Campeonato Placard Andebol 1: Clássico em Alvalade encerra Fase Regular

PUB

Sporting CP recebe FC Porto na 22.ª e última jornada da Fase Regular da prova; SL Benfica desloca-se ao Funchal; ABC UMinho em Setúbal; Águas Santas Milaneza recebe FC Gaia Empril e Vitória SC vai ao terreno do Póvoa AC Bodegão Grupo CCR.

Tudo a postos para a derradeira jornada da Fase Regular do Campeonato Placard Andebol 1 que vai decorrer em pleno às 18h00 deste sábado. Com praticamente tudo decidido no que à composição dos grupos da Fase Final diz respeito, as 12 equipas vão entrar em campo em busca do máximo de pontos possíveis que serão preciosos mais à frente.

O prato forte desta Ronda 22 é, indubitavelmente, o Clássico entre Sporting CP (1.º) e FC Porto (3.º), em que ambos estão já apurados para o Grupo A da Fase Final, tal como o SL Benfica (2.º), que tem encontro marcado com o Marítimo da Madeira Andebol SAD (6.º); e o ABC UMinho (4.º), que vai deslocar-se até Setúbal para defrontar o último classificado, Vitória FC (12.º). Os insulares vão disputar o Grupo B e os sadinos o Grupo C. CF Os Belenenses (7.º) e Águas Santas Milaneza (5.º), vão medir forças com Artística de Avanca Bioria (11.º) e FC Gaia Empril (10.º), todas elas já com destino traçado para a Fase Final.

Os dois únicos emblemas com futuro incerto são Póvoa AC Bodegão Grupo CCR (9.º) e Vitória SC (8.º), que prometem um duelo de emoções fortes a Norte do país. O cenário é fácil de compreender: dois pontos separam as duas equipas (34 vs 36) e na primeira volta houve empate a 25 golos, ou seja, quem vencer garante o Grupo B e a respetiva certeza da manutenção, mas se houver nova igualdade são os vitorianos a sair beneficiados.

Sporting CP – FC Porto

Nesta altura, são oito pontos a separar o Sporting CP do segundo classificado, SL Benfica (63 vs 55) e 10 pontos do FC Porto, que tem 53 e menos um jogo. Qualquer que seja o desfecho do Clássico deste sábado, os Leões não irão sair liderança do Campeonato Placard Andebol 1 e a excecional campanha interna até ao momento, a juntar ao percurso histórico na EHF European League (qualificação assegurada para os Quartos de Final), coloca a turma de Ricardo Costa em posição de favorita para fechar as contas da Fase Regular só com vitórias. No caso dos Dragões, a presente época está a ser marcada por altos e baixos e são já três derrotas e dois empates no campeonato, para além da recente eliminação da EHF Champions League.

Frente a frente estarão os dois ataques mais produtivos no capítulo dos golos marcados (769 vs 699) e as duas defesas menos batidas (522 vs 536). Cinco ‘Dragões’ e quatro ‘Leões’ estiveram ao serviço da Seleção Nacional no Torneio Pré-Olímpico e o chip já mudou: de companheiros a adversários para o último grande duelo da Fase Regular. O Clássico contará com transmissão em direto na Sporting TV.

Em antevisão, o capitão dos Leões, Salvador Salvador, sabe que “os pormenores fazem toda a diferença num clássico” mas acredita que o bom momento do Sporting CP se pode refletir num triunfo em casa:

“Temos de continuar a colocar o pé no acelerador, continuar a ganhar. Estamos confiantes e é nisso que estamos focados. Ainda não vencemos o FC Porto em casa e acreditamos que este jogo vai ter uma história diferente. (…) Os pormenores fazem toda a diferença num clássico como este. Temos de manter o nível que temos vindo a ter esta época. Temos tido bons resultados no Campeonato e na Europa e o nosso foco está em melhorar dia após dia para chegar a este jogo ao mais alto nível.”

Do outro lado é Ignacio Plaza quem antevê o Clássico que, considera o pivô, é encarada como uma final para os Dragões:

“Encaramos esta fase da época como uma final. Vamos disputar todas as decisões. Sabemos que tem sido uma época de altos e baixos, mas estamos numa fase em que ainda estamos a lutar por tudo. Vamos tentar ganhar todos os jogos, que enfrentamos como finais, começando já contra o Sporting. É muito importante ir a Lisboa dar uma imagem competitiva e estarmos todos juntos como equipa até ao fim.”

Nota ainda para o único jogo em atraso nesta altura, entre FC Porto e Marítimo da Madeira Andebol SAD, que se vai realizar no próximo dia 3 de abril, pelas 20h00, no Dragão Arena.

Calendário – Campeonato Placard Andebol 1
Fase Regular – 22ª Jornada
23.03.2024 – 18h00 – Águas Santas Milaneza x FC Gaia Empril, andeboltv
23.03.2024 – 18h00 – Vitória FC x ABC UMinho, A Bola TV / andeboltv (diferido às 19h30)
23.03.2024 – 18h00 – Marítimo da Madeira Andebol SAD x SL Benfica, andeboltv
23.03.2024 – 18h00 – CF Os Belenenses x Artística de Avanca Bioria, andeboltv
23.03.2024 – 18h00 – Póvoa AC Bodegão Grupo CCR x Vitória SC, andeboltv
23.03.2024 – 18h00 – Sporting CP x FC Porto, Sporting TV / Porto Canal / andeboltv (diferido às 19h30)

Patrocinadores Institucionais