pontos, logo acima das marinhenses com 14; já nos lugares de despromoção estão Juve Lis com 13 e ARC Alpendorada HEAVY OJP com 10 pontos. Os dois jogos referentes a este grupo terão lugar no sábado e o SIR 1º de Maio CJB parte com favoritismo, já que venceu os dois embates frente às leirienses esta época. No fecho da Jornada também as comandadas de Sofia Osório partem ‘na frente’ com a vantagem de duas vitórias no confronto direto.

Calendário – Campeonato 1ª Divisão Feminina
Fase Final – Grupo A – 2ª Jornada
23.03.2024 – 15h30 – ADA São Pedro do Sul x ABC UMinho, andeboltv
23.03.2024 – 19h30 – CJ Almeida Garrett x Colégio de Gaia Toyota, andeboltv
24.03.2024 – 16h00 – SL Benfica x Madeira SAD, BTV / andeboltv (em diferido às 17h30)
Fase Final – Grupo B – 1ª Jornada
23.03.2024 – 17h15 – Juve Lis x SIR 1º de Maio CJB, andeboltv
23.03.2024 – 18h00 – ARC Alpendorada Heavy OJP x CDE Gil Eanes, andeboltv

Patrocinadores Institucionais