Campeonato Placard Andebol 1: Indecisão no fundo da tabela a duas jornadas do fim da Fase Regular

PUB

FC Gaia Empril e Póvoa AC Bodegão Grupo CCR ainda acreditam que podem evitar o Grupo C e protagonizam o Jogo da Semana a partir das 18h00 deste sábado – transmissão em direto na andeboltv; Ronda 21 arranca já esta quinta-feira, na Luz.

A 21.ª e penúltima jornada da Fase Regular vai começar de forma antecipada esta quinta-feira, com a receção do SL Benfica (3.º) ao Vitória FC (12.º) e, no dia seguinte, será a vez do líder, Sporting CP, se deslocar ao Norte do país para medir forças com a Artística de Avanca Bioria (11.º).

Para o dia 9 de março, sábado, estão agendados três duelos, entre os quais o Jogo da Semana, que vai opor FC Gaia Empril e Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, atuais 9.º e 10.º colocados, respetivamente, que ainda ambicionam evitar entrar nas contas da manutenção, entenda-se, garantir o Grupo B, mas apenas um deles o poderá conseguir. A partir das 15h00 arranca o ‘sempre escaldante’ clássico entre ABC UMinho (4.º) e Águas Santas Milaneza (6.º), que terá transmissão em direto n’A Bola TV; e há ainda para ver o Vitória SC x CF Os Belenenses, que começa às 18h00 e terá influência no duelo de Vila Nova de Gaia.

O duelo entre FC Porto (2.º) e Marítimo Madeira Andebol SAD (5.º), referente à 21.ª jornada, ainda não tem data definida.

FC Gaia Empril – Póvoa AC Bodegão Grupo CCR

A definição de ‘acreditar até ao fim’ nunca fez tanto sentido para Gaienses e Poveiros. Quando faltam apenas duas jornadas para o fim da Fase Regular, e numa altura em que ambos os emblemas se encontram em posição de lutar pela manutenção (Grupo C), os caminhos de ambos vão cruzar-se nesta Ronda 21, em que só a vitória interessa, em igual medida para os dois, para que possam evitar esse desfecho. Para FC Gaia Empril e Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, este pode ser considerado um jogo decisivo e só um conseguirá manter-se na luta pelo Grupo B.

Nesta altura, há vários cenários em cima da mesa que incidem diretamente nas aspirações de Vitória SC, CF Os Belenenses, FC Gaia Empril e Póvoa AC Bodegão Grupo CCR. Os dois primeiros ainda podem ser ‘relegados’ para o Grupo C e os dois últimos ainda podem chegar ao Grupo B. Uma coisa é certa, se o Vitória SC vencer o rival de Belém este sábado, garante o Grupo B, um resultado que interessa aos perseguidores.

Em comum, têm ainda o facto de terem obtido vitórias importantes no fim de semana passado: os Gaienses contra o CF Os Belenenses e os Poveiros no terreno do Águas Santas Milaneza.

Em antevisão a este duelo, o treinador do FC Gaia Empril, Hugo Valente, acredita que a conquista da vitória é possível: “O jogo do próximo sábado contra o Póvoa AC, será certamente um jogo difícil. O Póvoa AC já tinha um excelente plantel e em janeiro reforçou-se bastante, mas jogamos em casa perante os nossos adeptos, que certamente vão comparecer de forma expressiva no pavilhão e ajudar-nos a conquistar os três pontos para seguimos a nossa caminhada.”

Do outro lado, Tiago Cunha garante que o triunfo passado é reflexo do com trabalho que a equipa está a desenvolver e garante que derrotar o emblema de Vila Nova de Gaia este sábado é o grande objetivo: “Neste momento da época todos os jogos são finais e qualquer ponto é preciso para para a próxima fase. Jogamos em Gaia, num pavilhão tradicionalmente difícil, onde o público puxa muito pela sua equipa, o FC Gaia vem também de um excelente resultado, foi vencer em casa do do CF Os Belenenses. É um plantel com um misto entre jogadores experientes e jovens com grande potencial, que se começam a afirmar no andebol português. Sabemos das dificuldades, será um jogo extremamente difícil e acreditamos que equilibrado do princípio ao fim. Contudo, queremos muito vencer, sentimos que temos vindo a trabalhar bem. O jogo contra o Águas Santas Milaneza é reflexo disso. Explorar ali algumas debilidades no sistema defensivo 6:0 do FC Gaia, conseguir anular a sua transição ofensiva e, depois, defensivamente, temos de ser solidários, ter muita comunicação para conseguirmos anular os jogadores fortes no 1×1, com muita capacidade de decisão e de continuidade. Temos de ter paciência no nosso sistema defensivo, porque o FC Gaia também não é uma equipa que desperdice muitas bolas e, à semelhança do que temos vindo a fazer nos últimos jogos, acelerar a nossa transição ofensiva tem-nos dado alguns golos importantes e queremos que assim o seja, para que no final possamos conquistar os três pontos, que é claramente o nosso principal objetivo.”

Calendário – Campeonato Placard Andebol 1
Fase Regular – 21ª Jornada
07.03.2024 – 18h00 – SL Benfica x Vitória FC, BTV / andeboltv (diferido às 19h30)
08.03.2024 – 21h00 – Artística de Avanca Bioria x Sporting CP, andeboltv
09.03.2024 – 15h00 – ABC UMinho x Águas Santas Milaneza, A Bola TV / andeboltv (diferido às 16h30)
09.03.2024 – 18h00 – FC Gaia Empril x Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, andeboltv
09.03.2024 – 18h00 – Vitória SC x CF Os Belenenses, andeboltv
a definir – FC Porto x Marítimo Madeira Andebol SAD

Patrocinadores Institucionais